Bom dia prezado ! fantástica ilustração . . . vou precisar de um também, em breve ! qual a capacidade de corrente dos contatos ?
Versão Imprimível
Esta tabela ajuda bastante !
http://img93.exs.cx/img93/6950/tabelanormadin4xg.gif
[]´s
JCJ
Eu utilizei uma tabela parecida com esta que baixei da seção de downloads.
A capacidade vai depender do relé, mas no que diz lá seria 40A no contato aberto e 10A no contato fechado, sendo que tem relé que é só 30A no contato aberto (que quando acionado é o que fecha), ou seja o que utilizamos!
Abraços e depois tem mais! É só perguntar!
Em um rele, tem lá as entradas C,B, e as saidas F, as entradas C corresponde aos interruptores de acionamentos dos farois, portanto trabalha com baixa amperagem de 0,5 amperes numa voltagem de 12 volts, cada entrada C corresponde a um jogo de farol, ou de milha ou o jogo de farol comum, como ligar: a fiação + que sai da chave, o fio é de 1mm² fino vai a chave correspondente ao tipo de farol e segue para C mais antes passa pela caixa de fusivel que é de 0,5 amperes para uma tensão de 12 volts, a entrada B (bateria) e alimentada por um fio que vem do + de entrada do motor de arranque, ou da bateria, este fio e diametro maior(2.5 mm²) para suportar um maximo de 20 amperes, geralmente já vem dentro do rele o fusivel de 20 amperes, tire a tampa e olhe, acho bom fazer uma ponte interna,( lugar do fusivel internamente no rele) com este mesmo fio de 2.5 mm², e deixar o fusivel do lado de fora na caixa de fusivel,(para trocar da menos trabalho, evita tirar a tampa do rele)lembre-se 20 amperes, a saidas F (fase), cada saida F e para um jogo de farol ou de milha ou comum, esta fiação é de 2.5 mm², em hipotese nenhuma use fio mais fino,pode encendiar , aquecer consumindo carga excessiva, ou provocar incêndio, ou aumento da amperagem no fusivel do rele interno de 20 amperes rompendo-o deu para entender???????????, ou você que que eu faço!!!!! mamar na gata você não quer!!!!!!!!:shock::shock::shock::dance::dance::da nce::pipoca::pipoca::pipoca:
Em um relê, tem lá as entradas C,B, e as saidas F, as entradas C corresponde aos interruptores de acionamentos dos farois, portanto trabalha com baixa amperagem de 0,5 amperes numa voltagem de 12 volts, cada entrada C corresponde a um jogo de farol, ou de milha ou o jogo de farol comum, como ligar: a fiação + que sai da chave, o fio é de 1mm² fino vai a chave correspondente ao tipo de farol e segue para C mais antes passa pela caixa de fusivel que é de 0,5 amperes para uma tensão de 12 volts, a entrada B (bateria) e alimentada por um fio que vem do + de entrada do motor de arranque, ou da bateria, este fio e diametro maior(2.5 mm²) para suportar um maximo de 20 amperes, geralmente já vem dentro do rele o fusivel de 20 amperes, tire a tampa e olhe, acho bom fazer uma ponte interna,( lugar do fusivel internamente no rele) com este mesmo fio de 2.5 mm², e deixar o fusivel do lado de fora na caixa de fusivel,(para trocar da menos trabalho, evita tirar a tampa do rele)lembre-se 20 amperes, a saidas F (fase), cada saida F e para um jogo de farol ou de milha ou comum, esta fiação é de 2.5 mm², em hipotese nenhuma use fio mais fino,pode encendiar , aquecer consumindo carga excessiva, ou provocar incêndio, ou aumento da amperagem no fusivel do relê de 20 amperes rompendo-o, deu para entender???????????, ou você que que eu faço!!!!! mamar na gata você não quer!!!!!!!!
Em tempo a ponte interna no rele pode ser feita com fusivel maior amperagem 30, ou 50 amperes, mas lembre-se de colocar de lado de fora o de 20 amperes, cada jogo de farol corresponde a dois farois, verifique a potência dos mesmos ,dividindo a quantidade de wats de cada um pela a voltagem (12 volts,ou voltagem da bateria), para você achar a amperagem, depois multiplique por dois, e some a amperagem, e veja se o fusivel esta correto.
