x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1

    Thumbs up suporte quebrou novamente. o que fazer ?




    Olá amigos do fórum, estou com um probleminha chato... Não faz muito tempo tive que realizar um conserto no suporte dos jumelos traseiros, que ficam soldados no chassi. Não sei se por obra da torção, o chassi simplesmente abriu embaixo. Foram belas latinhas ($$$) para arrumar em um posto de molas. Foi acrescentado também um feixe de molas, para suportar melhor o peso dos cilindros de GNV (em torno de uns 84 kg). Tenho quase certeza que os jumelos altos contribuíram, mas não penso em trocá-los. Pois é, depois de um tempo, o negócio do lado do motorista quebrou novamente. Bem onde foi realizada a solda. Observei, tempos atrás, alguns jipes, para ver se encontrava uma solução e fui buscar alguma coisa até em chassi de caminhão e a única alternativa (não sei se possível) que encontrei foi colocar um L reforçado em chapa grossa na parte traseira para evitar a quebra naquele ponto do chassi. Não sei se vou conseguir fotos e não sei se é possivel fazer isso de uma maneira decente, mas gostaria de saber a opinião daqueles que passaram pelo mesmo problema ou aqueles que sabem como resolver o problema. Se alguém tiver uma foto, melhor ainda. A medida que for descobrindo algo, vou colocando aqui.
    Um grande abraço e obrigado a todos !

  • #2
    Tenta postar uma foto!!!! Assim fica mais fácil.

  • #3
    Usuário Avatar de valdir rainer
    Entrada
    26/09/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    1,570
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jeep4x4podre Ver Post
    Olá amigos do fórum, estou com um probleminha chato... Não faz muito tempo tive que realizar um conserto no suporte dos jumelos traseiros, que ficam soldados no chassi. Não sei se por obra da torção, o chassi simplesmente abriu embaixo. Foram belas latinhas ($$$) para arrumar em um posto de molas. Foi acrescentado também um feixe de molas, para suportar melhor o peso dos cilindros de GNV (em torno de uns 84 kg). Tenho quase certeza que os jumelos altos contribuíram, mas não penso em trocá-los. Pois é, depois de um tempo, o negócio do lado do motorista quebrou novamente. Bem onde foi realizada a solda. Observei, tempos atrás, alguns jipes, para ver se encontrava uma solução e fui buscar alguma coisa até em chassi de caminhão e a única alternativa (não sei se possível) que encontrei foi colocar um L reforçado em chapa grossa na parte traseira para evitar a quebra naquele ponto do chassi. Não sei se vou conseguir fotos e não sei se é possivel fazer isso de uma maneira decente, mas gostaria de saber a opinião daqueles que passaram pelo mesmo problema ou aqueles que sabem como resolver o problema. Se alguém tiver uma foto, melhor ainda. A medida que for descobrindo algo, vou colocando aqui.
    Um grande abraço e obrigado a todos !

    Olá jeep,é meio estranho falar olá jeep.

    Se for aonde eu estou pensando,solda uma chapa atraz,fechando aquele U do chassis.

    O meu tb quebrou ali ,e soldei ésta chapa e ficou bom.

    Um abraço.

  • #4

    fotos

    pessoal, seguem as fotos. tem três diferentes aí. uma do jipe, onde fica fácil localizar o problema (bem acima da solda), outra de uma picape ranger, com uma solução interessante, que se vê muito em caminhões (o suporte é preso na lateral do chassi) e outra de uma S-10. para resolver de vez essa porcachola, a uma alternativa seria soldar/fixar uma chapa grossa por cima do chassi e fazer um novo reforço por dentro ? é possível fazer isso deixando um bom acabamento ? alguém tem fotos para postar ou conhece alguém que faça um serviço decente em sp ? obrigado !
    olá Valdir, quando quebrou da primeira vez, além da nova solda, foi colocado um reforço por dentro do chassi, mas como é possível ver na foto, não adiantou muito. valeu !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos suporte quebrou novamente. o que fazer ?-suportes-10-07-002.jpg   suporte quebrou novamente. o que fazer ?-suportes-10-07-001.jpg   suporte quebrou novamente. o que fazer ?-suportes-10-07-004.jpg  

  • #5

    retificando...

    ops... S10 não, a terceira foto é de uma blazer. vou dizer uma coisa: é lamentável ver o chassi desse jeito, será que é tão complicado fazer um serviço de prima ?

