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Tópico: Óleo nas velas

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  • #1
    Usuário Avatar de ricleite
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    Óleo nas velas




    Meu amigo tem um jipe willys com motor bf161 e notou que a segunda vela começou a molhar de óleo, causando perda de potência. Como ele usa muito pouco o jipe, quais seriam as maneiras menos dispendiosas de sanar o problema evitando a retífica completa? Será que trocando apenas os anéis esse problema acabaria?
    No meu jipe tive o mesmo problema há uns 2 ou 3 anos e o mexãnico logo condenou o motor, acabei gastando uma grana para retificar tudo e só rodei 3 mil Km desde então.
    Obrigado ...

    CJ5 1966. MECÃNICA ORIGINAL
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -frontal.jpg  

  • #2
    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    Meu amigo tem um jipe willys com motor bf161 e notou que a segunda vela começou a molhar de óleo, causando perda de potência. Como ele usa muito pouco o jipe, quais seriam as maneiras menos dispendiosas de sanar o problema evitando a retífica completa? Será que trocando apenas os anéis esse problema acabaria?
    No meu jipe tive o mesmo problema há uns 2 ou 3 anos e o mexãnico logo condenou o motor, acabei gastando uma grana para retificar tudo e só rodei 3 mil Km desde então.
    Obrigado ...

    CJ5 1966. MECÃNICA ORIGINAL
    Ric, tenta colocar um tucho na vela. Assim vc eleva um pouco a menina, ela vai molhar menos. Mas o problema vai continuar lá... Sei não, isso ta com cara de anel


    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    SE o problema for molhação de vela por:

    1- vedação dos aneis, uma meia-sola trocando todos os aneis é admissível porém, é necessário remover o cabeçote, para remover os pistões. Melhor ainda se trocar todas as bronzinas.

    2- vedação das válvulas de admissão, troque os retentores... neste caso, pode ser feito com o motor montado.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #4
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    Ric
    Se teu amigo usa pouco , um tucho de vela resolve. pelo menos para de encharcar.

  • #5
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    SE o problema for molhação de vela por:

    1- vedação dos aneis, uma meia-sola trocando todos os aneis é admissível porém, é necessário remover o cabeçote, para remover os pistões. Melhor ainda se trocar todas as bronzinas.

    2- vedação das válvulas de admissão, troque os retentores... neste caso, pode ser feito com o motor montado.

    Estou com o mesmo problema no meu BF-161. Na verdade, acho que tudo começou quando resolvi trocar o óleo do meu motor e, antes de faze-lo, coloquei um produto para tirar a borra de óleo de dentro do motor. O produto funciona assim: Coloco o produto (400 ml) no motor e ligo ele deixando funcionar em marcha lenta até esquentar (temp. normal de funcionamento), ai espero de 15 a 20 minutos e troco o óleo do motor por óleo novo.

    Até antes disso, o motor funcionava perfeitamente, havia trocado as velas poucas semanas antes e não havia utilizado muito a Rural, ela não queimava nenhuma gota de óleo, as velas que tirei estavam na cor marrom claro, que é a cor normal de uma vela usada (assim eu li em um manual de velas).

    Depois de trocar o óleo, começou a encharcar a vela do 2° cilindro, a coisa tá tão feia que coloquei uma vela nova e depois de 5 minutos de motor ligado a vela já estava totalmente encharcada de óleo, causando falhas no motor (motor engasgando).

    Seguindo as dicas do Dr. Leopoldo, vou trocar os retentores das velas e, se não der resultado, vou levar em uma mecânica especializada para trocas os aneis ou dar o atestado de óbito para o motorzão.

    Minha dúvida é:

    Entrei no site da ruralwillys e lá, no manual do mecânico, não diz nada sobre retentor de válvulas, logo não ensina como trocar e nem a especificação do retentor.

    Então... como faço pra trocar o retentor e qual a especificação do retentor?

    Obrigado.

  • #6
    Esse negócio de ficar colocando esses produtos "de limpeza" em motor velho... eu não sei, não. No meu BF-161 eu procuro não colocar.

    Citação Postado originalmente por Lama Ver Post
    Estou com o mesmo problema no meu BF-161. Na verdade, acho que tudo começou quando resolvi trocar o óleo do meu motor e, antes de faze-lo, coloquei um produto para tirar a borra de óleo de dentro do motor. O produto funciona assim: Coloco o produto (400 ml) no motor e ligo ele deixando funcionar em marcha lenta até esquentar (temp. normal de funcionamento), ai espero de 15 a 20 minutos e troco o óleo do motor por óleo novo.

    Até antes disso, o motor funcionava perfeitamente, havia trocado as velas poucas semanas antes e não havia utilizado muito a Rural, ela não queimava nenhuma gota de óleo, as velas que tirei estavam na cor marrom claro, que é a cor normal de uma vela usada (assim eu li em um manual de velas).

