Postado originalmente por
leopoldo
Junior. boa noite.
Leopoldo boa noite,
A coisa não é tão automaticamente conclusiva assim, a respeito do cambio da C10.
Também acho, mas...
Entenda oque acontece antes de sair gastando $$ e dar de novo com a cabeça na parede.
Otimo entendido,
Ao colocar um pneu maior, a ré sobrecarrega porque tem de girar um pneu de maior DIAMETRO e MAIOR capacidade de engripar (agarrar) no solo. Se vc alongou o diferencial, pior ainda, mas entenda que hoje, foi a engrenagem.
Também compreendido, o diferencial está original não mudei não.
Poderia ter sido o semi-eixo, a cruzeta, etc .... Com certeza, desta vez, ela foi o fusível no sistema.
Certo, concordo plenamente, mas estando eu com outro cambio, saberei o meu limite. E com um cambio ploblematico (no caso do meu, pois está ruim) fica dificil.
Vc pode colocar uma nova engrenagem e IMPOR a si mesmo um limite de pe no acelerador na ré, para evitar sobrecarga. Vc já sabe que se abusar vai quebrar.
Essa é muito importante, pois não é só uma engrenagem e sim, varias, tem
luva ruim, nucleo, eng.1º, folga nos rolamentos, etc...
É o mesmo caso de esterçar a roda diateira em 4x4 reduzido, acelerar numa valeta e achar que não vai estourar o SEMI-EIXO.
Essa é fatal, ne? Apoiado,
MAS, Fato:
a engrenagem quebrou. Ou por fadiga, ou por sobrecarga ou por desvio de qualidade do material da peça.
Suspeitando de outros sintomas, causados por outras peças ruins.
Na luva de 1º e ré ta com uma folga
, nucleo desgastado...
É muito nova para ser por fadiga, então sobra sobrecarga ou material com desvio. Vc aqui está numa encruzilhada, pois são 50% de chance para cada opção.
Se foi desvio, menos pior mas vc não tem como verificar isso sem os dados do fabricante e uma analise metalográfica. Lógico que vc não iria pagar por uma análise desta. E como não há vítimas, não há juiz que vá pedir perícia nela. Vc está abanando as mãos.
MAS
Se foi sobrecarga, voce NÃO pode supor que aquele outro cambio X vai resolver uma vez que vc também não tem os dados de engenharia do produto. Vc sabe as características do engrenamento da ré deste outro cambio, os materiais, o dimensionamento de carga ??? eu não. Nem vc, e provávelmente ninguém daqui.
X2, mas conforme aprendi aqui no proprio forum, lendo n topicos sobre o assunto, no momento seria o melhor custo x beneficio para o meu caso, pois veja:
o meu Cambio orig. conserto> descarte (inviavel); porque:
Cambio original 3m revisado aqui no forum > 400,00+ frete;
cambio c-10 3m ja pronto e revisado RECUPERG> 890,00+frete, obs.
Obs: tem outros custos cardans, furo da alavanca, etc.
Vc pode ter uma certa ideia, removendo as 2 engrenages de ré e comparando as dimensões das peças. Quanto mais espesso os dentes, mais resistente, se forem dos mesmos materiais. Aqui, vc também está de mãos abanando. Ainda não é uma garantia.
Se vc quiser ter uma garantia maior, SELECIONE um cambio que vem de um motor com MAIS torque. Numa primeira avaliação, ele deve suportar mais carga que o do jeep.