x
Convex Datacenter
Página 7 de 39 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 463
  • #73



    Isso aqui tá cada vz mais parecido com aquele outro tópico de instalar motor V8 no jeep.... hehehehehehe

    Mesmo que hoje em dia existam motores V6 muuuuito melhores, ou mesmo motores 4Cilindros "mágicos".... o "lance" é colocar o V8 pcausa do barulho....

    Aqui, acho que estamos tentando colocar um motor GM com injeção, ainda que existam motores originais muuuuito melhores e já "injetados" de fábrica... mas o "lance" é ter um GM 151 Injetado... hehehehehehe

    Aproveitando entao a oportunidade, observei aqui mesmo neste tópico que o coletor do Omega 4 cilindros é muito parecido com o coletor do GM 151... como eu nunca abri capô e Omega pra saber como é embaixo... alguem pode me falar da semelhança destes motores? se o motor do Omega 4 cilindros for semelhante (ou seja, se ele couber na capa seca do GM 151), entao é muuuuito melhor trocar de motor com todos os agregados..... nao?

  • #74
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Tô usando um AP 2.0 16v, com ignição eletrônica tipo HALL controlada por MSD. O módulo de injeção que uso é o HIS ASPRO.
    O que você fez é justamente o CONTRÁRIO do que as pessoas aqui estão querendo.

    Qual a vantagem em substituir uma Magneti Marelli, afinadíssima para este motor, por um sistema com muito menos recursos?

    Hall é um tipo de sensor e MSD é um módulo de ignição CDI, e nenhum dos dois tem a ver com avanço de ignição. Jogou fora o ótimo mapeamento de ignição da Marelli e colocou o que para fazer este controle? Distribuidor com um antiquado e limitadíssimo avanço centrífugo?

    AP 16V já sai injetado de fábrica e não requer nenhuma adaptação física, e este "pequeno detalhe" tem muita influência no resultado final. Faça o mesmo em motor originalmente carburado, que é o assunto deste tópico, e saberá que existe uma imensa diferença entre adaptar ECU e adaptar SISTEMA de injeção, onde o resultado final, com o uso da mesma ECU, pode mudar da água pro vinho.


    Aqui neste fórum tem um tópico sobre baterias & alternadores e lá o Cavalcante analisou, com muita propriedade, uma longa série de detalhes que passam desapercebidos pela grande maioria, e são estes detalhes que fazem a diferença entre funcionar adequadamente e funcionar de qualquer jeito.
    Se com baterias & alternadores a coisa já é assim, o que dizer da adaptação de um sistema de injeção, que é um assunto muito mais complexo?

    Pois bem, você mesmo recomendou o uso de bomba elétrica do Kadett e injetores de baixa impedância instalados no coletor.

    Multipoint por que e pra que se um coletor de carburado não tem fluxo otimizado?

    Injetor de baixa impedância por que e pra que se de alta impedância tem controle mais simples e até vida útil maior?

    Bomba de Kadett por que e pra que, já que vazão & pressão de bomba não tem a ver, necessáriamente, com o numero de cilindros ou até mesmo cilindrada, e sim com a potência gerada pelo motor?

    Só o primeiro item, que tem a ver com DISPOSIÇÃO dos injetores, já rende conversa de horas seguidas, mas isso só faz sentido quando existe interesse em saber a diferença entre funcionar adequadamente e funcionar de qualquer jeito, bem a exemplo do que ocorreu no tópico sobre baterias & alternadores.

    Sds,
    Sukys

  • #75
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    ... se o motor do Omega 4 cilindros for semelhante (ou seja, se ele couber na capa seca do GM 151), entao é muuuuito melhor trocar de motor com todos os agregados..... nao?
    Marcos, trocar é possível, se complicado ou simples depende até de cada um, mas e o custo de manutenção?
    Nem vou entrar no mérito de componentes mecânicos.
    Sensores e atuadores também pifam, nem tudo se encontra em ferro velho (muitas vezes nem em auto-peças) e em autorizada o componente vendido sempre terá o preço de componente novo, muitas vezes mais caro que o preço de um motor completo, comprado em ferro-velho.

