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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Alan
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    Unhappy BF 161 - Anéis Quebrados




    Boa noite pessoal!!

    Seguinte, eu e meu pai estamos reformando o Jeep 63 dele em casa mesmo. Bom, chegamos na parte de olhar o motor. Resolvemos nós mesmo desmontar o danado para ver como estavam as coisas. No visto nada de muito ruim. O motor não estava batendo, não fumava nem nada... Quando tiramos os pistões do bloco, dois deles tinham um anel quebrado. Pergunto a vocês: já que dois pistões estão com problemas nos anéis, então devo trocar os anéis de todos os pistões. Posso fazer apenas isso ou eu devo mexer em mais alguma coisa (bronzinas etc....) pelos anéis estarem quebrados???

    Agradeço quem puder me ajudar... obrigado!!!

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Tudo depende do seu bolso!!!!

    As bronzinas estão boas ou meia boca?

    Se não vai esguelar o Jeep, não vaí pisar tudo e ver o que dá, trocaria somente os anéis, mais com uma velha técnica...

    Compre os anéis uma medida maior,
    Separe os pistões por cilindro (vc deve ter marcado antes);
    Pegue o primeiro pstão e então...

    de posse do jogo de anel, pegue o primeiro anel a ser colocado e, antes de colocar no pistão, o coloque na camisa e messa a ponta excedente e a retire (esmeerilhe ou lime, sendo que o primeiro com muito cuidado para não passar a quantia necessária)

    Então o anel ficará com a medida exata da camisa.

    E assim sucessivamente.

    Fica bom?

    Não é o ideal, mais quando a coisa aperta, é melhor que pode ser feito, pois o motor ainda roda um outro tanto sem dor de cabeça.

    Mais veja bem, as bronzinas tem que estarem boas, senão, não aguenta.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    A grande questão é:

    Porque os aneis apareceram quebrados ????

    Temos 2 respostas:

    Ou realmente estavam quebrados.

    Ou vc quebrou ao remover os pistões.


    E como pode quebrar ????

    Temos outras 2 respostas:

    Ou o motor apresentava problemas de preignição e/ou detonação.

    Ou vc não removeu o calo da camisa antes de remover os pistões.



    O + comum é : vc quebrar por não haver removido o calo da camisa.

    E se foi isso, corre o risco ainda de ter arrebentado as canaletas de todos os pistões.



    Mas, como se remove o calo?

    tem uma ferramenta especial usada para isto:


    DA SNAPON:




    DA JCWHITNEY: (igual a minha, custa 36 doletas)

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  • #4
    Usuário Avatar de Alan
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    Leopoldo, desclpa a pergunta, mas o que é o calo da camisa???? E como faço para ver se as bronzinas estão boas???

  • #5
    Usuário Avatar de Alan
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    aaah, ia esquecendo de dizer... antes de começar a meter a mão no motor, dei uma boa lida no manual do mecânico willys. Para remover o conjunto biela-êmbolo, fiz conforme indica no manual. Removi as contra-porcas, as porcas, a capa do mancal e com um calço, dei umas batidas beeeeeem de leve no pistão para sair. Todos os pistões sairam tranquilo sem nenhm problema.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Alan Ver Post
    1- o que é o calo da camisa????

    2-E como faço para ver se as bronzinas estão boas???
    1- Calo de camisa:

    O material do anel é mais duro que o da camisa. Conforme o pistão sobe e desce, os aneis raspam nas camisas. Como raspam, atritam e ao atritar, gasta-se o material das camisas. É por isso que a camisa fica espelhada. É esperado a camisa ficar com o calo e ainda cônica (mais larga no meio do percurso).

    O calo é o material remanecente da camisa quando era nova, a parte que o anel não chega a raspar e gastar.

    Como abaixo desta linha o anel alarga o diâmetro da camisa, forma-se um gargalo. Esse gargalo,que quanto mais o motor rodou é maior deve ser removido para não se quebrarem os aneis quando se força o pistão para
    fora.

    Não é que é certeza que irão quebrar so aneis mas, é possível.

    Essa ferramenta usina a parte de cima da camisa para podermos remover o pistão.


    2- A "leitura" da bronzina é em duas fases:

    a- inspeção visual, conforme determina o manual de manutenção da Metal-leve.


    b-Use um dispositivo de leitura de folga tipo Plasti-Gauge.
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  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Tinha me esquecido de anexar:

    http://www.plastigauge.co.uk/
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  • #8
    Usuário Avatar de Alan
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    pergunta básica que eu já ia esquecendo...
    onde compro um jogo de anéis e as bronzinas para o BF???

    grato

    Alan
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