Olá PessoALL

Tem um CJ de um colega que está apresentando um shimmy, principalmente ao frear. Já revisamos tudo que lembrei que poderia provocar o shimmy e nada ... A configuração da suspensão é: feixe de molas c/ 9 lâminas, chapas de raio-x engraxadas entre as lâminas, cunhas por baixo do eixo (levantando a "traseira" do diferencial), buchas de PU, jumelo 1,5", kit FESS, amortecedores da S-10 (por enquanto, já está a caminho um jogo de Ranchos ... ), pneus MTR 33" (5000 Km) em rodas 15x10". O que já revisamos:

- ajuste dos rolamentos do cubo das rodas OK
- terminais de direção OK, sem folgas
- presilhas de fixação dos terminais idem
- buchas dos jumelos OK (não estão 0 Km, mas em bom estado)
- buchas fixas trocadas com uns 6 meses aproximadamente
- rolamentos de munhão e feltro do munhão trocados a 6 meses apenas (foi ajustada a pré-carga dos rolamentos na ocasião)
- caixa de direção do Maveco revisada e sem folga
- todo o sistema da coluna da direção refeito recentemente e sem folgas
- amortecedor de direção 0Km da HDS (não foi colocado p/ solucionar o shimmy, mas de qualquer forma, está lá instalado ...)
- pinças de freio e discos bem fixados. Pastilhas em bom estado.
- mangas de eixo bem fixadas aos munhões.
- porcas dos grampos U devidamente apertadas.

O interessante é que depois que colocou a caixa de direção e o HDS, rodou uns 500 Km entre asfalto e trilhas, sem problema algum. Depois que mandou lavar, começou a aparecer o shimmy. Se bem que antes desta mudança, já tinha aparecido e na ocasião foi resolvido com um aperto geral dos grampos U.

O efeito fica mais acentuado ao se frear o Jeep. Alguém já passou por isso ? Tem alguma idéia ? Está apenas faltando balancear os pneus, mas porquê rodou bem um tempo e depois de lavar começou ? Coincidência ?



Abraços enigmáticos ...