    Uma das vantagens em injetar motor antigo está no custo da manutenção do próprio motor, só que o sistema de injeção, além de funcional, também tem que ter um custo de manutenção adequado, caso contrário é melhor ficar com o carburador.

    Sds,
    Sukys

  • #76
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Isso aqui tá cada vz mais parecido com aquele outro tópico de instalar motor V8 no jeep.... hehehehehehe

    Mesmo que hoje em dia existam motores V6 muuuuito melhores, ou mesmo motores 4Cilindros "mágicos".... o "lance" é colocar o V8 pcausa do barulho....

    Aqui, acho que estamos tentando colocar um motor GM com injeção, ainda que existam motores originais muuuuito melhores e já "injetados" de fábrica... mas o "lance" é ter um GM 151 Injetado... hehehehehehe

    Aproveitando entao a oportunidade, observei aqui mesmo neste tópico que o coletor do Omega 4 cilindros é muito parecido com o coletor do GM 151... como eu nunca abri capô e Omega pra saber como é embaixo... alguem pode me falar da semelhança destes motores? se o motor do Omega 4 cilindros for semelhante (ou seja, se ele couber na capa seca do GM 151), entao é muuuuito melhor trocar de motor com todos os agregados..... nao?
    Marcos, eu não sei quanto aos outros, mas no meu caso, a idéia é: tenho um motor que apesar de relativamente fraco e beberrão, é extremamente confiável, do tipo que já bebeu até água com gás na refrigeração, baixou a 95ºC e saiu a 5.000 giros pra recuperar o tempo perdido em prova de raid por causa de uma tampa de reservatório mal encaixada e tá até hoje certinho de cabeçote, por exemplo.
    A idéia então é deixar o bicho redondo, já que ele me atende, através de um sistema de alimentação confiável, já que nosso combustível pode ser qualquer coisa, menos confiável, e mesmo que seja confiável não é constante. Regula seu bura aqui, roda 500 km e abastece de novo. Por melhor que seja o combustível, alguma diferença há de existir.

    Se com isso eu ainda conseguir tirar uns hps e kgfs a mais, excelente!

  • #77
    O meu caso é o seguinte. O meu 151 é extremamente confiável, bebe o que deveria beber, tem uma boa potência, ainda mais com algumas mudanças que eu fiz, e é praticamente novo (<10mil Km)....os problemas são dois: o Primeiro extamente o que o Cavalcante descreve e segundo que em um trilha mais pesadinha, principalmente com boas inclinações lateriais, não a carburador que se comporte direito...ou é falta ou excesso, e na pior enxarca....
    Se tirar 0,5HP a mais e fizer 0,5km/litro de gas pra mim está mais que perfeito. O que não pode é ficar pior.

  • #78
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Caramba... vc postou tanta coisa, que parece q meu motor nem funciona Mesmo depois de praticamente 3 anos de uso... e quase 18000kms rodados, em trilha ou no dia a dia...

    Bom vamos lá... realmente não sou fabricante nem vendedor de HIS.

    Como vc deve saber esse motor AP 2.0 16v, não saiu apenas nos Gol e Parati, antes disso vinham alguns AUDIs, muito antes qdo ainda se usava distribuidor. O meu é desse, não foi adaptado nada. Acoplado ao comando de valvulas. Estilo aos VW 1.0 16v.

    Qto a ignição, postei somente q usava MSD, mas na primeira semana usamos o módulo Bosch Hall. Tbm funcionou. PQ do MSD, bom além da centelha um pouco melhor, conseguimos cortar giros do motor. Coisa que esse HIS q tenho, não faz, o mais novo agora consegue fazer isso.

    Como estávamos sem a injeção original, decidi montar com HIS. Tinha um ótimo custoxbeneficio... e a vantagem de se programar a injeção no próprio painel do Jeep.

    Coloquei uma sonda lambda e um hallmeter pra fazer o controle da mistura.

