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  • #1
    Usuário Avatar de Walnei Boteon
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    Ignição eletrônica no OHC 2300 - Dúvidas na escolha




    Pessoal,

    Depois de alguns problemas com platinado (arghh!!!) resolvi colocar ignição eletrônica no jeep (CJ-5, motor OHC). Como o kit é um pouco caro, vou comprar um distribuidor e módulo do VW AP e fazer a adaptação. Já pesquisei bastante sobre o assunto e restou uma dúvida que mesmo o vendedor não conseguiu responder.

    Existe o distribuidor que tem internamente uma bobina chamada de bobina de relutância magnética, que tem 2 fios, e um mais moderno, sem a bobina, que tem 3 fios. Pelo preço, prefiro o de 2 fios.

    Para ter um maior rendimento, gostaria de colocar, em conjunto, a bobina do Santana MI, que, como já disseram aqui, é mais potente que as demais. Só que a bobina do Santana MI é usada com o distribuidor mais moderno, de 3 fios, como mostra a foto em anexo.

    Será que se eu usar a bobina do Santana MI com o distribuidor de 2 fios o sistema vai funcionar com um bom rendimento?

    Observando a foto, e seguindo o cabo do distribuidor, deduzi qua a bobina é aquela coisinha pequena que está fixada no suporte da bateria. É isso mesmo?

    []'s cheio de dúvidas...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00359_716.jpg   -dsc00356_163.jpg  

  • #2
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    Re: Ignição eletrônica no OHC 2300 - Dúvidas na escolha

    fala Walnei,

    Joinha? Nesse final de semana vi um OHC com ignição de AP...tudo do AP...do Geração 3.

    []s

    Peleje

  • #3
    Usuário Avatar de Walnei Boteon
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    Fala Pelege, beleza?

    Realmente acho que o sistema deve ser todo de um mesmo tipo de motor. Sistemas "Frankenstein" só adoto se já tiver sido bem testado, por isso quis saber das experiências dos colegas.

    Achei em uma loja de peças recondicionadas um distribuidor original do maveco por R$ 110,00 (não precisei gastar com torneiro ). Comprei também um módulo recondicionado e uma bobina para ignição eletrônica (tipo KW) nova da Bosch.

    Montei o sistema e funcionou tudo até a saída da bobina. Não tenho faísca nas velas e acho que é devido à "qualidade" da tampa do distribuidor (marca Olimpic, com contatos de alumínio ).

    Vou comprar uma tampa e rotor da Bosch e ver se a faísca chega nas velas. Depois testar muito... mas muito mesmo... para ver se o problema no motor do Branca está resolvido...

    []' ancioso pra ver a faísca no lugar certo...
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  • #4
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    Fala aí Walnei

    Teste a saida da bobina , aproximando o cabo sai da bobina e chega até a tampa de qqer ponto negativo do motor.....mande alguem dar a partida e veja se tem faisca......se não tiver , o problema não está na tampa.
    tem um outro jeito tb......mande alguem dar partida e assopre na ponta do cabo ......se vc tomar um p. choque e cair duro , é pq tem corrente

    []s chocados

  • #5
    Usuário Avatar de Walnei Boteon
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    Fala Tio, beleza?

    Testei a bobina como você falou, só que não precisei de ninguém para dar a partida. Aprendi com você a dar a partida direto no motor de arranque .

    Tem faísca na saída da bobina, então acho que é a tampa do distribuidor mesmo. Ou o rotor... na dúvida comprei os 2 novos da Bosch e vou montar sábado.

    Quanto a assoprar não precisou ... tomei um put@ choque e perdí o rumo de casa ... na hora eu não sabia se era da chave de fenda no motor de arranque ou do cabo da bobina que eu tava segurando ... depois até tomei uma cerveja pra perder o medo do motor ...

    []s chocados realmente
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  • #6
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    Ae Walnei ! blz!

    Achei interessante este sistema que vc esta montando no CJ. Eu tenho no meu o motor OHC e gostaria de montar uma ignição eletronica tbm.