  • #6
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
    Entrada
    11/03/2007
    Local
    Mogi Guaçu/SP
    Idade
    64
    Posts
    548
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jeep4x4podre Ver Post
    ops... S10 não, a terceira foto é de uma blazer. vou dizer uma coisa: é lamentável ver o chassi desse jeito, será que é tão complicado fazer um serviço de prima ?
    Amigão, é o seguinte: É possível sim fazer um serviço decente, mas dá trabalho. Pelas fotos, naum dá (ui) pra fazer uma avaliação melhor, então, vamos por partes:
    1- Verificar as condições gerais da longarina (se estiver corroída, teria de ser uma solução mais arrojada L$+L$)
    2- Remover totalmente a pintura da área e lixar muito bem;
    3- Providenciar os reforços necessários (particularmente prefiro não usar, mas se for preciso, preferiria interno)
    4- Procurar um CALDEIREIRO (nada de moleiro ou serralheiro) e mandar soldar com eletrodo macio (inox ou similar). O maior problema das soldas é a dureza excessiva resultante o que aumenta a fragilidade à sua volta, por isso o eletrodo macio. Uma boa dica é furar o reforço e o chassi e parafusar antes de soldar.
    5- Pintar (fundo primer) e tinta p/ chassi.

    [ ]'s

  • #7

    mais fotos

    Sidnei obrigado pelas dicas. segue mais fotos para melhor identificar o tamanho do estrago. a longarina, pelo menos na parte de baixo está bem judiada. se alguém tiver fotos de adaptações e mais sugestões, não deixem de postar. valeu !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos suporte quebrou novamente. o que fazer ?-suportes-10-07-001.jpg   suporte quebrou novamente. o que fazer ?-suportes-10-07-003.jpg   suporte quebrou novamente. o que fazer ?-suportes-10-07-005.jpg   suporte quebrou novamente. o que fazer ?-suportes-10-07-006.jpg  
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5
    Algumas ideias:

    Caro colega rachado !

    Este problema é comum no jeep. Veja os tópicos relacionados com reforço de chassis.

    Um fator que pode setar causando isso é o jumelo reto. Ao rodar, a suspensão tranmite um tranco pelo jumelo e de abalo em abalo o chassis trinca. Da mesma forma, ao fazer curva, o jumelo torce a orelha onde vai preso o suporte do chassis. A combinação de ambos os esforços é a fratura.

    Como consertar?

    Solte as porcas dos jumelos.

    Suspensa o chassis.

    Nivele e calce o chassis com 4 cavaletes.

    Remova os jumelos da parte presa ao chassis e os reforços perpendiculares.

    Meça a abertura entre as longarinas.

    Remova a travessa traseira

    Remova as partes rompidas junto com os suportes de jumelo ... e para isso, acabe de fraturar a placa onde o suporte está preso.

    Limpe TUDO, com escova de aço as partes remanecentes do chassis e passe ferrox.

    Proteja contra humidade enquanto trabalha nas placas removidas.

    Numa furadeira de bancada, remova os rebites e depois, corte com um disco de 2mm os cordões de solda que prendem os suportes nas placas.

    Separe os membros placas-suporte.

    Lixe, remova a corrosão, a tinta, sobras de solda.

    Posicione as placas que estavam soltas e solde no chassis, recompondo o material perdido.

    Use a esmerilhadeira e recomponha o chassis como se fosse novo.

    Não coloque o suporte do jumelo ... ainda.

    Agora, as possibilidades:


    QUE RAIVA .... tudo qu eu escreví sumiu >>>>>> PQP
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5
    Proposta de reparo nº 1 ...



    Mande dobrar um ferro em U com 5" de abertura, com abas de 1" e espessura (1/4"). Este ferro será parte do seu chassis e terá a largura das travessas + dX para vc poder soldar de topo. Solde por baixo das longarinas e depois instale os suportes dos jumelos em baixo deste reforço. Substitua os parafusos usados durante a soldagem por allen M10 e porcas parlock .. PPPPPQQQQQQPPPPPP>>>> sumiu tudo de novo. AAAAAAAAARRRRRRRRGGGGGGHHHHHHHH ! MALDITO BILL GATES
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10

    Falando nisso...

    Caramba Leopoldo... pena que teu computador nao é Willys... senao já tava resolvido o "pobrema" rsrsrs

    Aproveitando a oportunidade, antes que sumam mais informações, Leopoldo, será que daria para instalar um suporte de jumelo fixado apenas por parafusos bem dimensionados e, entre este suporte e o chassis, adicionar um material mais "macio", como uma borracha ou algo assim (algo com comportamento elástico, porém com certa estabilidade) ? sei que a idéia parece meio suicida, mas pensei que isso melhoraria a capacidade de absorver impactos e vibrações (em conjunto com as buchas usadas normalmente), além de oferecer a possibilidade do suporte inclinar-se um pouco, de acordo com a solicitação das molas durante a curva... note que estou falando só da ponta com jumelo, a outra ficaria como está..... para isso, tou encaminhando um desenho dq estava falando.... ok?

    ah! se nao for pedir muito, dá uma lida na ultima "folha" do outro tópico, sobre reforço de chassis... eu li tudo que voce (Leopoldo) falou, mas ainda restaram uns "dois dedos" de dúvidas... rs

    []'s antes que suma tudo! rs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos suporte quebrou novamente. o que fazer ?-cha2.jpg  
    4X4 Brasil Razão: Incluir figura e adicionar comentário

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade