Olá PessoALL
Tem um CJ de um colega que está apresentando um shimmy, principalmente ao frear. Já revisamos tudo que lembrei que poderia provocar o shimmy e nada ...


- ajuste dos rolamentos do cubo das rodas OK
- terminais de direção OK, sem folgas
- presilhas de fixação dos terminais idem
- buchas dos jumelos OK (não estão 0 Km, mas em bom estado)
- buchas fixas trocadas com uns 6 meses aproximadamente
- rolamentos de munhão e feltro do munhão trocados a 6 meses apenas (foi ajustada a pré-carga dos rolamentos na ocasião)
- caixa de direção do Maveco revisada e sem folga
- todo o sistema da coluna da direção refeito recentemente e sem folgas
- amortecedor de direção 0Km da HDS (não foi colocado p/ solucionar o shimmy, mas de qualquer forma, está lá instalado ...)

- pinças de freio e discos bem fixados. Pastilhas em bom estado.
- mangas de eixo bem fixadas aos munhões.
- porcas dos grampos U devidamente apertadas.
O interessante é que depois que colocou a caixa de direção e o HDS, rodou uns 500 Km entre asfalto e trilhas, sem problema algum. Depois que mandou lavar, começou a aparecer o shimmy.

O efeito fica mais acentuado ao se frear o Jeep. Alguém já passou por isso ? Tem alguma idéia ? Está apenas faltando balancear os pneus, mas porquê rodou bem um tempo e depois de lavar começou ? Coincidência ?


Abraços enigmáticos ...