    Pelo que entendi vc ligou o modulo da ignição eletrônico no distribuidor do OHC ? Tem algum tipo de adaptação que deve ser feita ?

    []'s enchendo o saco
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  • #7
    Walnei :

    Como vc sabe , a "trozomba" do meu motor deu sinais claros (6 quebras na trilha ) que pede urgentemente uma Ignição ; mas o cascalho anda curtíssimo , então , sem querer abusar , depois que vc puser o "Branca" na linha , mande um passo a passo do que vc fez e uma relação de custos ...
    Quem sabe se eu pagar umas rodadas de cerva , vc me ajuda nesta empreita 8)
    Valew !!!!

  • #8
    Usuário Avatar de Alcione
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    Oi Pessoal !

    Sou novato por aqui !!! Tenho um sistema semelhante ao do nosso amigo, mas com alguns detalhes; utilizei a carcaça da base do meu distribuidor e apenas troquei as partes internas por de um VW, ficou muiiiiito bom ! utilizo no meu CJ5-77 já a meio ano sem nenhum problema, com mais um detalhe, pedi ao torneiro que levantasse a distribuição em 26cm, tenho menos problemas (quase nenhum) com os incovenientes de umidade.

    Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de Hélio
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    Citação Postado originalmente por Alcione
    Oi Pessoal !

    Sou novato por aqui !!! Tenho um sistema semelhante ao do nosso amigo, mas com alguns detalhes; utilizei a carcaça da base do meu distribuidor e apenas troquei as partes internas por de um VW, ficou muiiiiito bom ! utilizo no meu CJ5-77 já a meio ano sem nenhum problema, com mais um detalhe, pedi ao torneiro que levantasse a distribuição em 26cm, tenho menos problemas (quase nenhum) com os incovenientes de umidade.

    Abraços
    Ae Alcione!

    Se vc puder manda mais detalhes desta adaptação. De qual distribuidor vc tirou os internos (de qual veículo) Estes serviram certinho no distribuidor do OHC


    []'s perturbando 8)
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  • #10
    Usuário Avatar de Walnei Boteon
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    Helio, o que eu fiz foi comprar outro distribuidor, original do maverick já com ignição eletrônica, que um cara recondiciona, trocando a bobina de relutância e sei lá mais o quê... (tem garantia de 3 meses ). Ele é o original do motor OHC, não precisa modificar nada. O módulo que o cara me vendeu, segundo ele , também é o original do OHC. Eu tava estudando alguma forma de adaptação, como a que o Alcione fez, mas como eu achei o distribuidor original, optei por comprar ele.

    Alcione, seja bem vindo ao fórum. Se você souber de outras melhorias no nosso velho OHC, manda aí. E se tiver alguma dúvida, é só perguntar... certamente aquí no fórum alguém vai saber responder .

    Petya, amanhã vou terminar de montar o sistema e ver no que vai dar. Depois vou postar o resultado... espero que dê tudo certo, aí eu posto o passo a passo e indico a loja onde comprei o distribuidor . Até agora gastei +/- $ 320 contos, com o distribuidor, módulo, chicotes, bobina, tampa e rotor novos Bosch.

    []'s anciosos para ouvir o VVVRRRRRUUUUUUUMMMMM !!!!!
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  • #11
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  • #12
    Usuário Avatar de Walnei Boteon
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    Pessoal,

    Sábado terminei de montar o sistema e, como eu imaginava...



    FUNCIONOU ...


    Só não terminei de fazer os ajustes do ponto porque o rolamento do alternador fud#%. Estava fazendo muito barulho e esquentou tanto que achei que ia derreter tudo . Até abri o alternador para verificar, mas desisti e resolvi trocar por outro mais moderno. Depois farei os ajustes e testes da ignição...

    Cheguei a uma conclusão: tampa de distribuidor e rotor só da Bosch... Marca vagabunda só me fez perder tempo, dinheiro e paciência .

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