Na verdade é isso que quero saber, como é essa regulagem, se o amortecedor aumenta ou diminui, ou se é so quto a dureza. ... dele... to pensando numas adaptções no carro.. naum sei se rola..
Nos amortecedores rancho, se você optar pelo regulável possuirá 2 opções:
regulagem manual ou regulagem por controle remoto. No caso do controle remoto pode ser dos 2 eixos independendemente (2 mostradores) ou do eixo dianteiro e do eixo trazeiro juntos (1 mostrador).
Na regulagem manual , tem um botão de girar que trava em 9 posições diferentes.
No(s) modelo(s) remoto(s), tem um sistema de pressurização pneumática que aciona essas regulagens conforme aumenta-se ou alivia-se a pressão.
A escala é em função de um manômetro que diz em que fator você está.
O que é que muda quando se aciona esses dispositivos???
O amortecedor tem por função absorver o "coice" da mola.
Quando a suspensão é comprimida, como que quando se passa em uma lombada, a mola vai até quase o batente, armazenado uma grande energia, que é liberada na sequência, jogando o chassis para cima.
A função do amortecedor é aliviar esta jogada para cima e no caso do amortecedor rancho, isso é regulável.
Porém, não confunda rigidez da mola com coeficiente de amortecimento.
São bichos diferentes.
As vêzes parece que muita gente confunde as coisas então para ficar mais claro, pense assim:
Você já deve ter algum dia da sua vida falseado a descida de uma escada ou sarjeta e sentiu aquele tranco nas costas...dói pácas e parece que o rim vai cair no chão. Isso é sentir a rigidez. Quanto mais dura a mola, mais duro é o tranco numa suspensão.
Já no amortecimento, a melhor visualização que eu posso passar é o Boogie jump, onde o cara dependurado sobe e desce cada vez menos até parar, ou pense numa queda onde você flexiona as pernas, amortecendo o tranco no corpo.
dexa ver se entendi... a regulagem dele é somente na pressão certo? pensei q fosse algo com relação a altura.. é q to procurando algo que sriva pra fazer uma suspensão regulavel pro meu carro... pensei q os rancho serviriam....
Não, o rancho não altera a altura, só o amortecimento.
No passado, a rancho tinha o air shock mas não ví mas em catálogo. Acho que descontinuaram a produção.
Esses de regulagem de altura......
só se for suspensão a ar, ou aquele tipo de mola com um suporte regulável.......com aquela rosca comprida e o amortecedor por dentro. Acho que é aquele que tem numas revistas americanas.
Isso dá para fazer.
Não, o rancho não altera a altura, só o amortecimento.
No passado, a rancho tinha o air shock mas não ví mas em catálogo. Acho que descontinuaram a produção.
Esses de regulagem de altura......
só se for suspensão a ar, ou aquele tipo de mola com um suporte regulável.......com aquela rosca comprida e o amortecedor por dentro. Acho que é aquele que tem numas revistas americanas.
Isso dá para fazer.
Pois é.. essas conheço.. é a famosa suspensão de rosca.. já é fabricada aki... só que queria algo q pudesse subir e descer a suspensão sem levantar o carro como na de rosca. sabe? e a de bolsa de ar to achando caro demais... 3000.... mta latinha né...
No meu CJ, coloquei o Rancho 9000.....SINISTO...PERFEITO... coloquei com regulagem manual mesmo....tem 9 regulagens.....há o incômodo de ter que descer do Jeep para mudar a chavinha lá em todas as rodas... mas se vc dispõe de $$$$ suficiente.. bota com regulagem interna.....
Quanto a levantar o Jeep.. mete um Kit Fees...hehe.
Abraços, Pedro.