x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 29
    Visitante

Re: Chassis ou solda?

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Bom, até eu correria para comprar esse chassis, mas se optar por reparar o seu, só preste atenção para não fazer cordões contínuos.
    Faça um cordão de uns 10 cm,espaçado de 10 cm.
    Leopoldo,

Pq não fazer cordões cobrindo o chassi por completo? Para ainda deixar uma certa elasticidade do chassi ?

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Porque?

Boa Tarde.

Esse é o problema. Num primeiro momento, a gente pensa que se soldar de fora a fora, a resistência aumenta. Mas isso não acontece quando se solda uma peça desse tamanho. A solda é só para Ligar o reforço ao chassis. Lembre-se que a solda altera as propriedades do material-base (aço do chassis) além de criar zonas de tensão localizadas, além do que, soldas podem produzir mordeduras , falta de fusão, inclusão de escória etc..... que acabam sendo pontos onde poderão se originar trincas.

Também tem o problema do empenamento. Soldando-se com cordões intercalados, voce propicia um acomodamento do material de reforço.

Veja por exemplo o chassis do Jeep após 76, que tinha uma tira soldada a ponto com intercalamento de uns 20 cm de ponto a ponto.

Pensando de uma outra forma, o intercalamento evita que num eventual rasgamento da tira ou do chassis, o rasgamento se propague de fora a fora.

Depois de acabar o serviço, encha os espaços não preenchidos de solda com um selante tipo poliuretânico, pode ser desses industriais mesmo e aí pinte tudo. Isso evita que a água penetre entre a cinta de reforço e o material base do chassis e gere corrosão, já que lá a tinta não vai entrar e depois da solda, o material está mais susceptível a corroer.

Abraços,

leopoldo

Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Agradecimentos: 0
    Raphael

O tópico que pediste com as dicas que segui é este:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=296

Em anexo duas fotos do meu reforço
    Um abração
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bacalhau - problema nos chassis-chassis_002.jpg   Bacalhau - problema nos chassis-chassis_001.jpg  
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

Visitante

Re: Porque?

Boa Tarde.

Esse é o problema. Num primeiro momento, a gente pensa que se soldar de fora a fora, a resistência aumenta. Mas isso não acontece quando se solda uma peça desse tamanho. A solda é só para Ligar o reforço ao chassis. Lembre-se que a solda altera as propriedades do material-base (aço do chassis) além de criar zonas de tensão localizadas, além do que, soldas podem produzir mordeduras , falta de fusão, inclusão de escória etc..... que acabam sendo pontos onde poderão se originar trincas.

Também tem o problema do empenamento. Soldando-se com cordões intercalados, voce propicia um acomodamento do material de reforço.

Veja por exemplo o chassis do Jeep após 76, que tinha uma tira soldada a ponto com intercalamento de uns 20 cm de ponto a ponto.

Pensando de uma outra forma, o intercalamento evita que num eventual rasgamento da tira ou do chassis, o rasgamento se propague de fora a fora.

Depois de acabar o serviço, encha os espaços não preenchidos de solda com um selante tipo poliuretânico, pode ser desses industriais mesmo e aí pinte tudo. Isso evita que a água penetre entre a cinta de reforço e o material base do chassis e gere corrosão, já que lá a tinta não vai entrar e depois da solda, o material está mais susceptível a corroer.

Abraços,

leopoldo
    Valeu Leopoldo pela aula!

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS

Re: Chassis ou solda?

A aee Leopoldo !!!

Como deve ser a posição relativa entre os cordões nas duas laterais da chapa??? Fiz um desenho imaginando duas opções Qual é a melhor: a 1, a 2 ou a 3??? Ou tem outra melhor???

[]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bacalhau - problema nos chassis-cordao_995.gif  
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

UAI, QUAR DELAS SÔ!

Eu tenho preferência pela 1 devido ser mais fácil controlar o comprimento do cordão e do vazio além do paralelismo entre o par.

A opção 2 não é muito boa não pois na tração, você teria 2 pontos alavancando um rasgameto da tira de reforço.

A opção 3 poderia ser melhorada se as extremidades de cada cordão coincidisse com o 1/2 do oposto. Mas olhando por cima, acho que enrigesse muito a longarina.

Ainda fico com a 1º opção.

Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    A opção 3 poderia ser melhorada se as extremidades de cada cordão coincidisse com o 1/2 do oposto.
    Oi Leopoldo, foi desta forma mesmo que eu desenhei: a extremidade de cada cordão coincide com o meio do oposto! Certo?

