x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    15/12/2006
    Agradecimentos: 0

Montagem do munhão

Pessoal, preciso de ajuda para montar o munhão.
    Estou trocando os rolamentos do pino mestre e o retentor do munhão. Alguém sabe me dizer se na hora de montar a carcaça do munhão no diferencial, usando rolamentos novos é preciso usar aqueles calços do pino mestre? Se for preciso, tem que ser a mesma quantidade e espessura no de cima e no de baixo, ou não faz diferença? A bucha de bronze da manga de eixo está com 1mm de folga, é importante substituíla? Se não o fizer, que problema acarretará?

Abraços e obrigado.
    Giba

PS.: em breve fotos...

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Gilberto, use as informações do manual de manutenção do jeep e do tópico:

"ajustando os rolamentos de roda e de munhão"

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário
    Entrada
    15/12/2006
    Prezado amigo Leopoldo, primeiramente quero agradecer por responder no meu tópico. Sobre o tópico que você indicou, li-o inteiro, mas a minha dúvida ainda me assola. Será que todos que leram o tópico e trocaram os rolamentos fizeram o serviço sem dúvida (e então eu não prestei atenção) ou será que ninguém se atentou ao fato? Em fim ainda não compreendi se é preciso colocar a mesma medida de calço no pino de baixo e no de cima ou se coloca-se calço somente em um dos pinos (como você descreve no procedimento de montagem do munhão logo no início do tópico) Acredito que esse detalhe seja importante pois penso (dentro da minha ignorância sobre projetos mecânicos) que o munhão deve ficar concêntrico com o tubo do diferencial para que a semi-árvore também fique, do contrário, esta peça sofreria força no sentido transversal, o que colocaria o sistema em atrito intenso. Aliás, a bucha da manga de eixo está ovalizada e o diâmetro interno na região da rosca da manga também está ovalisado, e o desgaste é no ponto inverso do da bucha !

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    1º - sobre os calços:

Para decidir se tem que colocar só em cima, só em baixo, ou em ambos, seria necessário uma ferramenta para apontar quem está acima ou abaixo.

No ENGESA, essa ferramenta existe. No Jeep ... não.

Então conclui-se:

OU > os engenheiros de projeto não consideraram por esquecimento,

OU > isso não se aplica por não ser de eficácia ou relevância.

Porém,

Vamos considerar algo a mais:

O eixo não se mantém retilíneo até a roda livre. HUMMM .... interessante. Poucos observaram isto.

Juntamente no ponto onde há a cruzeta, o eixo muda de ângulo.

O munhão interno tem 8º e o externo tem 9º 30' .

Portanto, é daí que vem o motivo da roda ter 1º 30' de ângulo em relação ao perpenducularismo com o solo.

Existe também o fator, a folga nas cruzetas dianteiras.

Por isso tudo, pode ser irrelevante 10 milésimos em cima ou em baixo .... O sistema absorve isso.

Normalmente, colocam-se 4 a 6 calços no pino mestre superior. Só.

O importante, é o perfeito ajuste da pré-carga sobre os rolamentos.

INFORMAÇÂO ADICIONAL:

Manual do jeep BR: não menciona em cima, em baixo ou ambo.

Manual do Jeep USA: menciona colocar só em cima.

Minha conclusão - no manual USA, dizem isso só por comodidade, pois não dá para garantir se está X acima ou abaixo da cota de projeto ou é irrelevante mesmo, se estiver dentro das faixas normais esperadas na manutenção com os calços de 003, 005, 010, 030 em combinações que possam ir até 0.090"(2,3 mm)

2º- Sobre a manga, a bucha e o semi-eixo:

Vc diz que a bucha da manga está ovalizada. Isso só ocorreria se o eixo não estivesse equipado com roda livre e estivesse sem o anel trava na ponteira, ou roda livre travada e sempre rodando no 4x4 e com póssível falta de lubrificação ou deficiencia .... o antigo dono não cuidou muito do eixo dianteiro ou este jeep era da roça mesmo.

Provávelmente, a superfície de contato no semi-eixo estaria azulado.

troque a bucha e pronto.

Agora esse 1 mm de folga é no raio ou no diâmetro ?
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    15/12/2006
    Amigo Leopoldo, ou você tem bola de cristal, ou bastante experiência em reforma de Jeep. O meu CJ5 era da roça mesmo, e o dono, pelo visto, achava que manutenção preventiva era só colocar gasolina no tanque para não parar na rua. Também por $2.300,00... e o Jeep não tá tão ruim não! Eu é que sou metódico, desmontei o Jeep todinho.

Mas em fim, levei a manga de eixo no trabalho para um colega medir as cotas e eis que a circularidade da bucha ficou em 0.097 de milímetro e encontrou-se 0.413 de mm de empenamento: shock: medido na ponta em relação à flange. A peça foi medida numa tridimensional Mitutoyo.

Pelo jeito vou ter que comprar outra. Andei pesquisando e achei na Donatti por $63.00 e por $69.00, não sei porque dois preços e também achei na Oxford em Campinas por $61.00, mas tenho receio quanto ao material utilizado na fabricação, se é temperado, etc. Esta semana vou entrar em contato com esses vendedores para ver se descubro dados técnicos do produto. Você conhece algum fornecedor?

Vou ver se consigo tirar umas fotos da manga para você ver o desgaste. Estava equipado com roda-livre automática, e quando abri a tampa vi que tinha algo quebrado na roda livre.

Gilberto

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    A bucha pode apresentar: Ovalização e/ou conicidade.

O mais provável é esta apresentar os dois problemas.

O material não é temperado.

A correta bucha da manga do munhão é em bronze fosforozo.

Algumas fabriquetas fazem do latão. Não é a mesma coisa, óbvio.

O "algo quebrado" que pode ter ocasionado este problema é o anel trava da ponta de eixo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem