Pessoall,
A adição de Prolong no carter realmente evita o desgaste ou é mais um mito caça níquel?
Numa feira de mecânica em Caxias do Sul, assisti uma demonstração do "produto" e pareceu-me muito convincente.
Cara, esse tal de Prolong ou Prolonga é um veneno danado para o carro. Esse pessoal de posto de gasolina fica empurrando para a gente dizendo que é bom para carro que está consumindo óleo. Bom vou dizer, coloquei esse trem em meu Pálio, e sabe o que aconteceu: parou de vazar óleo mesmo, o óleo é grosso igual óleo de redutor de engrenagem, para você ter idéia, a viscosidade dele é maior que 140. Muito alta !!! Os vazamentos sumiram na hora, mas de um dia para outro, começou a consumir óleo de novo. Aconteceu que esse Prolong entupiu o respiro do motor. Aí vazava mais óleo ainda. Aí foi um parto né !!! Esses aditivos geralmente tem viscosidade diferente de um óleo comum, então ficam decantando no fundo do carter, acumulando mais sujeira ainda !!! No meu Jeep 4cc só coloco óleo 5.000 Km, pois to sempre trocando e é bom que não junta muita sujeira.
Acessei o tópico que o Enio indicou! Realmente pelo comentários das feras, vou continuar trocando óleo a cada 3000 km e não correr riscos desnecessários. Quanto ao molikote na caixa de Toyota Bandeirantes qual a quantidade indicada?
Outra dúvida, meus dois diferenciais possuem bloqueio "75%" os utilizados na trazeira das F 1000, qual é o lubrificante específico? Alguma dica especial?
qual é o lubrificante específico? Alguma dica especial?
texaco:
Multigear LS SAE 85W140
Óleo lubrificante de grau SAE 85W140, especialmente desenvolvido para aplicação em automóveis, caminhonetes e caminhões leves equipados com diferenciais autoblocantes (também conhecidos como de tração positiva ou anti-derrapantes), conforme especificações dos fabricantes dos veículos. Já contém pacote de aditivo modificador de atrito para atender a estes diferenciais, tornando-se desnecessária qualquer aditivação suplementar. Atende aos requisitos de classificação de serviço API GL-5. Apresenta propriedades de extrema pressão, anti-ruido e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas
3450 Óleo de Engrenagem
Óleo lubrificante grau SAE 90, classificação API GL-4, especialmente desenvolvido para diferenciais autoblocantes, também denominados tração positiva. Recomendado para automóveis, utilitários e caminhões leves fabricados até 1997 e/ou que requeiram um óleo do tipo TL 3450 e SAE 90. Apresenta características de extrema pressão (EP), anti-ruído e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.
MOBIL:
Mobilube 1 SHC 75W-90/75W-90 LS
Óleos multiviscosos para engrenagens 100 % sintéticos de superior desempenho especialmente desenvolvidos para propiciar uma excepcional proteção às transmissões automotivas. Testados e aprovados nas principais categorias de competição dos EUA, possuem o certificado de performance Indy-500. São compatíveis com os óleos lubrificantes minerais convencionais.
O Mobilube 1 SHC 75W-90 possui múltiplas aplicações podendo ser utilizado em engrenagens automotivas que operam em altas velocidades (cargas médias e pesadas) e transmissões manuais ou semi-automáticas. Atende às classificações de serviço API GL-5 e GL-4. Possui aprovações ZF TE-ML 02B/05B/07A/08A/12B/16F/17B.
O Mobilube SHC 75W-90 LS possui múltiplas aplicações podendo ser utilizado em sistemas autoblocantes, engrenagens automotivas que operam em altas velocidades (cargas médias e pesadas). Recomendados para serviços de classificação API GL
eu sempre tenho colocado no motor de meu cj3, e nao tive problema algum, ja fazem uns 3 anos. A minha bomba de oleo anda meio fraca, presão baixa daí coloco oleo p/ motor a gasolina e completo com 01 franco de prolong. faço a troca a cada 5.000km mais ou menos, ou 1 ano. a preçao do oleo motor melhora bastante mesmo em alta temperatura.
acredito que sem ele, meu motor ja tinha ido p/ cemitério.
acredito que funcione e recomendo....p/ motores desgastados.