Powered by vBulletin

Dicas para adaptação suspensão mais macia

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/12/2006, 09:24
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por svlima Ver Post
    Pouco a pouco vou formando minha opnião.
    Agradeço as dicas. O grande problema é que não dá para saber como fica antes de ser feito. Fazer por tentativas fica muito caro.
    Estou tendendo por colocar a suspensão do band + amort ranger mas preciso saber se a diferença de comportamento é significativa , se é bem sensivel a mudança do comportamento, isto é socar menos nos buracos e não inclinar muito nas curvas . Quando se está fazendo trilha vale tudo mas quando está urbano é bom um pouco mais de conforto.

Por isso q eu não comentei antes, a experiencia que adquiri foi na tentativa erro/acerto e sempre buscando obter um desempenho otimizado pra uso radical...

Mas posso te assegurar que o kit de suspensão band(preferencialmente com feixes Fabrini) + jumelos na posição original + amortecedores GL12343 + um jogo de rodas 15x8 com pneus novos vão melhorar o comportamento da viatura em uso urbano, realmente a diferença é significativa. Porém, não sei te informar quantas lâminas serão necessárias na suspensão dianteira e trazeira respectivamente pra obter níveis aceitáveis e consideráveis de conforto e estabilidade pois como já foi dito pelos mais experientes cada caso é um caso(cada CJ é um CJ) :lol: e cada kit é um kit :roll: ... e por essas e outras vc também terá que partir pra tentativa de erro/acerto. :pensativo:

Espero ter ajudado...

[]'s e boa sorte na empreitada.
  • 20/12/2006, 09:25
    caj
    Feixes da band
    olá amigos
    no caso de por feixes da band no cj, tem que retirar algumas laminas? pois a band tem mais peso que o cj.
    abraços
  • 20/12/2006, 09:38
    p.peleje
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Antes de tudo, nada ou qualquer coisa,

Eu aconselho ao Sr. ... que está em São Paulo dar uma espiada nos jeeps que se reunem .... antigamente era no ibirapuera, depois foi na vereador José Diniz, depois passaram para o pacaembú, depois para a parte de trás do Círculo Mlitar e agora .... alguém sabe ???

No Pacaembú.

Citação:

feixe reto - não é sinônimo de maciez.

Não é sinônimo, porém sabendo o que se esta fazendo, ajuda e muito.

Citação:

molas invertidas - ao pé da letra, é como remover laminas, se for SOA, é só para quem necessita ganhar altura.

Com lâminas ainda em bom estado, ajuda bastante para ficar mais macio, pq as lâminas menores invertidas começam a trabalhar apenas qdo são exigidas. Veículos modernos usam os sistema de lâminas menores (lâminas de força) retas.
  • 20/12/2006, 10:19
    Marcos ET
    Senhores! eu ainda tou por aki....

depois de um tempo sem dar as caras, resolvi aparcer pela ultima vz este ano!

Vejo que ainda tentamos montar nossos jeeps como carros... trabalho complicado e quase folclórico!
    Um jeep macio é algo bemmm complicado, pois nao estamos acostumados (bom, eu estou) a andar com veículos que tem o eixo dianteiro e traseiro rígidos... só isso já transmite aquela sensação de dureza pra quem é usuário das mcperson dianteira....

SvLima, bem vindo ao mundo dos 4x4... vc já deve ter percebido que gostar de Jeep é sinonimo de gostar de quebra-cabeças nao é? Observe que 99,9% dos usuários do fórum aprovaram o uso das molas da Band e, se vc nao estiver afim de arriscar, vá pelo caminho mais fácil! porém, veja bem que tipo de conforto vc quer no jeep, lembre-se que NAO EXISTE solução (barata, economicamente viável) para um jeep ficar tao macio quanto os atuais veículos 4x4...

quer jeep macio? molas da Toyota Band nele....
    quer que ele nao incline nas curvas? barra estabilizadora
    quer que ele nao pule tanto? amortecedores da ranger (embora nao resolva tudo)
    quer que ele nao capode quando entra rápido das curvas? instala uma imagem de Sao Judas Tadeu no jeep ou larga o jeep em casa... heheheheh

PessoALL, grande abraço pra vcs! feliz natal !!!! quem tiver notícia de reuniao de jeep no Rio de Janeiro semana que vem, me falem! tou indo pra lá neste sabado.....
  • 20/12/2006, 10:54
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por p.peleje Ver Post
    1- Não é sinônimo, porém sabendo o que se esta fazendo, ajuda e muito.

2- Com lâminas ainda em bom estado, ajuda bastante para ficar mais macio

Bom dia Peleje .... vou explicar melhor:

1- Normalmente, laminas retas indicam suspensão já no limite mínimo. Na suspensão do jeep brasileiro, onde o jumelo do feixe dianteiro fica para trás, feixe reto pode significar olhal da mola mestra já encostando no chassis. Já ví diversos jeeps onde o olhal da mola roçou até perfurar o chassis, cortando um bom caminho para uma falha estrutural gravíssima. Muito embora a maior parte das vêzes esteja este fato acompanhado da falta do(s) batente(s) ... lembre que o jeep brasileiro tem inclusive 2 coxins por mola - muita gente ainda acha que coxim é pura estética e desnecessário, mola reta significa olhal quase ou encostado no chassis, e por isso mesmo, nem sempre é sinônimo de maciez pois deve "endurecer" o comportamento na mola pois a mesma encotra um ponto de apoio no chassis em vez de no jumelo e inclusive transmite o "tranco", "solavanco", ou "choque" de encontro com o obstáculo, que em nosso corpo se traduz naquela pancada seca que parece que vai afundar nosso pescoço dentro do tórax ou mau estar na boca do estômago.