    Pq da injeção multiponto... Esquece monoponto, é ruim pra fazer acerto com esses tipos de módulo. Qto aos bicos, depende do que vc vai montar no carro e da marca/modelo do módulo. Falei de baixa impedancia mas, esses modulos mais novos, não tenho certeza, já usem bicos mais modernos. Os bicos nas janelas das valvulas de admissão, bom tiro isso pelo q vejo nos motores e tbm qdo o preparador estava instalando o HIS.

    Qto a bomba do Kadett... bom bomba eletrica tem q ter em um carro injeção, coloquei do Kadett pq com 100,00lt$ dá pra comprar uma. Se quizer usar uma melhor ainda... conheço algumas q saem por 360,00... mas acho q não compensa... A não ser q queira dar uma mexida no motor depois...

    Qto ao coletor otimizado, bom já que é pra colocar os bicos, e vai mexer no coletor, pq não já fazer um coletor melhorado...???

    Bom, só sei q o meu funciona... Não tenho toda essa parte técnica que vc conhece...Mas garanto q já rodei muito com o meu CJ, e não dá pra reclamar do módulo... no futuro vou ainda instalar o HIS ou o Fuel Tech mais modernos, pq possuem mais acertos precisos.

    [s]
    4X4 Brasil

  • #79
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Como vc deve saber esse motor AP 2.0 16v, não saiu apenas nos Gol e Parati, antes disso vinham alguns AUDIs, muito antes qdo ainda se usava distribuidor.
    Distribuidor ainda se usa em muito motor injetado, só que estes distribuidores não possuem dispositivos de avanço (vácuo e centrífugo) já que todo o requisito de avanço é feito pela ECU, e sem ECU e sem avanço dinâmico seu motor até funciona, mas o rendimento fica lá no chão.

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Pq da injeção multiponto... Esquece monoponto, é ruim pra fazer acerto com esses tipos de módulo.
    Esquece por quê?
    Pra QUALQUER tipo de gerenciador tanto faz a localização do injetor, e dentro do seu limite de corrente elétrica tanto faz o numero de injetores.
    Seu módulo é aspro e a diferença dele pro modelo turbo fica, basicamente, por conta do sensor de pressão. Pois a versão turbo também serve para alimentar apenas um injetor suplementar, o que vem a ser a mesma coisa que controlar uma injeção monoponto.

    Outra coisa, seu motor é multiponto mas o controle de injeção está sendo feito de forma simultânea. Fisicamente existem quatro injetores, só que funcionando como sendo um, ou seja, muita complicação para a mesmíssima função de um monoponto.

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Qto aos bicos, depende do que vc vai montar no carro e da marca/modelo do módulo.
    Qualquer marca/modelo de módulo funciona com qualquer tipo de injetor, basta saber compatibilizar o uso, e mesmo assim esta preocupação só existe para o caso de injetor de baixa impedância.
    O que importa no injetor, ou injetores, é a vazão, que deve ser compatível com a potência gerada pelo motor.

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Falei de baixa impedancia mas, esses modulos mais novos, não tenho certeza, já usem bicos mais modernos.
    Em termos elétricos, só existem dois tipos de injetores, de baixa e alta impedância, e isso é assim há pelo menos vinte anos, e como já escrevi, qualquer módulo aciona qualquer injetor, a única preocupação está na capacidade de controlar diretamente injetores de baixa impedância.

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Os bicos nas janelas das valvulas de admissão, bom tiro isso pelo q vejo nos motores e tbm qdo o preparador estava instalando o HIS.
    Injeção na janela serve pra duas coisas: melhor controle pra fins de emissão de poluentes e algum ganho em temperatura na mistura admitida.
    Melhora na emissão é fato, só que isso tem um dependência enorme da ECU, já que para emitir menor quantidade de poluentes o tempo de injeção tem que ser milimétricamente controlado em função de "n" parâmetros, e isso só se consegue com ECU muito refinada, horas de dinamômetro e analisadores de gases, e muita, mas muita experiência no assunto.
    Ganho em temperatura na janela é algo que tem tudo a ver com motores com alto grau de preparação, e mesmo assim esse tipo de ganho pode ser sutil e facilmente compensado por uma mistura mais rica, coisa também típica de motores preparados.

