Postado originalmente por
litwinski
De uma olhada geral nos componentes do freio (na roda). Veja se a molas estão com pressão, se mola de retenção dos patins de freio está no lugar, se o parafuso excentrico está regulado, etc. Porém, o mais provável é que o problema esteja no cilindo de freio da roda. Eu se fosse você (caso não tenha trocado a pouco tempo) trocaria o jogo de molas (menos de 10 Reais) e o reparo do cilindo (menos de R$ 20). Se preferir, compre somente as borrachas do cilindo (R$ 7), solte o cilindo da roda, lave com cuidado para deixa-lo completamente liso por dentro. Espere secar bem para montar. Aproveite para veririficar se o fexivel (que entra no cilindo da roda atras do tambor) está em boas condições. Lembrando que se for mexer no cilindro ou mesmo se ele vazou, tem que sangrar o sistema para não ficar ar. Se não pretende colocar freio a disco, eu recomendo que você troque os reparos em todas as rodas. Fiz isso no meu, aproveitei e troquei até os rolamentos. Ficou uma beleza. Reguladinho, freiando sem esforço nenhum. Abraços.