
É que existe uma má interpretação generalizada sobre os efeitos na transmissão por um jeep com blocante.
Embora o auto-blocante seja uma necessidade na aplicação off road, como todo equipamento quando não usado de acordo com as limitações que impõe à máquina, alguma coisa vai para o espaço e isso nã está escrito no manual.
Um jeep com auto blocante tem mais chances de moer um semi-eixo ou até quebrar um diferencial, quando comparado com um equipado com o diferencial normal.
E isso é por um simples motivo: sobrecarga da tensão de torção no eixo.
Num jeep blocado, o blocante distribui a torção em 2 semi-eixos ao mesmo tempo, porém, num fora de estrada, quando as rodas podem sair do chão, tudo bem que o jeep não atole, afinal o blocante está lá para isso,
mas......
e esse é o segredo, toda vez que uma roda sai no ar ou perde aderência, um lado, ou melhor, uma planetária e consequentemente um semi-eixo leva a carga de 2 semi eixos.
Isso não acontece no diferencial normal, pois uma roda patina e a outra para. na reduzida a situação piora com a redução multiplicada pelos 2,46 do jeep.
Então, é normal esperar que num jeep com blocante seja possível quebrar, por exemplo, um semi-eixo, coisa que não acontecia quando o mesmo jeep tinha diferncial normal.
A sua atitude de aliviar o pé, sem que você talvez não soubesse o real motivo, acabou sendo acertada e é isso mesmo que deve ser feito.
Num jeep blocado, todo o cuidado é pouco, não só numa estrada para não perder o controle, mas para também não perder o "controle" e fincar o pé e moer o jeep.
Parabéns pela intuição. Aproveito então para encorajar os outros, que não tem o mesmo bom senso a tirar a sua experiência como lição.
Preservar a máquina para não quebrar o bolso e a cara.