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  • #1
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
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    Correção de cambagem




    ... daês....

    Pessoal é o seguinte: qual seria o melhor jeito de se fazer o ajuste da cambagem dos gerreiros??? passando a manga do semi-eixo na plaina, ou existe um outro método?? tem algum segredo pra fazer o ajuste na manga? tenho que ajustar isso logo pq o meu jeep tá com uns 3 graus de cambagem positiva e realmente ta mei feim o visual... além de torrar pneus e ser ruim de pilotar
    se alguém tiver as dicas.... obrigado!

    []´s desregulados....

  • #2
    Oi Paulo,

    Não sei se o que você quer fazer funciona!
    Também não sei se entendi o que você quer fazer!

    Que tal pensar nas causas?
    Porque está com 3 graus (isso é muito)?
    Não será porque seu eixo deixou de ser reto e esta virando um V?
    Se for isso acho que você pode ir pensando em substituir o eixo.

  • #3
    Paulo, blz? cara, acho melhor vc olhar os rolamentos de roda e dos munhoes... deve tar tudo comido aih dentro... ou realmente teu eixo dianteiro tá virando um "V" cuidado, tá ficando perigoso andar assim...

    []'s preocupados...

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Cambagem

    A cambagem do jeep é 1º 30'

    A cambagem, se estiver fora e não for por causa de rolamentos de munhão, só pode significar uma coisa MUITO COMUM........

    eixo torto.

    AÍ, É TROCA DE EIXO. Mas veja bem, só se o eixo estiver torto.

    Nem pense em mexer na manga. Ela não é retrabalhável, nem por ideia.
    Pode estar empenada mas é mais provável estar rachada do que empenar.

  • #5
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
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    .. olá pessoal...

    Leopoldo, o eixo não está torto, foi comprado à pouco tempo e antes de colocar fizemos um gabarito, e os rolamentos e todo o resto são novos, não rodaram nem 200 km ainda. falei da correção de cambagem porque o Giovanni fez isso no t-rex, vejam no link da frota 4x4. ou seja, deve ter um jeito.... ou não.... e se eu fizer um calço angulado pra por entre a luva e o munhão, aumentando equivalentemente os parafusos?
    Há, mesmo que fosse eixo torto, a cambagem iria ficar cada vez mais negativa não é?? nenhum eixo entorta pra cima...e não é esse o caso, são 3 graus, medidos, em positivo....

    []´s intrigados

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Cambagem

    Olha, voce escreve que o eixo é novo....

    Mas é novo da albarus? zérinho?

    Se for zérinho, tem de ter a cambagem correta que é fazer um leve V, olhando de frente. Isso é o certo.

    Como o eixo do jeep entorta normalmente?

    Para cima, considerando do feixe ao munhão, quando pega valeta ou buraco,
    para traz, no caso de impacto direto, como por exemplo bater num cupinzeiro,
    ou para cima e para traz, no caso de grandes buracos.

    Assim, a parte de "cima" dos pneus tende a se aproximar e as de "baixo" a se afastar.

    Isso acontesse NORMALMENTE com os eixos dianteiros e trazeiros do jeep, mais do que se espera, mais do que se supõe.

    E sobre o ângulo, eu só saberia te dizer + ou - sabendo qual a sua referência, pois no manual do jeep, não foi estabelecido os lados + ou -.

    A bolacha cônica para ajuste da manga....
    é uma solução para quem não quer trocar o eixo, só que não é uma peça padrão, não é muito facil determinar o ângulo de correção, não é fácil usinar e instalar e no final, os parafusos não foram feitos para esse tipo de montagem nem o acoplamento pilotado da manga no munhão externo, assim tenho minhas reservas nesse assunto.

  • #7
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    ...e não é esse o caso, são 3 graus, medidos, em positivo....
    Como que voce mediu?
    Levou numa loja de alinhamento?
    Tem certeza?
    Ja conferiu os rolamentos do munhão?
    E quase impossivel o eixo empenar para positivo.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #8
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
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    olá pessoal...

    o eixo não está torto, isso é certo, e a parte debaixo dos pneus é que se aproximou e não o contrario como disse o Leopoldo... medi em uma maquina de geolazer... 3ºpositivo!!! realmente faz um V olhando de frente mas 3 graus é muita coisa, os pneus estão deitando... tem um jipeiro amigo meu que teve o mesmo problema aqui e resolveu mexendo na luva, mas acho que fezer a bolacha cônica seria uma melhor opção....

    []´s em dúvida...

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    CAMBAGEM

    Esta faltando uma questão aqui.

    Tudo bem, você mediu 3º, mas quando você tem 3º de cambagem, qual é o ângulo de caster?

  • #10
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
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    o angulo de caster esta certo .. 0.5 grau negativo (aberto), e os rolamentos do munhão estão ok.... desmontei tudo hoje, ja fiz as bolachas no torno, em aço 1020. ficaram muito bem feitas, eu mesmo fiz o trabalho, com a angulação certa, ainda não instalei pra ver o resultado mas acho que vai ficar bom. deixei o menor possível a espessura das mesmas, oque você acha? a parte mais larga tem 4mm.... não é tanto assim, e ainda vou redimensionar os parafusos. Leopoldo, se vc tiver alguma dica extra, estou de ouvidos.... mas acho que esse era o único jeito de resolver o problema. só não entendi o por quê do mesmo, ainda que ja tenha visto isso em outros jipes...

    []´s....

  • #11
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
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    há, com -0,5 de caster, as cambagens são: +2,10 na direita e +1,40 na esquerda, as bolachas foram feitas com relação à esses ângulos.

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Ajustes.

    Bom, tô achando muito estranho este eixo de jeep, mas que fazer?

    Mas, esse angulo de caster não tá certo não, no jeep é de 3º a 10º.

    Sobre sujestões......

    Pense em usar prisioneiros (trava química no munhão) de aço em vez de parafusos.

    Diminui a probabilidade de espanar no aperto com a base inclinada e ainda garante um certo alinhamento da manga com o munhão.

    De resto boa sorte.

    pô, tem certeza que (era de / é para) jeep willys-ford esse eixo?

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