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Tópico: Trocando o óleo

  • #13
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Tristão!!

    Se o óleo diesel for para limpar o motor internamente, não use!!!

    Use querosene, pois o diesel tem enxofre, que é altamente corrosivo.

    Ante de colocor o óleo que citou, ande um pouco com sua viatura, observe se não está queimando óleo, pois se estiver, terá que colocar um óleo um pouco mais grosso para não queimar facilmente.

    EU, recomendaria o uso de Bardhal B12. Com esse procedimento, não haveria a necessidade de "lavar" o motor por dentro.

    Proceda a troca de óleo, com o filtro, coloque o B12, rode a quilometragem especificada para o óleo, e o troque novamente, juntamente com o filtro, pois o B12 limpará o motor, saturando o filtro.

    Essas são as minhas recomendações.

    Abraços.

    Kim.

  • #14
    Usuário Avatar de Tristão
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    Obrigado Kim!!!E depois nas próximas trocas eu sempre continuo a usar o B12 ?

  • #15
    Usuário Avatar de Kim
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    tristão!

    Na minah opinião, continuaria!

    Pode ter certeza que o motor durará vários km a mais.

    No Brancão, uso desde de que comprei, troquei o motor e, a primeira coisa que fiz foi trocar o óleo e colocar o B12.

    Não sou vendedor de B12 (hoje em dia), mais cresci dentro de um posto de gasilina do interior, onde vendia a linha toda deste produto, dentre outros.

    O que posso te afirmar é que o mnegócio funciona, tanto que esta semana troquei a relação traseira e, ao invés de colocar molykote, coloquei uma graxa grafita da Bardhal para homocináticas, junto com o GL 90 (óleo do diferencial), sendo que uso bloqueio Macrotorque.

    Fica muito bom mesmo, só não pode em dif. com discos (75%).

    Bem, tudo isso é a minha opinião, de que usa o produto a mais de duas décadas.

    Abraços.

    Kim.

  • #16
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Salve...
    Aí vai meus 0,01 centavos de experiência com trocador de óleo, em casa.
    faço porque gosto de fuçar mas se pensar bem vale a pena trocar no posto q depois nao fica aquele problema do descarte do óleo usado.

    Verificar óleo dos diferenciais (e completar) sempre faço no posto, pq em casa nao deu jeito que fazer algum esquema que consiga colocar óleo de baixo para cima, como tem a aquela bomba no posto. Aproveito que ta na rampa e ja faço uma inspeção por baixo.

    Óleo do motor e filtro troco em casa. O GM250 é a chave 19mm como o Kim falou e deixa drenando. Motor quente é melhor pq escorre mais o óleo (até nao sei se teria algum outro motivo para ser recomendando a troca com motor quente).!!!

    O filtro tem uma cinta propria. A minha é aquela que tem uma correia como de bicicleta,nao gosto, prefiro a outra que parece mais como aquelas braçadeiras sem fim. No filtro tem que ter mais cuidado,pois tem que passar óleo na borracha de vedação, perto da rosca (oppsss...) do filtro. Ao apertar, qdo o filtro encostar na base do motor, dar mais 3/4 de volta.

    Depois que colocar o óleo (nem todo óleo de uma vez), ligo, vejo se a luz do óleo desliga, se nao tem vazamentos ao redor do filtro e no parafuso no carter e completo.

    Custo: de óleo vai 6 litros no GM250 com a troca de filtro também. Sempre troco óleo e filtro junto. O filtro do GM250, marca FRAM, ref. PH13 custou R$ 18,00. Litro do LUBRAZ SJ R$ 6,95 num atacado. No posto eles chegam a cobrar R$ 13 pelo mesmo óleo.

    abraços
    andre

  • #17
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Esqueci de falar que para descartar o óleo usado coloco ele nas embalagens do óleo recem colocado e levo na oficina do meu irmao, que tem um reservatorio e coleta de óleo usado.
    sds
    andre

  • #18
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Salve...

    Verificar óleo dos diferenciais (e completar) sempre faço no posto, pq em casa nao deu jeito que fazer algum esquema que consiga colocar óleo de baixo para cima, como tem a aquela bomba no posto. Aproveito que ta na rampa e ja faço uma inspeção por baixo.


    andre
    Moleza.Vc tem 2 opções.Uma é conseguir revogar a lei da gravidade.A outra, mais fácil é o seguinte. Pegue uma garrafa de pet de 2 litros, corte o fundo e adapte uma mangueira de 1,50 mts na boca, da garrafa é claro.
    Pronto, introduza (cuidado) a ponta da mangueira no bocal de enchimento do diferencial e eleve a garrafa na altura máxima que puder.No dif dianteiro, a garrafa deve chegar no meio da grade.No dif tras. a garrafa deve chegar no meio da tampa traseira.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #19
    Usuário Avatar de Kim
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    Os pessoal!!!!

    Bem, o resíduo que sobra, eu embalo nos frascos que sobram, para levar ao sítio e assim usar na motoserra, aí eu não preciso comprar!!!

    Eu troco da minha Eco e do Jipe, pois já tenho uma bagagem sobre o assunto.

    Quando troco o filtro, coloco no Jipe um litro a mais do que o normal (filtro vazio). O procedimento é o seguinte: Coloco 5 litros e observo a vareta, se estiver no nivel, coloco mais um litro, assim quando gira o motor, enche o filtro e abaixa o nível. Se pega na primeira, deixo na lenta e vou verificar o filtro se não está vazando.

    Para completar os diferenciais, primeiro fui na Câmara de Vereadores!

    Não quiseram revogar a Lei da Gravidade, pode?!!!!!!!!

