x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 22 de 22

Hybrid View

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Cavalcante desculpa mas vou ter que discordar de você ao meu ver a mangueira é bem vinda porque protege o revestimento dos cabos não somente das altas temperaturas do motor, mas sobretudo das eventuais lavagens com solupan que costumam fazer nas viaturas
    Aí sim, faz todo o sentido, mas é só proteção mecânica, concorda? Agora quanto ao solopan, como ouvi dizer outro dia por aqui, aquilo e fluido de freio acho que foram feitos no inferno, e um pro outro.

O diabo é que já vi "fabricante" de "módulos de ignição de alta performance" mandar o cliente revestir os cabos de vela com mangueira para aumentar a isolação...

Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    "... Aí sim, faz todo o sentido, mas é só proteção mecânica, concorda? ..."
    .................................................. ...........................

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Cavalcante, a mangueira no positivo é só para evitar abrasão e possível desgaste da capa de PVc ou borracha. sabe como é, jeep chacoalha muito , vai raspando na lataria, de repente: Fogo(curto -circuito)
    Quanto a usar a tração para ajudar o trabalho do guincho, essa sim , acho a melhor característica dos guinchos elétricos, pois o carro patinando lentamente(para não afundar mais), fica bem leve para o guincho puxar, e , como o motor estará funcionando, vai repor boa parte da carga.
    Gosto de usar 2 baterias menores no lugar de uma enorme , pois sempre levo equipamento de solda elétrica 24 Volts, e com duas baterias em série, dá para 30 a 40 minutos de solda.
    Já usei várias vezes em viaturas de colegas(barra de direção) , chassi... No meu, acho que só vai quebrar quando eu esquecer de levar(lei de Murphi)

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    João, aí blz, e lembre-se: Murphy não morreu. Elvis sim.

Agora tracionar o carro junto com o guincho é pedir pra danar o bicho. Dá uma olhada em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3612
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Parece que está ocorrendo uma certa confusão, o cuidado quando se usa o guincho é evitar que o mesmo sofra trancos, uma variação da intensidade da solicitação desde que no mesmo sentido não há problema.

O problema aparece quando geramos ações dinâmicas de impacto no sentido contrário, estes ocasionam esforços majorados que podem superar a capacidade resistente dos componentes.

Portanto deve-se evitar utilizar o guincho para puxar outra viatura com a sua em movimento, isso devido a grande chance de sofrer trancos.

Alguns exemplos :

Vc está parado e ancorado, puxando um outro veículo com o guincho, este outro veículo está com a tração ligada em uma subida, nessa situação o cabo pode folgar de tempo em tempo (devido ao avanço do jeep pela sua própria tração), porem se esse veículo que esta sendo "puxado" tiver a mínima chance de escorregar e ao recuar gerar um tranco, esse tranco, dependendo da condição, pode danificar o guincho, num caso desses, se existir esta possibilidade, o mais indicado é o veículo que está sendo puxado desligue a tração.

Vc pode utilizar o guincho com sua tração ligada, desde que vc esteja apenas se tracionando e tenha a situação sob controle, ou seja, normalmente no plano não há problema, o guincho puxa vc do enrrosco, como a tração está ligada enquanto vc não tiver aderência nenhuma o guincho faz todo o trabalho os pneus patinam, no momento que contar com alguma aderência o esforço no guincho caí até o ponto onde a aderência seja suficiente para o veículo avançar mais rápido que a velocidade do guincho de recolher o cabo, como não exite a possibilidade de recuo não ocorrerá tranco, apenas uma variação gradual no esforço.

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Cavalcante
    A situação tratada no link que vc citou, em nada se aproxima da situação que eu estava imaginando. Lá a pessoa está tentando puxar outra viatura, usando guincho , sem ancorar o carro e ainda tentando "ajudar na ré". Tem Cabimento?? lógico , é melhor perguntar do que ir fazendo na doida. O fórum existe é para essa troca de experiências.
    Cavalcante, para aquela situação , recomendaria ancorar o carro com guincho numa boa árvore, com o uso de cinta apropriada, puxar com o guincho e a viatura encalhada ajudar engatando a 1ª reduzida e deixando patinar lentamente. Como estou imaginando que a viatura esteja realmente encalhada, ela não vai atropelar o cabo de aço. No ponto que o cabo dê sinais de embarrigamento, tentar sair em 2ª red , rápido , mas já sem o guincho.
    A situação que eu estava imaginando,que é a de maior probabilidade de ocorrer, é mais ou menos assim:
    Viatura que possui guincho encalhou bonito, coloca cinta de ancoragem numa árvore salvadora, engata o cabo e começa a puxar com o guincho, quando o cabo traciona legal, tem que ajudar na tração , senão vc está usando o tipo de guincho errado: Ao inves do excelente equipamento que é um guincho elétrico, deve partir para um guincho mecanico(nestes , não se recomenda o uso da tração quando se está usando o guincho).
    Cavalcante, fazendo desta maneira, praticamente impossível ter que usar patesca, tanto que na trilha do 90 levei 3 patescas, não tive que tirar da caixa. E, o pessoal dos guinchos mecanicos (talvez por precaução),ou usaram ou colocavam 2 guinchos para trabalhar em conjunto.
    Por último, afinal já deve estar torrando o saco, tem diversos tipos de encalhada(quando os pneus dianteiros afundam muito ou entestam num paredão reto, e o ponto de ancoragem é na linha do horizonte) que, sem o uso desta tecnica, pode colocar 3 guincho com patesca que , ou não sai , ou para sair, arranca o eixo antes(já vi acontecer, não é devaneio).
    Se não concordar, pode falar, fórum é assim mesmo. Ainda acho que vamos nos entender. Pelo menos estou esperançoso.
    Um abração

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem