Recentemente substitui o cilindro mestre de freio que tinha (ñ lembro qual era) pois o mesmo não mandava fluído suficiente para as rodas. O cilindro pelo qual substitui foi pelo da F-1000 antiga, fiz essa escolha com base nas informações que li aqui no fórum. Aproveitando o embalo, troquei também as pastilhas do freio dianteiro (SBD). Feito isso, "achei" que o freio estaria OK, mas para minha surpresa não. Se eu vou pisar no freio, na primeira pisada o pedal vai bem embaixo, só na segunda ou terceira pisada que o bixo segura bem. Regulei as lona do freio traseiro e nada, continua a mesma coisa. O sistema não possui vazamentos e nem ar, pois sangrei tudo mt bem.
Pesso ajuda aos expert do fórum para me dizer onde pode estar o problema. Será que deixei de tomar algum cuidado?? Algo ficou para trás??
Recentemente substitui o cilindro mestre de freio que tinha (ñ lembro qual era) pois o mesmo não mandava fluído suficiente para as rodas. O cilindro pelo qual substitui foi pelo da F-1000 antiga, fiz essa escolha com base nas informações que li aqui no fórum. Aproveitando o embalo, troquei também as pastilhas do freio dianteiro (SBD). Feito isso, "achei" que o freio estaria OK, mas para minha surpresa não. Se eu vou pisar no freio, na primeira pisada o pedal vai bem embaixo, só na segunda ou terceira pisada que o bixo segura bem. Regulei as lona do freio traseiro e nada, continua a mesma coisa. O sistema não possui vazamentos e nem ar, pois sangrei tudo mt bem.
Pesso ajuda aos expert do fórum para me dizer onde pode estar o problema. Será que deixei de tomar algum cuidado?? Algo ficou para trás??
Fico no aguardo.......
Obrigado.
Alan, vc tem certeza absoluta que sangrou direito??? Um pouco de ar que tiver no sistema já atrapalha....seria bom conferir!
Abraços
TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
ex Troller 2015: BF Mud 37", remap SFI, lift...
ex Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI
Itens basicos pra checar:
1. Os rolamentos dos cubos dianteiros estão em bom estado e ajustados?
Folgas no sistema vão afastar as pastilhas, tornando necessárias mais pisadas para "colar" as pastilhas novamente.
2. Os semi-eixos traseiros estão em ordem (desempenados)?
Minhas "bengalas" traseiras estão empenadas (não estou usando o jeep), mas já vi que isto também afasta as lonas do tambor.
3. Rodou cerca de 500 km freando de leve, como se deve fazer com qualquer freio a disco?
As pastilhas precisam assentar bem no formato do disco antes de começar a frear bem. Antes disso, a superfície de contato é pequena, fazendo com que o freio não funcione e, pior, estragando o disco em casos extremos.
4. Conferiu se o cilindro mestre não está vazando?
Bombeie o freio e, quando ele subir, pise e segure. Se ele for cedendo aos poucos, pode estar vazando. Veja se não há vazamento em qualquer outro lugar.
5. Como o Lucas já disse, veja se está bem sangrado mesmo.
Alan
Realmente só pode ser 3 coisas já citadas:
I-Lona traseira afastada
II-Folga nos rolamentos da roda dianteira.Levante as rodas e teste a folga. Se for uma leve folga dos rolamentos de munhão, não afetaria, mas precisa arrumar. A folga de rolamento sim, pois vai afastar as pastilhas , fazendom que a primeira bombada seja só para reaproximá-las(como dito pelo Felipe)
III-Ar
Faça o seguinte, retire o burrinho mestre, existe um parafuso de regulagem que sai do servofreio e empurra o pistãozinho do burinho , ele deve estar muito afastado ( deve ficar encostado , SÓ ENCOSTADO ) , observe se na montagem os caninhos não ficaram invertidos , pois nas saídas do burrinho mestre a da dianteira freia a traseira do jipe e a traseira freia a dianteira .
Sangre ... depois vc me fala . ( obs. considerando o burrinho novo ou em perfeito estado e as sapatas de freio TRASEIRAS reguladas )
Seguinte: esse findi não vou ter tempo de dar uma mexida no Jeep. mas durante a próxima semana acredito que sim. Os rolamentos do cubo dianteiro estão OK. Pois não foi mexido neles e nunca apresentaram nenhum problema (incluindo folgas). Vou revisar novamente a questão do AR no sistema. Quanto ao cilindro mestre, ele não apresenta vazamentos e o burrinho está OK, já havia pensado que poderia apresentar problemas alí quando montei pela primeira vez.
Mais uma pergunta: já li em vários tópicos aqui do forum mas nunca soube o porque deve ser usado canos de aço como tubulação de freio. Eu estou usando de cobre. Sempre usei. Alguém sabe qual seria o problema do cobre???
Eu estou usando de cobre. Sempre usei. Alguém sabe qual seria o problema do cobre???
grato...
Estoura. Normalmente na pior hora. O ideal é o tubo de aço bicromatizado (aquele amarelado) sem costura. Melhor ainda: tubulação de inox. Tem um tópico só sobre isso, iniciado pelo mestre Leopoldo. Não lembro é o nome do tópico...