2- Sobre a montagem de molas invertidas, vejo .... e sei que vários já viram o seguinte:

- indesejável no fora de estrada pois as laminas invertidas possem a capacidade de querer arar a terra ou catar em troncos ou outros obstáculos, o que neste caso resulta em danos nas molas ou nos suportes das molas.

- como descrito no problema da remoção de laminas, inverter laminas também significa propiciar o eixo a girar com mais amplitude sobre si mesmo, o que em redução resulta na possibilidade nada agradável do escape da ponteira do cardan, ou extrapolação do ângulo de trabalho da cruzeta, justamente no instante de transmissão do maior torque à roda.

As únicas vantagens em reverter as molas ao invéz de remover Laminas:

- não ter dor de cabeça com grampos .... ficam "lindos" aqueles montes de porcas usadas como espaçadoras .... olha como fica "lindo" a ponta exposta do grampo maior que o próprio grampo.

- não ter de ficar procurando .... e não vai achar, o espigão no tamanho certo.

Mas como dito anteriromente: CUSTO X BENEFÍCIO

Carros modernos .... muito bonito mas como vc pode supor ... as molas JÁ foram projetadas daquela forma e o fabricante garante através de contrato com a montadora.

Aqui, vc está adaptando e ninguém garante que o desempenho será o mesmo.
  • 20/12/2006, 12:03
    Sergio Rocha
    Vou dar o meu pitaco.:pensativo:

Já sofri muito em querer jeep macio.Isso é impossível, compra um Vitara.
    Depois de Kit Fess, poucas laminas,barra de torção pra compensar o Kit fess e somente 4 laminas, graxa,radiografia entre as laminas,calço entre as laminas etc etc etc...Posso dizer que já experimentei muitas coisas e que nada resolve.

Acredito que para se ter uma suspensão de jeep um pouco menos desconfortável e com alguma segurança em curvas ,seria:

1- amortecedores cofap gl 12343 (ranger antiga)
    2- feixe de band ( a tt4 vende o kit ):dance:
    3- barras estabilisadoras( em breve na tt4):dance:
    4- eixos de rural ou espaçadores de roda
    5- cinta limitadora de curso
    6- imagem de S.Judas Tadeu no painel:palmas:

[]´
  • 20/12/2006, 12:29
    leopoldo
    eixos de rural .... :concordo: aumenta o limiar de capotagem.

espaçadores .... :discordo: ... só serve p/ quem tem problema de pneu raspando na carroceria
  • 20/12/2006, 13:13
    Nilsinho
    SVlima,

Acertei naum é !!!!! veja bem:

Citação:

Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Depois de Kit Fess, poucas laminas,barra de torção pra compensar o Kit fess e somente 4 laminas, graxa,radiografia entre as laminas,calço entre as laminas etc etc etc...Posso dizer que já experimentei muitas coisas e que nada resolve.

Acredito que para se ter uma suspensão de jeep um pouco menos desconfortável e com alguma segurança em curvas ,seria:

1- amortecedores cofap gl 12343 (ranger antiga)
    2- feixe de band ( a tt4 vende o kit ):dance:
    3- barras estabilisadoras( em breve na tt4):dance:
    4- eixos de rural ou espaçadores de roda
    5- cinta limitadora de curso
    6- imagem de S.Judas Tadeu no painel:palmas:

[]´

OU seja no seu caso esse custo naum vai trazer tanto beneficio, como já andei no seu CJ, sei que naum compensa, e quanto a seus amortecedores, realmente eles naum tem marca aparente, porem são de dupla ação e mto macios.

Resumindo, gastar 1mil e tantas latas no seu caso acho bobeira, se sua suspenção fosse ruim ou mto dura tudo bem.

caso queira entre em contato pelo msn nilsinhoscofano@hotmail.com

[]´s
  • 20/12/2006, 13:35
    p.peleje
    Leopoldo, concordo com vc, qdo diz que original é uma coisa e adaptações não existem regras, vc precisa usar o bom senso para fazer a coisa direito e tem gente que consegue e outras não.

Porém se eu fosse levar toda a teoria ao pé da letra, meu jeep nem andaria.....

Conclusão: toda esta discussão é muito relativa, o que serve pra vc pode não servir pra mim, o que ficou bom no seu jeep pode ficar péssimo no meu. Ou seja estamos sendo redundante, pq tudo isto já foi amplamente discutido aqui no fórum, bastaria ir no botão pesquisa.

[]s

Peleje
  • 20/12/2006, 14:42
    leopoldo
    :concordo:
  • 20/12/2006, 15:04
    Sergio Rocha
    Citação:

eixos de rural .... :concordo: aumenta o limiar de capotagem.

espaçadores .... :discordo: ... só serve p/ quem tem problema de pneu raspando na carroceria

Mestre

Eu falei espaçadores de roda.Se a bitola aumenta ( como com o eixo de rural) a estabilidade em curvas aumenta.

A rural em 1,46 tanto no diant como no tras já o cj 1,26 na frente e 1,23 na tras.
    []´
  • 20/12/2006, 15:42
    Marcos ET
    Citação:

Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    :pensativo:

[]´

Saudações Sérgio.. cara, eu lembro qdo vc falou q ia instalar o "Kit eu fizz", lembro das radiografias, da graxa... putz, falar que já experimentou de tudo parece depoimento de usuário de drogas... e acho que foi mesmo... ja tentamos tanta "droga" de solução para os velhos... Deus me livre!

e o mais interessante, desde aquela época o pessoal já falava: POE OS FEIXES DA TOYOTA BANDEIRANTE....... fzer oq?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:45.