    Tudo o que existe debaixo do capô tem que ser visto tendo em mente a proposição de uso, e aquilo que serve para motor preparado nem sempre é o ideal para motor "de rua", e vice-versa.
    Muita coisa que existe debaixo do capô tem que ser contemporizada, e injeção monoponto só morreu por causa da entrada em vigor de leis mais severas sobre controle de emissão de poluentes, e se um jipe polui um tanto com carburador, poluirá menos com injeção monoponto, desde que bem afinada, é claro.

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Qto a bomba do Kadett... bom bomba eletrica tem q ter em um carro injeção, coloquei do Kadett pq com 100,00lt$ dá pra comprar uma. Se quizer usar uma melhor ainda... conheço algumas q saem por 360,00... mas acho q não compensa... A não ser q queira dar uma mexida no motor depois...
    Quesito preço tem sua importância, mas bomba elétrica se elege em função de vazão versus pressão, e isso tem tudo a ver com a potência gerada pelo motor.
    Tudo bem, pro seu caso deu casamento, mas como o assunto aqui é genérico poderia ficar a impressão que esta bomba serve pra qualquer motor, o que não é bem assim.

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Qto ao coletor otimizado, bom já que é pra colocar os bicos, e vai mexer no coletor, pq não já fazer um coletor melhorado...???
    Coletor de motor carburado não tem a mesma simetria para todos os cilindros, ou seja, tanto faz a injeção ser mono ou multiponto, sempre existirá alguma diferença na aspiração, e coletor melhorado, pra ser melhorado, não basta ter apenas os dutos com o mesmo comprimento, já que comprimento (e diâmetro) também exercem influência na capacidade de aspiração, e tudo isso, em ultima análise, atera a curva de torque do motor.
    Se existe experiência no assunto pode-se fazer o que bem entender, mas se é pra arrumar salseiro é melhor ficar com uma simples flange e adaptar um monoponto, que de lambuja já leva o dosador de pressão e TPS.

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Bom, só sei q o meu funciona...
    Aí é que está a questão, você sabe que funciona, e disso não duvido, mas não poderia funcionar melhor, com menor consumo e de forma mais simples?

    Veja bem, Thiago, que seu caso está na contramão do que se pretende por aqui. Você partiu de um motor originalmente injetado e só fez a substituição do controle, e com certeza absoluta está perdendo muita coisa em relação a ECU original.
    Aplique a mesma receita em motor originalmente carburado, faça um comparativo de consumo, curva de torque, potência, dirigibilidade, etc, e aí sim terá parâmetro para comparação, e se em algum item a injeção levar a pior, melhor ficar com o carburador, a não ser que a conversa mude para prova de arrancada de jipe.

    Sds,
    Sukys

  • #80
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Se com isso eu ainda conseguir tirar uns hps e kgfs a mais, excelente!
    Veja só que coisa, Cavalcante, todo carburador possui mapa de injeção, e só sabe disso quem manja do assunto ou é muito observador.
    Se o seu carburador (original) já possui mapa otimizado para o seu motor, como é que se pode esperar algum ganho em torque ou potência fazendo uso de injeção?
    Tudo bem, jogou fora o carburador e a restrição do venturi vai junto, e sem venturi o motor respira melhor, o que aumenta a possibilidade de ganhos.
    Se o ajuste de injeção for do tipo linear terá ganho efetivo somente em um determinado regime de giro do motor, de resto só contabilizará perdas.
    Se o ajuste for do tipo mapeado aumentam as chances de ganho em todos os regimes de giro, que será tanto melhor quanto maior o numero de pontos de ajuste.
    Daí já deu para deduzir que injeção com ajuste na base de potenciômetro só serve pra ganho EFETIVO em determinada rotação (olha aí o equipamento feito EXCLUSIVAMENTE para prova de arrancada) e que injeção mapeada pra carro "de rua" tem que ter refinamento igual ou superior ao "mapa" do carburador.
    Carburador já vem mapeado de fábrica, injeção adaptada não, e o mapa da mina fica por conta de cada um.
    Cadê os fabricantes de ECU programável e os milagrosos doutores em remapeamento de chip que não querem ganhar dinheiro de jipeiros ávidos por injeção????????

