Tio Sergio,
Quando fiz spoa no meu CJ5 eu tava com amortecedores da Band, duas semanas depois instalei os turbogás da Ranger e a viatura melhorou consideravelmente. Tanto em conforto quanto em estabilidade :concordo:
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Querido sobrinho
Eu usava os da Ranger no cj3.Achava que ele inclinava muito.Um dia comprei uma Band e resolvi testar os amortecedores da Ranger na Band.Troquei os do jeep pelos da band. A band ficou uma maravilha,dentro do possível, e eu gostei do jeep com os amortecedores da band.
Então hj uso os da Ranger na Band e os da Band no Jeep.Que rolo.
O jeep não é spoa e tem jumelos revolver na traseira.
[]'
Elmer, é exatamente esse o modelo. Os jumelos estão inclinados sim. Não lembro o numero de laminas. Meu jipe está no interior. Mas Elmer, independente do numero de lâminas, o funcionamento é semelhante ao de amortecedores estourados mesmo. Como eles são instalados no local dos antigos, não teria o problema de estarem mal instalados. Vc já viu algo semelhante?
PMARCELL,
Deixa eu dar a minha contribuição. Dependendo da inclinação dos amortecedores e se esta mesma inclinação permanece por muito tempo, existe a possibilidade de entrada de ar no tubo de pressão. Se existe ar dentro do amortecedor, a função hidraulica vai pro buraco e dá a impressão de não existir amortecedor.
Explicando um pouco melhor, tubo de pressão é um tubo interno do amortecedor, não visivel, (o tubo externo que faz parte da estrutura do amortecedor é chamado de tubo reservatório) que deve permanecer sempre cheio de óleo. Quando da movimentação da haste, o embolo com suas válvulas e passagens entram em ação, gerando o amortecimento do jeep. Caso existe bolhas de ar no sistema, estas válvulas e passagens perdem a função.
Vale ressaltar que os amortecedores COFAP ou MONROE foram projetados para trabalhar o mais vertical possível.
No tópico abaixo, descrevi como é o funcionamento dos amortecedores. As fotos sumiram, mas o texto é quase auto-explicativo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=15812
Abraços,
Dirceu
DJunior, instalei os 4 amortecedoresem fevereiro. São zerinhos. A inclinação é a original do Jeep. É revoltante ...
certamente o problema está na posição dos amortecedores mesmo.
Os meus quando modifiquei a suspensão pra spoa deixei o mais vertical possível e tive ganho de estabilidade, assim também como o axle wrap foi minimizado, fazendo testes com amortecedores band e sem amortecedor a diferença com os turbogás foi grande, pra melhor.
Dirceu, os amortecedores pressurizados não criam bolhas de ar.
[]'s
Bom galera, seguindo o conselho daqui do forum, eu comprei os 4amortecedores cofap gl 12343 (traseiros ranger), os dianteiros formam colocados verticalmente iguais originais do jeep, ja os traseiros estão como podem ver nas fotos, estou usando duas molas por feixe (mola mestra e contra mestra), colocarei um calço entra a mola e o eixo, para ganhar um pouco mais de altura,
O que os experts tem a me dizer ? alguma modificação?
Obrigado , abraço.
Ivo,
meus palpites.
A travessa superior não vai aguentar, é muito fina e foi projetada pra outra função.
Duas laminas é muito pouco, certamente vai ter axle wrap (digita uma dessas duas palavras na PROCURA que vc vai saber o q é).
Esses eixos são de largura original? Se fosse vc não levantava mais que isso não, geralmente a galera usa feixes retos pra tentar baixar o carro e manter a flexibilidade do conjunto.
[]'s
[quote=Elmer_Jeep;386452]Ivo,
meus palpites.
A travessa superior não vai aguentar, é muito fina e foi projetada pra outra função.
* MEU MECÂNICO COLOCOU NESTA TRAVESSA, POIS TEM UM AMIGO NOSSO QUE ESTÁ A MAIS DE UM ANO FAZENDO TRILHA NO CJ-5 DELE COM OS AMORTECEDORES NA MESMA POSIÇÃO.
Duas laminas é muito pouco, certamente vai ter axle wrap (digita uma dessas duas palavras na PROCURA que vc vai saber o q é).
* SE TIVER AXLE WRAP AI COMPLICA O NEGÓCIO, EU FALEI COM MEU MECÂNICO SOBRE COLOCAR PELO MENOS 3 LAMINAS, MAS ELE ME GARANTIO QUE NÃO VAI TER PROBLEMA DUAS, POIS MEU JEEP TEM MOTOR AP, QUE É LEVE ETC, EU VOU TESTAR, CASO FICAR FRACO ADICIONO MAIS UMA LAMINA.
Esses eixos são de largura original? Se fosse vc não levantava mais que isso não, geralmente a galera usa feixes retos pra tentar baixar o carro e manter a flexibilidade do conjunto.
*SÃO ORIGINAIS SIM ELMER, ME CORRIGE SE ESTIVER ERRADO, AS MOLAS QUANTO MAIS PROXIMOS DO EIXO, MAIOR SERÁ A FLEXIBILIDADE?
Elmer, muito obrigado pelas dicas, sempre sonhei com um jeep nas alturas, porêm não quero um jeep alto com uma suspenção ineficiente em trilhas, o meu medo agora está em ter isso.=(,
Tudo isso que foi feito o meu mecânico ja fez em outros jeeps, ele garante que vai ficar muito bom, :pensativo:
Em relação a posição do amortecedor traseiro, irá trabalhar legal? (não esta totalmente vertical)
Abraços e obrigado pelos conselhos.
[quote=Ivo Bittencourt Júnior;386502]Ivo: Eu utilizo as quatro lâminas da Toy (dianteiras nos dois eixos) há quase um ano, só que a mola de baixo é "reta" para que atue somente em caso de maior peso (utilizo as outras 3 porque o Falcão é muito pesado). Quanto aos amortecedores, utilizo os da Band curta com o suporte inferior reposicionado em cima do eixo e com inclinação lateral bem próxima da que vc postou nas fotos. Gostei muito do resultado que obtive. Já na dianteira, que está com os amortecedores na vertical, percebo uma espécie de tranco, quando passo em uma lombada por exemplo, antes da suspensão começar a atuar. Estou aceitando sugestões para corrigir a dianteira (viu Elmer?).
[ ]'s