    Então, de posse de uma garrafa pet de refri, fiz um buraco na tampa onde passa uma mangueira de chuveiro bem apertada, essa, vai até próximo ao fundo da garrafa, sobrando uns 40cm pelo lado de fora;
    Então coloco a ponta onde quero completar (dif. viu!) e aperto a garrafa com a mão, com a pressão o óleo sobe e sem vazar podendo retroceder no caso de encher.


    Quanto à marca do filtro, tirando o original da fábrica do motor, use o FRAN (muitas veses é quem fabrica para a montadora, trocando somente o emblema externo). Para saber se é original, procure um "F" perto de onde rosqueia no motor, na quela parte metálica.

    abraços.

    Kim.

  • #20
    E a TecFil? É boa também?

    http://www.tecfil.com.br/
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #21
    Amigos,
    gosto muito do AP 2000, tenho uma Royale 95 e uma Quantum 2001, quando ainda estava ha pouco tempo com a Royale ela comecou a fazer um barulho estranho no motor, ainda era nova 40000 km, foi ao mecanico e ele disse que era tucho e mandou trocar o oleo, foi ao postoi de troca e fiz isto. Apos a troca e ter sido recomendado a colocacao de um semi-sintetico, o carro foi baixado e ao ligar o barulho era o mesmo, e o oleo antigo tinha cerca de 6000 km. Indicaram entao um outro mecanico, procurei ele que falou que tinha que abrir o motor e tal. Sai dali e voltei ao meu mecanico, chegando la disse que tinha trocado o oleo e o barulho continuava. Ele perguntou onde tinha trocado o oleo, ao informar disse que era muito perto, que eu pegasse o carro e fosse para o trabalho, sem o barulho continuasse que o procurasse. Ao andar mais uns 2 km o barulho sumiu e com mais 10.000 km rodados nao fazia mais barulho. So uso em todos os veiculos, inclusive moto, oleo de base sintetica como dito pelo amigo acima, compensa o preco, nao uso o sitentico puro pois ai o preco ja e muito maior, permite rodar 20000km mas nao acho que valha a pena. Uso ha mais de 10 anos e hoje o que uso e da BR Distribuidora, mas os outros tambem certamente sao bons. Sergio desculpe discordar mas o principal do oleo e criar uma pelicula entre as pecas moveis reduzindo o atrito, e nisto os motores sao iguais, claro que em um esportivo importado o giro sera mais alto e ai o oleo tem que ser mesmo o sintetico puro.
    E tambem interessante tentar acostumar a perceber o estado do oleo pela viscosidade usando ferramentas que todos temos, os dedos, dependendo do uso do veiculo o oleo pode durar mais ou menos.

    Quanto ao oleo da caixa e diferencial em geral nao troca-se a menos que faca algum servico na peca, ou haja o risco de ter sido contaminado comagua/lama atraves dos respiros. O nivel e o proprio bujao, coloque o veiculo em um chao nivelado, limpe bem o local do bujao e o retire. Coloque o dedo no buraco e tente encontrar o "ponto... digo perceber se esta abaixo do nivel do buraco e examinar com os dedos, se estiver voce tera que completar com uma almotolia, ferramenta propria para trabalhar com oleo e ha em diversos tamanhos ou improvisar com um pequena mangueira e funil que causa risco de contaminar o oleo caindo barro no funil. Nao preocupe-se se sair um pouco, o nivel e sempre o buraco e voce pode recolocar calmamente o bujao.

  • #22
    Amigos,
    o oleo do motor deve ser baixado sempre quente porque fica mais fino e escorre melhor deixando menos oleo nas pecas internas, quando em casa acabar uma lata de azeite pegue por cima com pano grosso e esquente um pouco o fundo da lata, as vez sai mais quase uma colher de sopa de azeite. O nivel do oleo em todos os veiculos de ser medido com ele se nao frio pelo menos desligado e dado tempo para escorrer para o carter. Muito oleo forma bolhas com ar e pode prejudicar mais que pouco oleo.

    abracos,
    Jorge

  • #23
    Bom... seguinte! Tenho uma Rural com BF-161 e troquei o óleo dela a três semanas. Como percebi que o óleo dela estava meio grosso e com um pouco de borra, antes de trocar o óleo coloquei um produto específico para limpar o motor. Segundo o fabricante do produto, tem que colocar o produto no motor com ele ainda frio, ligar o motor, deixar esquentar e depois disso esperar mais 15 minutos. Ai desligue o motor e troque o óleo e filtro.

    Fiz exatamente como dizia na embalagem, trocando óleo e filtro.

    Ontem (04/08/07) fui dar uma olhada geral na Aleluia e, ao verifacar o nível do óleo, veio uma espuma branca junto da varata (o motor estava quente). Verifiquei umas 5 ou 6 vezes mais e em todas elas veio espuma. Alguém sabe por que está fazendo espuma branca? Devo trocar o óleo denovo?

    Obs.: O óleo estava no meio do nível normal e uso SJ 15w50 (petrobras)

  • #24
    Esqueci de postar o seguinte também. Após o motor estar quente e em funcionamento por algum tempo, desliguie para ver o nível do óleo e, ao abrir o capô da Rural, notei que estava saindo fumaça do respiro da tampa de válvulas. Ai fui verificar o óleo e notei a espuma.

    Meu pai acha que pode ser água no óleo, como algum vazamento do sistema de refrigaração para dentro do motor. Como deixo a Rural no estacionamento e não dá tempo de chegar lá antes deles fecharem e não fico com a chave do portão, não tive tempo de ver se a água do radiador está baixando, o que seria um indício! Alguma dica pessoal?

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