    Depois de trocar o óleo, começou a encharcar a vela do 2° cilindro, a coisa tá tão feia que coloquei uma vela nova e depois de 5 minutos de motor ligado a vela já estava totalmente encharcada de óleo, causando falhas no motor (motor engasgando).

    Seguindo as dicas do Dr. Leopoldo, vou trocar os retentores das velas e, se não der resultado, vou levar em uma mecânica especializada para trocas os aneis ou dar o atestado de óbito para o motorzão.

    Minha dúvida é:

    Entrei no site da ruralwillys e lá, no manual do mecânico, não diz nada sobre retentor de válvulas, logo não ensina como trocar e nem a especificação do retentor.

    Então... como faço pra trocar o retentor e qual a especificação do retentor?

    Obrigado.

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Os retentores costumam vir junto no kit de juntas do motor.

    O metodo de troca está na seção de downloads, manual de manutenção do jeep, parte referente ao motor maverick 3.0
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Lama Ver Post
    Então... como faço pra trocar o retentor e qual a especificação do retentor?
    Tchê .. os retentores não são da vela não!! São das válvulas!!
    O que o pessoal tah utilizando nas velas aí é o, conhecido pelas redondezas daqui, pula macaco!! Ele afasta a vela para que não fique molhando tanto com o óleo!
    4X4 Brasil

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4 Ver Post
    Tchê .. os retentores não são da vela não!! São das válvulas!!
    O que o pessoal tah utilizando nas velas aí é o, conhecido pelas redondezas daqui, pula macaco!! Ele afasta a vela para que não fique molhando tanto com o óleo!
    Os retentores de válvula são o'rings, (aneis de borracha) que vão encaixado na haste da válvula. Sinceramente não sei como aquela porcariazinha funciona mas se montar sem eles faz diferença(pra pior), já fiz esse teste em motor de opala e fusca que os retentores são semelhantes ao do BF e a falta deles fazia aumentar o consumo de óleo e também melar as velas.

    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    2- vedação das válvulas de admissão, troque os retentores... neste caso, pode ser feito com o motor montado.
    Como se faz pra trocar os retentores das válvulas?

    O meu só da uma fumada quando pisa fundo com o motor FRIO! Já me disseram pra trocar o retentor, so nao sei como!
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    2 métodos:

    com auxílio de ar comprimido ou
    com a corda de nylon.

    Tire a tampa das válvulas de admissão.
    Solte os balancins.
    Tire todas as velas.
    Começe pelo 1º pistão.
    Coloque ele no PMS.
    Agora, as opções: enfia uma corda de nylon lá pelo buraco da vela até encher o espaço da camara OU com uma vela quebrada na porcelana e adaptado um niple (solda um no corpo da vela), conecte a um compressor a 80 psi.
    ISSO é para evitar que a valvula caia dentro da camisa.
    Com uma ferramenta que vc pode fazer com um ferro chato, pressione a mola da valvula pelo prato apoiando no eixo dos balancins, até poder puxar as travas com os dedos.
    Solta a ferramenta e a mola sai.
    assim vc tem acesso ao retentor.
    Remove, coloca um novo,
    Coloca a mola e o prato,
    Com o ferro chato, pressiona a mola e instala as travas.
    Puxa a corda ou desconecte o ar comprimido.

    Repete tudo para os outros 5 ou 3 cilindros.

    Coloca os balancins na posição e regula a folga e pode rodar
    4X4 Brasil
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    2 métodos:

    com auxílio de ar comprimido ou
    com a corda de nylon.

    Tire a tampa das válvulas de admissão.
    Solte os balancins.
    Tire todas as velas.
    Começe pelo 1º pistão.
    Coloque ele no PMS.
    Agora, as opções: enfia uma corda de nylon lá pelo buraco da vela até encher o espaço da camara OU com uma vela quebrada na porcelana e adaptado um niple (solda um no corpo da vela), conecte a um compressor a 80 psi.
    ISSO é para evitar que a valvula caia dentro da camisa.
    Com uma ferramenta que vc pode fazer com um ferro chato, pressione a mola da valvula pelo prato apoiando no eixo dos balancins, até poder puxar as travas com os dedos.
    Solta a ferramenta e a mola sai.
    assim vc tem acesso ao retentor.
    Remove, coloca um novo,
    Coloca a mola e o prato,
    Com o ferro chato, pressiona a mola e instala as travas.
    Puxa a corda ou desconecte o ar comprimido.

    Repete tudo para os outros 5 ou 3 cilindros.

    Coloca os balancins na posição e regula a folga e pode rodar
    Obrigado pela ajuda Leopoldo!

    Quando der vou fazer isso.

    Sobre a regulagem de valvulas eu estou com duvidas....
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=14952&page=3

    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
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