O que é um relê
O relê é um interruptor eletrônico cujo o contato de passagem de carga e feita atraves de platinados, o uso de relê pode ser para os faroisl, pode ser usado como auxiliar do motor de arranque,só que invês de estar na ponta os farois, esta o automatico do motor de arranque, funciona muito bem, a amperagem no caso é de 30 amperes,ou mais confira, pode ser tambem usado para a alimentação do quadro eletrico em geral do veiculo, desligou a chave desliga tudo.só deixe de fora só o som para liga-lo com a chave desligada,tirando para ele o + na entrada da chave, caso o tenha. Dica: o Som com entrada USB para Pen Drive, hoje e o mais indicado, gasta pouca bateria, quase nada pode ficar ligado direto o dia todo, o pen drive e só leitura, não tem motorzinho para girar o Cd, que consome a bateria, isto eu quero dizer que CD já era, o pen drive não capta vibração do solo, tem som de qualidade sem falha. ok ok ok ok estou as ordens para mais esclarecimentos. ass-R.N.Lima
Amigo R.N. Lima,
Eu gostaria que você, ou outro membro do fórum, me esclarecesse o seguinte: os pinos 85 e 86 precisam de tensão constante? Precisam ser alimentados com + e - o tempo todo?
Pergunto isso pois vi, na internet um esquema de segredo para o carro, no qual o camarada, em lugar de usar uma chave tic-tac para cortar a corrente, usava um relê e um botão.
Muitas pessoas esquecem de ligar a chave tic-tac ao deixarem o veículo, o que faz o carro ficar desprotegido.
Com o esquema abaixo, o carro ficaria sempre com o segredo armado ao desligar a chave.
o esquema de ligação sugerido foi:
30- positivo pós-chave (ou seja, desligou a chave, tá armado o segredo :) )
86- negativo
85 botão para ligar o segredo (aqui é que quero saber que botão é esse.(push, flip-flop, ou sei-lá-mais-o quê) e um jump do 85 ao 87.
87- bobina??
Pelo que entendi do esquema, o cara tem que usar um botão de contato instantâneo(não sei se é esse o nome), ou seja: o botão só manda um pulso(durante o tempo que ele foi apertado).
http://img685.imageshack.us/img685/7...orelaob.th.png
Uploaded with ImageShack.us
Boa noite a todos
Eu passei pela mesma situação sua e decidi fazer a parte elétrica toda do Bufallo e com isso economizei R$ 750,00, foi o que me cobraram só de mão de obra para fazer uma pequena reforma.
Botei a mão na massa e comecei a pesquisar aqui no fórum e em outros sites e achei uma gama de informação que ma ajudou muito na minha empreitada e agora passo pra vc.
Segue um ótimo esquema que foi feito por um colega nosso aqui do fórum e complementei com caixa de fusível e reles para o farol alto, farol de neblina, buzina e outros acessórios que coloquei.
Espero que ajude e um ótimo trabalho.
Ia me esquecendo de dizer que sou leigo em parte elétrica.
Nesse esquema tem também um sistema de segurança.
Então, Anselmorabello,
De acordo com o primeiro modelo que aparece nas miniaturas, é possível colocar :
1 entrada de corrente( 12v, direto da bateria)
2 dispositivo que precisaria receber a corrente .
3 botão (este botão fica permanentemente fechado? ou é de pulso?(funciona mandando corrente por uma fração de segundo))
4 terra.
Acho que eu teria que fazer uma adaptação:
1 pós-chave
2 continuação do pós- chave, pois o que eu cortaria seria a própria ignição.
3 e 4 apenas para gerar tensão para atracar o relê. (aqui a importância de saber sobre o funcionamento do relê: ele é alimentado constantemente de positivo, ou apenas por um pulso positivo?)
Além de ter que saber se é necessário fazer um jump entre o positivo(3) e a saída da corrente(2)
Bom dia
Referente a sua pergunta, desculpe não poder te ajudar, fiz a parte eletrica do Bufalo, mas não me aprofundei sobre o funcionamente dos reles
Instalei tudo com chave independente sem usar o pós chave igual a segunda e terceira foto.
No pós chave eu liguei oito relógios digitais e o som.
Se a ligação do farol de milha fosse via pós chave toda vez que ligar o mesmo acionaria os relógios, vindo a gastar mais energia da bateria.
Seria ótimo vc adquiri uma caixa para 12 fusíveis ou mais e que todas as ligações de farol alto, buzina, faróis de milha, som e reles devera passar pela referida caixa.
Nunca usa direto da bateria
Eu coloquei os fusíveis de 20 amp.
Fique atento para a bitola dos fios que vc vai colocar no positivo da bateria a caixa de fusível e usar nas ligações de positivos dos acessórios.
Segue mais um desenho igual a ligação que vc quer fazer via pós chave.
abraços
Obrigado pela ajuda, anselmorabello, eu aprendi um pouquinho mais. Mas eu continuo precisando da resposta àquilo que perguntei ao R.N. Lima:
Pode ser que apareça outro colega do fórum para me responder. Eu já pesquisei em vários sites, mas até agora não achei nada.
De qualquer forma, obrigado pela ajuda e pela boa vontade.
Valeu.