Erro : o óleo que eu uso na transferencia é 75W-90 sintetico.
E eu não quiz afirmar isto (aumento de vida) . Muito pelo contrário. Não é assim que funciona.
Versão Imprimível
Erro : o óleo que eu uso na transferencia é 75W-90 sintetico.
E eu não quiz afirmar isto (aumento de vida) . Muito pelo contrário. Não é assim que funciona.
e um aditivo tipo bissulfeto de molibdenio (molikote)? grafite ou outro similar, ajuda?
coloquei um da bardal, na esperança de esticar a vida útil dos componentes, fiz bem?
tem muita gente que fala que misturas afetam a química do óleo. mas por outro lado, não posso crer que empresas tão grandes e credenciadas lançariam aditivos que prejudicassem o sistema, ao invés de fazerem o que se propõem a fazer: melhorar a lubrificação.
no meu caso, como já disse, estou usando rolamentos cônicos, realmente achei um absurdo o que "comeu" da engrenagem, mas já dei umas boas forçadas e até agora nenhum problema. de qualquer forma ando a 40km. quando muito pego uns 60. raramente chego aos 80km/h.
de qualquer forma, como a engrenagem já estava afetada por dentro pelos velhos roletes, resolvi fazer o teste nela mesmo.
abraços.
1- Valdir, o equivalente a impreciso é não claro o suficiente, é deixar dúvida. Geralmente não depende de nível de estudo e sim na forma de se expressar.
2- Rogério, até onde eu sei, só pode haver reação química caso o componente tenha afinidade quimica e temperatura para reagir. Carbono(grafite) e o MoS2 parecem ser inertes.
Para sistemas que não o motor, o C e o MoS2 com certeza beneficiam os componentes.
Já o Bardal, é uma mistura e pode reagir.
Leopoldo,
Agora vc me deixou com mais dúvidas!
Você disse que "não quis dizer",mas quero saber do que vc quer dizer!
Afinal qual a finalidade do tipo de óleo que vc usa?É melhor ou pior,ou seus efeitos na t-case?
Se "não é assim que funciona" diga como é!
Hehehehe!
Abs
Não seria ideal usar o 90 GL5, que não espuma?
Uso no conjunto a graxa para homocinética da bardhal, uma bisnaga para o dif. dianteiro, uma para o trazeiro, uma para a t-case e uma para o cambio.
O nivel de ruido do meu FI reduziu consideravelmente.
Leopoldo, fala sobre o GL para nós.
Abraços.
Kim.
Tipo .. ainda acho 120 , 130 km mto ... cansei de ir e vir de Sp pro rio de cj , no Gnv , vinha a 90 , 100 , de boa , botava mais quando precisava ultrapassar alguem .. mas na maioria do tempo era 90 km trankilao ...
Kim,
O óleo que eu uso nos diferenciais blocantes e na caixa de transferência é
Mobilube 1 SHC 75W-90/75W-90 LS: Óleos multiviscosos para engrenagens 100% sintéticos podendo ser utilizado em engrenagens automotivas que operam em altas velocidades (cargas médias e pesadas) e transmissões automáticas ou semi-automáticas.
Pode ser utilizado em sistemas autoblocantes, engrenagens automotivas que operam em altas velocidades (cargas médias e pesadas) e transmissões automáticas ou semi-automáticas. Recomendados para serviços de classificação API GL-5.
ZEPI, o óleo a ser usado é selecionado a partir da velocidade entre os componentes, a faixa de trabalho e a carga. Quando vc MUDA os componentes, precisa ter certeza que não terá que usar um só 75, um só 90, ou um só 140, ou quem sabe, um multi-viscoso. Quando vc muda o tipo de rolete para a gaiola de agulhas, vc precisa medir a folga entre rolete e eixo para saber se mantem a mesma faixa - a tolerancia de montagem, ou "antigo" óleo pode não servir.
Foi por isso que "eu não quis dizer" porque não sei quem calculou ou se verificou isso.
Leopoldo
Seria ? oleo mais fino 80/90 engrenagens com pouco desgate.Oleo 140 engrenagens com mais desgate.
Eu uso oleo 90 na CM e T case e oleo 140 nos diferencias.
[]'
VC vai ter certeza se a escolha foi adequada depois de abrir e verificar os componentes, quando precisar abrir.
O 140 parece ser exagero, mas depende da temperatura e das condições da idade do seu diferencial. Tem gente que diz usar casca de banana :lol:
Na dúvida, leio o rótulo da aplicação do fabricante do óleo. Do manual do jeep não sigo muito pq está só um poquito defasado che .... só uns 20 anos.
Bem..tudo resolvido nada decidido..hehehehehehe
Leopoldo,
Acho que vou permanecer com o 90 mesmo
Só fica a questão Do grau "GL"....
Vou colocar os rolamentos cônicos...então acho que não teria a necessidade de um óleo mais fino!?!
Abs