Powered by vBulletin

Caixa de Direção do Omega ou será que é da Ranger

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 24/04/2004, 20:51
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por roger_caldas
    Salllve Mestre Leopoldo!
    A idéia da caixa no eixo parece meio louca mas não é de toda mal não....
    Resta saber se o conjunto cruzeta (o mais próximo da parede corta-fogo possível) e junta elástica dão conta dos trancos da dinâmica da suspensão....

:D Salve Galera!!!

:D Noosssa!!! Desse jeito vcs assustam nosso colega! O Leopoldo, com seu vasto conhecimento e prática (no próprio jeep), faria uma adaptação dessas sem problemas... Mas o Paulo, é marinheiro de 1ª viagem... :wink:
    :D IHMO, consideraria uma troca de caixa. Tem alguns jeeps por aqui usando esse sistema. Mas todos são jeeps de pouco ou nenhum curso na suspensão! Usados em Indoor... Uma caixa de Santana, resolveria, pois a caixa fica de um lado e o braço sai pro outro. Dessa forma fica fácil fazer as barras (pernas :roll: ), que vão até as rodas, evitando o efeito da suspensão sobre a direção. :wink:
    :D Só pra constar: O T-Rex usa caixa de Santana, com chassi modificado, suspensão de molas espirais, motor 4.1MPfi, guincho 9.000lbs, e 1.750Kg de peso, sem ocupantes! :wink:
    :D Paulo, procure o tópico sobre a direção VW. Diferenças de adaptação da direção VW, ou algo parecido... :wink:
    []'s
  • 24/04/2004, 21:25
    leopoldo
    Caixa no eixo?????
    Positivo Giovani,

Concordo 100% com você.

Nem tudo que parece tão fácil é na verdade tão fácil e para todos os jipeiros, inclusive eu mesmo, é sempre bom lembrar que atrás de uma idéia vem pelo menos 10 problemas diferentes junto e que normalmente problemas significam, no mínimo $$$ voando do bolso.

A idéia da caixa no eixo traz vantagens e umas boas dificuldades mas, cada um terá de decidir se a vantagem não será obscurecida pela dificuldade, a segurança e o preço final da instalação.
  • 24/04/2004, 22:34
    Mauro B.
    Oi pessoal !!! :D Cheguei atrasdo...mas vamos ver então no que posso atrapalhar! :lol:

Citação:

Postado originalmente por Paulo-AC
    um colega meu foi verificar o serviço (...) afirmou que era da Ranger,

Então é da Ranger mesmo, porque do Omega não é não...a do Omega é que nem a do Opala! :wink:

Citação:

a respeito da junta elastica o que é, vc poderia dar mais dicas ou citar algum tópico que fale sobre o assunto, como seria feito o entalhado, qual o melhor???, brigadão pelas dicas

"Junta elástica" que eu conheço é a mesma coisa que "junta deslizante", como o entalhado e luva num cardâ. Ou seja, um tubo (não-redondo) dentro do outro. A F-1000 tem uma junta dessas entre caixa e coluna com cruzetinhas nas duas pontas. Pode servir....

Citação:

Postado originalmente por leopoldo
    Citação:

Há um grave erro conceitual na geometria da suspensão que você está montando.

Roger, tu tá assustando o rapaz!

Mesmo tendo esse problema, diria que vale a pena êle ir até o fim, afinal o jeep original tem a mesma característica, ou seja é igual e mesmo assim é dirigível (não é o Graaf Zeppelin).

Eu concordo com o Roger. Tá certo que o sistema original do jeep age semelhante, porém os braços do jeep são, pelo menos, 50% maiores! E se no jeep o abrir e fechar das rodas já não é tão pequeno, imagina nesse! :shock:

Citação:

Se vc atravessar o braço de direção de um lado da caixa ao munhão oposto, vc está fazendo o raio da curvatura tender ao infinito e, neste limite, o arco de circunferência que a ponta percorre se torna virtualmente uma reta....

Citação:

Agora, só usar um lado nessa concepção de caixa é um problemão, porque agora, de um lado o braço ficou curto (o que vai da caixa ao munhão) e se usar do outro lado para conectar ao munhão o jeep vai tender a caçar frango do mesmo jeito porque o braço vai ficar em balanço.

Pode ser que no final das contas, seja melhor deixar do jeito que está.

Leopoldo, acho que o Roger disse para conectar uma saída da caixa ao munhão do lado oposto, e não ao munhão do mesmo lado. :)
    Assim fica melhor o sistema, pois as rodas iriam se movimentar sobre um raio grande, o que significa pequeno movimento com ao sobe-desce da suspensão! :D

Citação:

Essa da caixa no eixo para mim é a melhor opção.

Eu tbm acho que é uma boa opção para jipes com curso maior que o original. E não acho que seja complicado e caro assim para fazer não...

Citação:

Resta saber se o conjunto cruzeta (o mais próximo da parede corta-fogo possível) e junta elástica dão conta dos trancos da dinâmica da suspensão....
    Será!?

Acho que para usar a caixa no eixo o jipe tem que ter o jumelo na parte traseira do feixe, pois assim a junta variaria menos seu comprimento com o movimento da suspensão...e tbm os ângulos das cruzetinhas não seria prejudicado... :wink:

[]'s
  • 24/04/2004, 23:50
    andretomasi
    Citação:

Postado originalmente por mauro2br
    "Junta elástica" que eu conheço é a mesma coisa que "junta deslizante", como o entalhado e luva num cardâ. Ou seja, um tubo (não-redondo) dentro do outro. A F-1000 tem uma junta dessas entre caixa e coluna com cruzetinhas nas duas pontas. Pode servir....

