x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Dúvida cruel...

Usuário Avatar de Zeca - PVH
    Entrada
    01/01/2007
    Local
    Porto Velho-RO/RO
    Agradecimentos: 0

Dúvida cruel...

Olá Rapaziada!

Estou com uma dúvida e portanto necessitando da ajuda dos + experientes. Seguinte...
    Estou desconfiado de que o "Mutante" (CJ-82) está com problemas na carroceria ou chassis. Explico: recentemente colequei 4 pneus candangos na viatura. acontence que os dois pneus do lado do passageiro estão sendo riscados. O da frente, pegar levente no paraguso de fixação do amortecedor (quando se faz curvas usando todo o giro da direção), e o trazeiro raspa na parede vertical da caixa de roda. Mostrei isso ao mecânico e ele disse que em alguns jeeps isso é normal ocorrer, inclusive me mostrou um com o mesmo problema que estava na oficina.
    Isso é normal mesmo ou o "Mutante" está com problemas sérios?

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Zeca,

Normal de acontecer pode ter certeza que não é. Isso pode ter várias causas, mas acho que também não deve ser nenhum problema muito sério. Dependendo da largura do pneu e do offset da roda, pode acontecer do pneu acabar raspando no paralama interno, porém o normal seria acontecer dos dois lados. Começando pelo mais fácil, verifica como estão os feixes de molas e amortecedores, se com o jipe parado em um local plano você percebe alguma diferença de altura entre os dois lado, mede a altura do chassi ao chão nos dois lados, usando pontos de referencias iguais. Se não achar nada de irregular, pode ser que tenha algum problema de chassi desalinhado, mas é melhro começar pelo básico.

[]´s

Entrada
    01/01/2007
    Local
    Porto Velho-RO/RO
    Valeu Ronaldo!

As rodas são da F-1000, os pneus - Pirelli 750x16 "Candango" - novos. Os amortecedores estão "zero bala" (Cofap - originais). Quanto ao feixe de molas, o "meca" que falou que logo vou que que mandar arquear pois apresentam-se cansados. De fato, quando se olha a viatura por tráz, se percebe uma leve diferença de nível entre as duas laterais, sendo que o lado mais baixo e o lado que raspa o pneu.

Zeca - PVH
    CJ - ano 1982 - Motor 151-Opala
    Ford Ranger Storm - 2004

Zeca,

O arqueamento do feixe de molas JAMAIS deve ser feito.

O correto é a verificação de cada uma das lâminas e a substituição daquelas que não apresentarem mais a flexibilidade devida. As oficinas de suspensão de caminhões realizam esse serviço.

O arqueamento das molas tira a flexibilidade das mesmas - aumenta a altura do Jeep mas o Jeep fica muitoduro e desconfortável.

Há quem diga que a substituição completa dos feixes seja a melhor solução.

Um abraço,

Otávio.

Obrigado por essas informações Otávio!

Antes das suas palavras, se eu tivesse problemas de altura com o Thunderbolt eu certamente iria (por ser uma opção mais barata) efetuar o arqueamento das lâminas. Mas depois da sua explicação já penso diferente.

Vou repassar a informação aos amigos jipeiros aqui da região.

Até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por otavio gomes
    Há quem diga que a substituição completa dos feixes seja a melhor solução.
    Concordo e confirmo.

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimento: 1
    Como já disseram, para não ter dor de cabeça, troca tudo, verifica as buchas e aproveita para examinar os apoios dos feixes se estão tortos ou com olhais gastos.

Se estiver sem $, leva em um posto de molas e pede para trocar as laminas cansadas, as mais longas são as mais importantes, quanto melhor o estado das mesmas melhor será o desempenho.

Usuário Avatar de lucciano amaral
    Entrada
    10/01/2006
    Local
    Varginha MG/MG
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Zeca - PVH Ver Post
    Valeu Ronaldo!

As rodas são da F-1000, os pneus - Pirelli 750x16 "Candango" - novos. Os amortecedores estão "zero bala" (Cofap - originais). Quanto ao feixe de molas, o "meca" que falou que logo vou que que mandar arquear pois apresentam-se cansados. De fato, quando se olha a viatura por tráz, se percebe uma leve diferença de nível entre as duas laterais, sendo que o lado mais baixo e o lado que raspa o pneu.

Zeca - PVH
    CJ - ano 1982 - Motor 151-Opala
    Ford Ranger Storm - 2004

Amigo no meu caso que tambem uso rodas da f1000 aro 16 fui obrigado a colocar espassadores nas 4 rodas para os pneus pararem de raspar no parafuso do amortecedor e na parte interna do paralama traseiro

Usuário Avatar de scrat
    Entrada
    23/05/2006
    Local
    São jose dos campos/SP
    Zeca,

O meu é um 1981, e quando eu comprei inclusive parecia que os pneus(31 BF) do lado do motorista ficavam para fora e o do outro lado ficava normal rente a lataria. Como as molas já estavam cansadas, me sugeriram para fazer o arqueamento, fiz o arqueamento e ficou uma me$%@. Depois mandei refazer a suspensão toda e ficou bala, inclusive saiu essa diferença entre as laterais.

[]s
    =============
    Roxim - CJ5 - 1967
    =============

Entrada
    01/01/2007
    Local
    Porto Velho-RO/RO
    Ops! Scrat.

O "Mutante" está exatamente como a descrição que vc fez "do lado do motorista ficavam para fora e o do outro lado ficava normal rente a lataria" .

Pergunto: o que exatamente vc quer dizer com refazer toda a suspenção?

Dúvida cruel...

Citação Postado originalmente por Zeca - PVH Ver Post
    Ops! Scrat.

O "Mutante" está exatamente como a descrição que vc fez "do lado do motorista ficavam para fora e o do outro lado ficava normal rente a lataria" .

Pergunto: o que exatamente vc quer dizer com refazer toda a suspenção?
    O José Augusto já escreveu... as mais longas são as mais importantes. Na hora de trocar vai ver os pinos de centro. Refazer toda a suspensão (não sei o que o scrat vai responder), mas basicamente seria: trocar buchas dos jumelos; pinos de centro; molas mestras, as curtas não dão problema a menos que estejam muito finas (gastas pelo atrito) ou quebradas; e... amortecedores!
    Você deve verificar (medir) o off-set das rodas, elas podem não ser todas gêmeas, apenas parecidas.
    Se tá pegando quando você esterça o volante todo, regule o parafuso limitador do esterço.
    Alexandrino

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem