fui tentar eliminar os vazamentos do sistema de escapamento do meu CJ5-BF 161. Ao suspender a viatura, percebemo que o cano estava amassado em vários pontos, e decidimos trocar tudo. Com o cano e bojo antigos, o motor funcionava perfeitamente, frio, uma beleza. Com ele viajei 300 km de pé embaixo (70-80km/h), com o câmbio de 3m original, andei em dunas, subi uma bem íngreme, na 3a tentativa, e tudo normal. Foi só trocar o escapamento (canos e bojo), com o mesmo diâmetro, e o motor passou a esquentar, e ferver a água. O marcador vai rapidamente para o máximo,e o cheiro de água fervendo invade a cabine. E agora? o que pode ser a causa? Será que terei de "fabricar" vazamentos? O anterior vazava já na junta do coletor e em mais uma junção antes do escapamento.
Recentemente foi feita uma limpeza e regulagem do carburador, porém eu andei várias vezes aqui em Natal e não percebi elevação de temperatura do motor. Hoje fui buscar o carro na oficina que trocou o cano e já chegou em casa (cerca de 5 kM) fervendo, porém funcionando uma beleza. Parece um motor de opala. Meu motor funciona tão redondinho, com um ronco tão uniforme, que todos perguntam se é motor de opala.
Por favor me orientem como eliminar esse superaquecimento. O radiador e a bomba d'água estão perfeitos.
Um abraço e agradeço antecipadamente a ajuda.
Alexandre Magno