Bases de carburador são aquecidas para fornecer uma quantidade X de calor à mistura combustível/ar que se forma no venturi e evitar: congelamento do carburador e a liquefação da mistura antes de chegar à câmara de combustão, oque prejudicaria a performance do motor.
Agora vc dev estar se perguntando ... congelamento ?
Sim. se vc põe a mão num carburador em funcionamento, perceberá que na região do meio o carburador gela e gela pra valer. Dependendo da humidade ambiente, pode haver inclusive a formação de gelo.
Isso é devido ao processo de evaporação da gasolina no meio do venturi ... ela absorve calor do meio ambiente e quem está lá do lado? a parede do venturi, que é o carburador.
O importante é saber que isso nada tem a ver diretamente com a temperatura do motor, que é função da quantidade de calor liberada durante a combustão e não transformada em trabalho, atrito das peças móveis, razão de troca de calor entre parede de camisa/camara e a água de refrigeração.
Tornando o ar de entrada mais frio, haverá maior densidade de ar na entrada, com mais calor sendo liberado ... motor mais quente.
Ar mais frio e mais denso significa mistura mais pobre, que tende a aumentar a temperatura ... motor mais quente.
Aparentemente, vc terá um motor sensívelmente mais quente, o contrário do que vc quer.
Quer ter um motor mais frio?
- use mais alcool na gasolina, ou só alcool mesmo.
- baixe a taxa de compressão se for gasolina, aumente se for alcool.
- use mistura mais rica
- use a bomba de água do maverick 6
- use sistema selado
- use vazo de expansão
- use aditivo para impedir corrosão
- use hélice de 6 pás ou ventoínha elétrica de alto desempenho
Mas afinal, ... pq vc quer baixar a temperatura ?????