Mauro,

Existem os dois.. aquele que eu desenhei é o que eu conheço por junta elástica mesmo, é uma secção na coluna, com um material deformável, nos Gols, Paratis e Saveiros é assim (minha coluna é de Parati).. essa outra, que você se refere, não sei o nome, mas é a que tem no nosso Ford Ka, um tubo dentro do outro que desliza.. no caso, o Ka tem essa do tubo, e não a que eu desenhei, enquanto no CJ usei aquela mesma, na ponta da coluna... talvez as duas sejam chamadas de juntas elásticas :?: Ou uma é junta elástica e a outra deslizante, provavelmente é isso.

[ ]´s
  • 26/04/2004, 11:11
    Paulo-AC
    Pessoal

Na terça feira estarei fazendo um teste na direção, e vou relatar a situação de com ficou a direção na viatura, tomara que eu não ache uma "Castanheira*" na frente, mas já tomei algumas providencias, dei uma boa regulada nos freios.

* Castanheira - é a mais majestosa arvore da Amazônia e o seu fruto e conhecido com Castanha do Pará - mas para nos da região é a Castanha do Brasil.
  • 26/04/2004, 11:41
    Marcos ET
    Citação:

Pessoal

um colega meu foi verificar o serviço que eu estava fazendo, quando comprei a caixa o cara me vendeu como a do Omega, so que meu colega afirmou que era da Ranger, mas tanto faz ja tou quase terminado mesmo espero só que o serviço fique bom

Pessoal, tow ficando "bolado" ou a Ranger, Omega e Opala mudaram as caixas :?: :!: :?: :!:

Sem querer afrontar ninguém (mesmo porque nao tenho moral pra isso - hehehe), a Ranger mecânica ou hidráulica e o Opala mec ou hidr são de rosca sem-fim e "pinhão" ??? pois este setor que vi na foto é pelo sistema de cremalheiras... totalmente diferente do setor da Ranger que vi num ferro velho em Goiânia, que lembrava muito o setor do maveco e do Opala....

[]'s totalmente confuzzzos...... (e usando a caixa de direção do Opala)

Ah! Paulo, eu uso a barra retrátil da F.1000 no meu jeep, entre a parede corta-fogo e o setor, com apenas duas cruzetas. Na época da instalação eu ia usar a do VW (Gol, Voyage, Santana... tudo igual), mas achei que ela poderia desengatar no caso de uma "torçao mais radical" (nao, nao estou com chassis quebrado - hehe).
    Ao colocar a barra retrátil da F.1000 (por exemplo) vc tem que "forçar" ela um pouco pra separar as duas peças (ela é telescópica) pra romper um lacre de plástico que tem lá dentro, aih vc tira tudo pra ela se movimentar livremente... toca uma graxa lá dentro e junta os pedaços (sem a trava de plastico) novamete... (ela já vem com cruzetas nas extremidades... (para separar as peças, tive que amarrar num jeep e puxar... nao sai com a mão nao...)

Falowz
  • 26/04/2004, 12:08
    EduardoLang
    Galera!!!!!!!!!

Só uma pergunta:

Vcs estão falando em caixa de direção da Ranger e do Omega, não é????

Mas me digam uma coisa: A cx de direção do Omega e da Ranger não é com setor e sem fim???? igual a do opala?????

Essa que o colega está usando pelo que pude ver é de cremalheira, não é????

SDS
  • 26/04/2004, 13:14
    roger_caldas
    Grande Paulão!
    Pega leve aí nos testes, valeu!?
    Depois passa o relato aqui pra galera acompanhar.
    Um grande abraço e boa sorte,
    Rogério
  • 28/04/2004, 11:21
    Marcos ET
    Citação:

Postado originalmente por EduardoLang
    Galera!!!!!!!!!

Só uma pergunta:

Vcs estão falando em caixa de direção da Ranger e do Omega, não é????

Mas me digam uma coisa: A cx de direção do Omega e da Ranger não é com setor e sem fim???? igual a do opala?????

Essa que o colega está usando pelo que pude ver é de cremalheira, não é????

SDS

Pois eh Eduardo, era isso que eu tava falando... naum entendi isso tbem...
  • 28/04/2004, 11:38
    EduardoLang
    Grande Marcos!!!!!!!

Pois é,

eu também achei muito estranho ess de cx com cremalheira e ainda ser da Ranger!!!!! e do ômega !!!!!!!

Forte abraço,

Edu!!!!

Ah!!!!

Não se esqueça da tomada de força! ( he he he he he )
  • 28/04/2004, 11:56
    roger_caldas
    E o teste?! Já rolou!? :lol:
    Paulão?! Tá vivo!? heheheh
    Abraço,
    Rogério
  • 28/04/2004, 13:42
    Paulo-AC
    Ressucitando

Pessoal eu fiz um pequeno teste na viatura, não tive a "ingovernabilidade" na trilha de chão (trilha leve), mas tive um forte "shimmi" quando passei de 60 km no asfalto.

Vou levar a viartura para tentar fazer um alinhamento e balanceamento, não sei se vai resolver e se vou consguir. :?: :?:

Mas vou confensar fiquei com um pouco de "medo", : ( mas com Jeep é aventura, necessariamente não preciso correr riscos desnecessários.

Como aqui o pessoal costuma falar que "quem tem medo de cag## não come" :twisted: :twisted: :twisted: no sabado o bicho vai pegar :evil: :evil: , farei um teste de verdade na viatura, se "sobreviver" eu faço um relato para vc.

A proposito estou aceitando sugestões, E, a CAIXA E DE RANGER MESMO.

Abraços a todos
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:29.