Bah pessoal to com um baita problema na suspençao da minha Rural e isso ta me deixando muito desanimado!!!! Ate ja tinha aberto um outro topico no forum das Rurais mais vi o jeep do Leopoldo e pensei em fazer algo parecido.Mas antes de entrar nessa pensei que seria bom pedir a opiniao do pessoal mais experiente. O problema todo é que adiquiri uma Rural 66 e ela é a versao luxo (aquela com a suspençao do aero willys) e o antigo dono havia retirado e colocado feixes de mola. Só que o chassis nao apresenta aquela curvatura do outro modelo da Rural ( o chassis da versao luxo é reto na parte dianteira).Em vista disso qualquer curva em uma velocidade um pouco mais acentuada o eixo dianteiro bate no chassis sem falar nos buracos que dependendo do tamanho causam o mesmo problema. Já tentei arquear as molas o que ate resolveu um pouco durante um certo tempo mais elas acabaram voltando para o lugar.Tentei entao utilizar uma especie de kit fess ,so que este piorou a situaçao pq a suspençao ficou super dura e em vista da pouca distancia entre o eixo e o chassis (aprox. 20 cm) os elos da mola ficaram muito proximos um do outro o que tornou as batidas mais frequetes! Pensei em desta vez utilizar aqueles foles de ar(tipo o da suspençao do jeep do leopoldo).Derrepente arqueando as molas novamente e utilizando um jumelo maior consigo aumentar essa distancia de 20 cm.Tambem pensei ao inves de utilizar aquelas barras. diminuir o numero de laminas do feixe(para a suspençao ficar um pouco mais macia) e para o eixo nao girar lateralmente e nem sobre si mesmo. O que voces acham?
Adrio, qq moleiro adapta molas de Band e coloca batente. Fica simples , barato e ótimo.
Não tente copiar o mestre Leopoldo , pois ele é Phd . Um ser normal ao copiar , faria uma enorme B$4t@.
Adrio, vc já pensou em montar os feixes na parte superior do eixo ?
Nunca vi esse modelo de chassi, então te aconselho a verificar as medidas antes de partir pra modificação e não deixar a frente mais alta q a trazeira.
Adrio, vc já pensou em montar os feixes na parte superior do eixo ?
[]'s
Elmer voce diz tipo spoa?Se for isso ja pensei sim mas como é o meu unico carro e me disseram que isso me causaria uma baita instabilidade e como eu utilizo ela somente no asfalto e em algumas estradas de chao batido nao gostaria de perder instabilidade.
Nao tenho fotos ainda(vou ver se consigo uma maquina digital amanha e posto alguma coisa)Por hora fiz um desenho de como é o chassis e a suspençao.No desenho o retangulo azul representa o fole de ar que eu inicialmente havia pensado em utilizar(so nao sei se eu encontraria um nessa medida).
Mas desde já agradeço o seu interesse em me ajudar!!!
Valeu!!!
Cara, se isso fosse verdade ninguém faria nos CJ5, garanto à vc que com um jogo de feixes novos e amortecedores pressurizados vc não perde estabilidade. E dependendo do uso da viatura (mais on road) vc pode instalar uma barra estabilizadora.
Sobre seu desenho, tem um detalhe importante, vc tem a medida da bolsa comprimida X estendida ?
O Daniel Webber fez alguns trabalhos desse tipo com feixes de mola e bolsas de ar, seria bom vc trocar umas idéias com ele.
Hei Adrio, Elmer & Cia, um cliente nosso estava com este problema mas na verdade ele foi egnganado na venda pois o cara maquiou para que ele pensasse que éra 4x4 original e além de não ser 4x4 ainda o chassis éra da de mola espiral, não teve jeito ele acabou trocando o chassis porque a altura nunca da certo, oque os caras tinham feito é colocar um jumelão na frente que ainda não foi suficiente e atraz colocaram um "super" jumelo para compensar a altura da frente e ainda assim ele ficou empinada, não sei se o spoa resolveria pois deixamos os feixes praticamente retos e no caso do Adrio ficariam paralelos ao chassis pois este chassis não tem a curvatura para alojar o curso da suspenção portanto é reto. não é querendo desanimar mas estude todas as alternativas com cuidado pois como já foi dito suspenção não é brincadeira
[],s
Tinha um amigo meu, que tinha uma assim, na real foi ele que adaptou.
Acho que tu vai ter que fazer spoa, deixar os feixes quase retos e ainda utilizar um jumelo bem pequeno, senão vai ficar bem alta.
Com o chassis como está reto, para ganhar curso de suspensão, você vai precisar afastar o eixo dianteiro do chassis. Em tese pode ser feito com enormes jumelos e enormes suportes de mola. Como defeito, você vai ter alterações grandes nos ângulos das cruzetas e piorar muito a estabilidade que já não é muito boa.
Verifique a possibilidade da troca da parte dianterira do chassis, formando uma curva onde hoje ele é reto. Talvez você encontre à venda um chassis sem documentos.
Verifique também a possibilidade de voltar a sua Rural para a versão original dela onde a suspensão dianteira era idependente. Apesar de ser uma solução antiga, quem projetou tinha boa formação na área. Considerando que você não usa a Rural em caminhos tortuosos, está é a solução menos complicada.
Não faça arqueamento de molas em nenhuma hipótese.
O arqueamento das lâminas do feixe de molas deixam essas lâminas duras, elas perdem a flexibilidade.
Tente dobrar com a mão um clips e depois voltar exatamente à sua posição original - é impossível pois a área que foi "arqueada" ficou mais dura que o restante do clips e quando voltar, ele dobrará em outra parte.
Bah valeu pelas dicas pessoal!!!
Dei uma olhada no jeep do Daniel que o Elmer me indicou e fiquei ate um pouco animado pois pelo que pude perceber o chassis do jeep dele nao tem tmbem uma grande curvatura na parte dianteira.Estou tentendo entrar em contato com ele(ja que sapiranga é pertinho de Porto Alegre) e dar uma olhada pessoalmente na adaptaçao dele.Mas por hora alguem saberia me dizer qual seria a distancia minima entre o eixo e o chassis para que nao aja o choque entre ambos?
E quanto a dica do Otavio de retornar a suspençao original eu ate estava pensando nisso mas nao sei por que essa suspençao é super malhada.Alguem saberia me dizer pq?
Desde ja agradeço a atençao de todos!!!!
Adrio, reli os tópicos que indiquei e vi que as informações sobre a suspensão a ar não estão lá, encontrei o tópico onde o Daniel mostra o serviço que foi feito.