A roda livre que o João se Refere é um modelo "superior" da AVM, são 6 parafusos que seguram a campana da borboleta da RL, este modelo é muito resistente, no entanto, existe outro modelo de baterial beeeem inferior que não possui tal tampa.
Este modelo "superior" tem esta tampa para acesso àquela trava que prende o semi eixo, sem retirá-la não é possível retirara a parte que é parafusada ao cubo, tem que tomar um baita cuidado, pois se não pode-se espanar as cabeças dos parafusosalem compridos,não há maneira de retirar o corpo da Rl, aí é de chorar..
João,
Os modelos à partir da metade dos anos 60 possuem a panela desconectada ao cubo, em especial os 69 (sem piadinhas, por favor ) que saíam com o cubo sem chaveta.
litwinsk,
Sinceramente, creio que um freio à disco cairia bem para seu Cj, pois além de aumentar a frenagem, daria bem menos mão de obra no pós trilha.
A roda livre que o João se Refere é um modelo "superior" da AVM, são 6 parafusos que seguram a campana da borboleta da RL, este modelo é muito resistente
Seria essa da foto?? AVM modelo 401...
[]'s
TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
ex Troller 2015: BF Mud 37", remap SFI, lift...
ex Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI
Essa foto é exatamente a minha roda livre. Claro que para melhorar a minha vida os parafusos já estão espanados (trabalho de algum porcanico). Só que não tinha nenhuma trava. Tirando os parafusos maiores eu consegui soltar as porcas e retirar o cubo.
Só que com Jeep nada é simples e depois de chegar nas lonas ... surpresa .... as lonas estão ótimas, é o flexivel do freio que entupiu, por isso não freia.
Resultado: Jeep no cavalete esperando as lojas abrirem amanhã !!! Sorte que ainda tenho um dia antes do final de semana .
Ao menos o rolamento tá ótimo. Agora é trocar o flexivel, aproveitar para trocar o reparo do cilindo e esperar o final de semana.
Sobre o freio a disco:
Comprei esse Jeep a 6 meses. Ainda estou lutando para desfazer as gambiarras do antigo dono. Antes eu tinha um 51. Motor de opala, caixa de opala, direção hidraulica, freio a disco, etc.
Comprei esse pq queria um todo original. Por enquanto ainda estou com saco para ajustar platinado, engatar reduzida em morro mais forte (o meu motor não está lá essas coisas), dar duas bombadas no freio quando o sinal fica vermelho, etc. Até o filtro de ar (que era papel) eu troquei pelo temido original a óleo. Vamos ver se toda a dedição um dia vai ser recompensada.
Amanhã eu coloco umas fotos da situação. Agora está quase. Obrigado pela ajuda de todos.
A roda livre que o João se Refere é um modelo "superior" da AVM, são 6 parafusos que seguram a campana da borboleta da RL, este modelo é muito resistente, no entanto, existe outro modelo de baterial beeeem inferior que não possui tal tampa.
Este modelo "superior" tem esta tampa para acesso àquela trava que prende o semi eixo, sem retirá-la não é possível retirara a parte que é parafusada ao cubo, tem que tomar um baita cuidado, pois se não pode-se espanar as cabeças dos parafusosalem compridos,não há maneira de retirar o corpo da Rl, aí é de chorar..
Grande denis, ou joãopones
Ainda bem que vc saiu em meu socorro. é essa RL mesmo.Sempre uso chave TORK T-20, com essa jamais espana. Apesar de ser Allen , com allen pode espanar sim, principalmente se o porcânico usar allen 3 mm no lugar da allen 1/8 (3,25 mm).
litwinsk,
Sinceramente, creio que um freio à disco cairia bem para seu Cj, pois além de aumentar a frenagem, daria bem menos mão de obra no pós trilha.
Essa foto é exatamente a minha roda livre. Claro que para melhorar a minha vida os parafusos já estão espanados (trabalho de algum porcanico). Só que não tinha nenhuma trava. Tirando os parafusos maiores eu consegui soltar as porcas e retirar o cubo.
Só que com Jeep nada é simples e depois de chegar nas lonas ... surpresa .... as lonas estão ótimas, é o flexivel do freio que entupiu, por isso não freia...
Sobre o flexivel, tenho uma ótima história!
Quando comprei o Brancão, estava parado a amis de 5 anos em pátio de prefeitura do interior do interior.
Com o passar dos dias, fui fazendo a mecânica necessária.
Bem, já havia trocado pastilha;
Reparo de pinça:
Reparo de cilindro de roda;
Lona;
Passe nas campanas e
Cilindro mestre e servo freio.
Bem, o Bichão não tinha um frei satisfatório.
Em uma de minhas andanças pelo meio rural, parei em uma casa de um velinho conhecido, perguntou sobre o jipe, conversamos...
Ai o velinho falou: -Troca o "frequicivel" que o freio vorta a funcioná!!!
Litwinski
Quando for montar a RL, coloque o mínimo de graxa possível(alguns usam oleo, não sei qual o correto) , pois se encher a RL de graxa, trava o mecanismo acionador(como se calçasse hidraulicamente) . Digo isto pq já desmontei muitas na trilha que não queriam travar, e o unico defeito era excesso de graxa.
Litwinski
Quando for montar a RL, coloque o mínimo de graxa possível(alguns usam oleo, não sei qual o correto) , pois se encher a RL de graxa, trava o mecanismo acionador(como se calçasse hidraulicamente) . Digo isto pq já desmontei muitas na trilha que não queriam travar, e o unico defeito era excesso de graxa.
A minha estava cheia de graxa. Vou tirar tudo e colocar somente um pouco de graxa nova como você falou. Obrigado pela dica.