    Projetista de carburador deveria ser homenageado com estátua e lembrado em feriado nacional.

    Sds,
    Sukys

  • #81
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Projetista de carburador deveria ser homenageado com estátua e lembrado em feriado nacional.
    Isso me fez lembrar quando ainda existia a fábrica da Solex em Ribeirão Pires.....a primeira vez que fui lá (a long time ago) me senti uma criança em loja de doces.....99% dos caras que já "lidaram" com um carburador não fazem idéia do nível de engenharia gasta nessa coisa....é algo lindo de se ver....
    Nos EUA tem opções de carburadores otimizados para uso off-road, mas alguém já pesquisou o quanto custa ??? Com impostos e tudo mais, daria pra comprar um motor completo por aqui....

    Pergunto: Qual ECU/sistema padrão valeria a pena investir pra começar a brincadeira ? (se é que padrão for um caminho custo/benefício). Pergunto isso por que tem uns kits de remapeamento muito interessantes por aí que daria pra brincar um bocado com a programação de fábrica original pra otimizar o conjunto a preço convidativo...

  • #82
    Usuário Avatar de Varela
    Entrada
    26/08/2004
    Local
    brasilia/DF
    Idade
    64
    Posts
    643
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Veja só que coisa, Cavalcante, todo carburador possui mapa de injeção, e só sabe disso quem manja do assunto ou é muito observador.
    Se o seu carburador (original) já possui mapa otimizado para o seu motor, como é que se pode esperar algum ganho em torque ou potência fazendo uso de injeção?
    Tudo bem, jogou fora o carburador e a restrição do venturi vai junto, e sem venturi o motor respira melhor, o que aumenta a possibilidade de ganhos.
    Se o ajuste de injeção for do tipo linear terá ganho efetivo somente em um determinado regime de giro do motor, de resto só contabilizará perdas.
    Se o ajuste for do tipo mapeado aumentam as chances de ganho em todos os regimes de giro, que será tanto melhor quanto maior o numero de pontos de ajuste.
    Daí já deu para deduzir que injeção com ajuste na base de potenciômetro só serve pra ganho EFETIVO em determinada rotação (olha aí o equipamento feito EXCLUSIVAMENTE para prova de arrancada) e que injeção mapeada pra carro "de rua" tem que ter refinamento igual ou superior ao "mapa" do carburador.
    Carburador já vem mapeado de fábrica, injeção adaptada não, e o mapa da mina fica por conta de cada um.
    Cadê os fabricantes de ECU programável e os milagrosos doutores em remapeamento de chip que não querem ganhar dinheiro de jipeiros ávidos por injeção????????

    Projetista de carburador deveria ser homenageado com estátua e lembrado em feriado nacional.

    Sds,
    Sukys
    Ora, ora, caro Sukys, há quanto tempo eu não lia algo vindo de tão nobre pessoa...
    Na explicação só faltou estar naquela antiga mesa de bar...

  • #83
    Citação Postado originalmente por fmoura
    Na explicação só faltou estar naquela antiga mesa de bar...
    Grande Moura, dia desses fiz uso do boteco, mas nem lembro mais em que tópico foi, e olha que nem tinha bebido Campari com ovo.

    Sds,
    Sukys

  • #84
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    É verdade, meu módulo é um pouco fraco, não controla tudo que precisa, realmente tbm não recomendaria a titulo de economia de combustivel, mas se for pra andar mais, aí sim ele serve.

    Mês q vem estarei trocando este HIS Aspro, por um Fuel Tech 1Fi ou o HIS MDFIC01. Por causa do blower. Espero que fique melhor, com um funcionamento mais liso...

    [s]

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade