

Tá certo que fica mais fácil de capotar, mas não é exageradamente mais fácil não. Digo algo em torno de 13° a menos em inclinações laterais, mas não sei se a geometria que eu fiz é consistente. Meu jipe SPOA sempre excedeu os limites que eu previa, inclusive em inclinações laterais. No início tu achas que vai capotar em qualquer inclinação mais forte ou curva mais rápida, mas com o tempo tu acabas conhecendo os verdadeiros limites do teu jipe (que são maiores em alguns pontos, porém menores em outros!

ET, a barra estabilizadora serve para reduzir a rolagem (inclinação) da carroceria, e isto em quase nada influencia nos limites para capotamento. Eu tbm achava que quanto menos rolagem melhor, mas estava enganado, segundo o pessoal mais entendido! Já rolou essa discussão por aqui. Vá ao tópico Suspensão por fora Chassi que lá isto já foi duscutido mais a fundo!

Ah, perigoso é vc nã saber usar as vantagens do SPOA!


Essa caixa de direção do jipe das fotos é a do Passat! Infelizmente não tenho mais fotos para te mostrar...


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