...

O próximo passo na reforma do cj3a do meu pai é o reforço no chassis, mas eu tenho dúvidas em qual dos modos devo escolher: fazer soldas laterais na chapa (da forma que o Leopoldo mencionou) ou fazer soldas nos furos (como o Giovani ensina no tópico "Reforço no Chassis"). Pessoal, qual a melhor opção (desconsiderando a estética)???

Ah, a solda que vou utilizar é a elétrica de corrente alternada!

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Quar de novo!

Citação Postado originalmente por mauro2br
    Oi Leopoldo, foi desta forma mesmo que eu desenhei: a extremidade de cada cordão coincide com o meio do oposto! Certo?
    Se for como abaixo, estamos falando a mesma língua.

No caso da sua solda proposta, entre fazer um furo na tira de reforço ou soldar pelas laterais, eu soldaria pelas laterais. Haja trampo furar com uma serra copo de 17~25mm de 20 em 20 cm uma tira de 1/4" para depois soldar sobre a longarina. A Ford fazia com solda ponto mas também haja maquininha.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bacalhau - problema nos chassis-solda_781.jpg  

Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS

Re: Quar de novo!

Se for como abaixo, estamos falando a mesma língua.
    Oi Leopoldo! Eu estava falando a sua lingua, pois a quatro mensagens atrás vc escreveu:
    ... e da forma que vc desenhou agora não há como os cordões terem o mesmo comprimento do espaçamento que há entre eles (na caso vc havia dito 10cm) E eu estava trabalhando em cima do que vc havia escrito!

Sempre estive mais inclinado para as soldas laterais, pois o trabalho redobrado que é fazer muitos furos e soldar dentro deles com solda elétrica iria ser f*&a. Apesar do reforço que quero por ser apenas de 1/8".

Mas independentemente do tipo de solda utilidado, e considerando apenas o fator reforço propriamente dito, qual método é melhor: solda lateral ou solda furo???

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Volta lá.

Eu sei, eu tinha acrescentado um comentário sobre esses 10 cm mas acho que você já tinha lido minha mensagem quando adicionei.

Bom, na minha opinião, a solda lateral dá mais escoramento à tira. No caso de tira furada e enchida de solda, tenho a impressão que vai ficar mais fraca. Na minha concepção, você estaria introduzindo uma descontinuidade no 1/2 da tira e essa descontinuidade resulta em enfraquecimento.

Mas para tirar a dúvida de quanto um é mais resistente que o outro, só colocando 2 corpos de prova num ensaio de tração. Para mim, a solda lateral ganha.

Preciosismos à parte, colocar 2 cordões paralelos (pareados) - idem com os espaçamentos, é uma solução corriqueira.

Nunca mais tive problemas de trincas em longarinas. Mas usei tira de 1/4.

Mesmo assim, tem que ter uma certa paciência no processo de soldagem para não envergar a longarina.

Não sei se tem material à disposição para isso, mas o ideal seria fazer uma "colagem".

Ola amigos...

bom .. primeiramente obrigado pela ajuda..

O negocio é que no rio é muito dificil de arrumar uma boa mao de obra.. que eu saiba -e confie pq ja vi o trabalho- so a Dakar.. o proprio Bruno mesmo ja falou q tem um chassi novo.. so que para motor 6c o meu é o 4c OHC e adaptar outra vez.. nao da.... resolvi mesmo é cintar o chassi - até cheguei a pensar em ir para o RS, ja que o Alexandre falou que o servico é bom - se alguem do rio tiver uma dica de um cara BOM, é so falar... tb quero no meu jeep trocar calços e refazer susp.
    alhuem sabendo.. só dar um toque..

ps: como vou para as bandas de SP quase sempre.. um prof. de lá tb é bem vindo .....

[]´s Raphael
    O CJ que faz feliz!

Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS

Re: Volta lá.

Mesmo assim, tem que ter uma certa paciência no processo de soldagem para não envergar a longarina.
    Leopoldo, vc acha melhor ir seguindo a chapa já fazendo as soldas definitivas ou pontear primeiro toda a chapa nos lugares onde irão as soldas e depois soldar por cima?? Enfim, que dicas vc nos dá???

Não sei se tem material à disposição para isso, mas o ideal seria fazer uma "colagem".
    Como é isso?

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem