Estou precisando ganhar um pouco mais de curso em meus amortecedores (Ranger), por causa do jumelos articulados, e em última alternativa, vou ter que trocá-los.
Mas em uma análise, verifiquei que se não fosse a altura dos suportes dos amortecedores originais do jeep, tudo estaria OK.
Pergunta: É possivel retirar os pinos dos suportes dos amortecedores e soldá-los direto no chassi? Isso trará algum problema de trinca, amassados, etc ???? Lembrando que o meu chassi possui cintas de reforço em cima e em baixo (É claro que a solda dos pinos terão que de alguma forma pegar a estrutura do chassi, não só a cinta!!!!!)...
Estou precisando ganhar um pouco mais de curso em meus amortecedores (Ranger), por causa do jumelos articulados, e em última alternativa, vou ter que trocá-los.
Mas em uma análise, verifiquei que se não fosse a altura dos suportes dos amortecedores originais do jeep, tudo estaria OK.
Pergunta: É possivel retirar os pinos dos suportes dos amortecedores e soldá-los direto no chassi? Isso trará algum problema de trinca, amassados, etc ???? Lembrando que o meu chassi possui cintas de reforço em cima e em baixo (É claro que a solda dos pinos terão que de alguma forma pegar a estrutura do chassi, não só a cinta!!!!!)...
Conto com a ajuda dos amigos...
Abraços,
Dirceu
cara, to fazendo a mesma coisa aqui......mandei o chassis pro jato, colocar cinta de reforço em cima.....dai fizemos as contas e vamos tirar os suportes e soldar uma cinta de 1/4, com solda intercalada, no lugar dos suportes solda corrida na cinta, depois vai ser furado e parafusado (rosca na cinta e chassis) os suportes,pra acertar a altura dos suportes.....pq talvez precise calçar eles.....e depois se precisar cordão de solda neles tmb.....
Dirceu, uma vez eu tava precisando baixar o ponto de fixação do amortecedor no chassi e fiz isso, cortei no torno duas bolachas de uns 50mm de diametro furei, prensei os pinos e soldei ao redor na lateral do chassi.
Ficou muito bom. Quando o Prateado passar poraqui eu tiro uma foto.
Dirceu, uma vez eu tava precisando baixar o ponto de fixação do amortecedor no chassi e fiz isso, cortei no torno duas bolachas de uns 50mm de diametro furei, prensei os pinos e soldei ao redor na lateral do chassi.
Ficou muito bom. Quando o Prateado passar poraqui eu tiro uma foto.
[]'s
Blz Elmer,
Vai ser isso mesmo. Hoje a tarde fiquei quase 01 hora no telefone com o mecânico para explicar como proceder. Na verdade, não vou precisar mexer no suporte traseiro, só no dianteiro.
Quando o mecânico foi fazer o teste da posição do amortecedor com os jumelos abertos, deu fim de curso. Aí precisamos de 15mm para não bater. Com a modificação citada, vamos ganhar +/- 30mm, ou seja, 15mm de coeficiente "C" (coeficiente de caga..).
Em ambos os batentes, que o amortecedor NÃO possui, há fim de curso, impacto com o corpo de válvulas e dano ou destruição do amortecedor.
Quando a suspensão abre, a mola abre um pouco menos que o limite do amortecedor ... então, não há impacto interno.
Quando o suspensão fecha, o batente de borracha dá fim de curso antes do amortecedor sofrer impacto interno ..... então, não há impacto interno.
Quando se altera o(s) suporte(s), mola(s) ou jumelo(s), o(s) amortecedor(es) tem de ser reposicionado(s) ou trocado(s) para um OUTRO modelo, que possua a compensação de curso.
E
Não esquecer que o flexível de freio e terminal de direção NÃO É ELÁSTICO para ficar sendo puxado pela suspensão alterada.
Em ambos os batentes, que o amortecedor NÃO possui, há fim de curso, impacto com o corpo de válvulas e dano ou destruição do amortecedor.
Quando a suspensão abre, a mola abre um pouco menos que o limite do amortecedor ... então, não há impacto interno.
Quando o suspensão fecha, o batente de borracha dá fim de curso antes do amortecedor sofrer impacto interno ..... então, não há impacto interno.
Quando se altera o(s) suporte(s), mola(s) ou jumelo(s), o(s) amortecedor(es) tem de ser reposicionado(s) ou trocado(s) para um OUTRO modelo, que possua a compensação de curso.
E
Não esquecer que o flexível de freio e terminal de direção NÃO É ELÁSTICO para ficar sendo puxado pela suspensão alterada.
Leopoldo,
É justamente o que estamos fazendo.
No cálculo utilizado, verificamos que a altura do eixo até o batente de borracha possui aproximadamente 120mm, distância esta que respeitamos para o fechamento do amortecedor sem impacto no corpo de válvulas, o que sobrou do curso, seria para a abertura do amortecedor.
Como no dimensionamento com os jumelos abertos, verificamos que a abertura do amortecedor ficaria com 303mm, ou seja, 15mm a mais do que o comprimento aberto especificado de 288mm, decidimos por reposicionar o ponto de fixação superior, baixando o mesmo em 30mm e iremos aumentar a altura do batente de borracha do chassi, limitando assim o curso de fechamento do amortecedor em 100mm (eixo x batente).
Tá meio confuso, mas é isso. Estamos reposicionando os pontos de apoio superior, respeitando os cursos (aberto e fechado), para não ter problemas futuros- impactos internos.
O mais importante é que os amortecedores vão ficar totalmente na vertical, ou seja, perpendicular aos eixos.
Meu caro Alfreis não existe receita pronta para esse tipo de adaptação, cada caso é um caso.
As medidas quem vai dizer é que tipo de jumelo você usa,quantas lâminas têm no feixe(se for SPOA) ,que tipo de amortecedor, enfim...
Nesse tópico aqui mesmo você lendo pode encontrar todas essas respostas.