Ok Leopoldo, valeu!
Fernando, naum lembro bem a proporção, pois meu véio tá na UTI vai inteirar um ano! mas é a mesma que os torneiros usam para fluido de corte, acho que na embalagem vem escrito....
FALOW!
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Ok Leopoldo, valeu!
Fernando, naum lembro bem a proporção, pois meu véio tá na UTI vai inteirar um ano! mas é a mesma que os torneiros usam para fluido de corte, acho que na embalagem vem escrito....
FALOW!
Para os interessados no assunto, acessem : http://www.mgcbr.com.br/artigos/superaquecimento.htm
O interessante é que o cara chega a conclusão de que nada resolve o problema, ou seja, nada de etileno, oleo soluvel, agua deionizada...
SÓ A ÁGUA DE TORNEIRA SALVARÁ ! :shock:
Citação:
Postado originalmente por ronairy
Mas não entre na conversa dele porque tá na cara que ele é realmente leigo no assunto.
Primeiro: não sei de onde ele tirou que o etilenoglicol troca menos calor que a água. Basta pingar umas gotas na mão e esfregar uma na outra e você vai perceber a diferença na hora. Aliás esse é um bom teste para diferenciar um aditivo bom de um ruim.
Sente-se um maior aumento de temperatura nas mãos, o líquido rouba e concentra nele mesmo o calor do atrito. Em seguida as mãos ficam geladas. O líquido troca calor rapidamente com o ar. Muito mais rapidamente que a água.
Ou seja, o etilenoglicol troca calor muito mais rápido que a água. Rouba o calor do motor mais rápido e joga fora este calor mais rápido quando passa pelo radiador.
Só que se o radiador estiver ferrado, entupido, enferrujado, remendado, daí o líquido vai ficar "preso" lá dentro e não vai dispersar o calor e nem dar passagem para o líquido quente que vem atrás. Resultado: concentração de calor...
Quando a corrosão, se for para colocar qualquer coisa dentro do radiador e esquecer...bom, daí até água destilada vai causar corrosão. Tem que trocar de tempos em tempos mesmo, o que num CJ pelo menos não é tão trabalhoso assim.
O que todo mundo esquece é que o problema não é a água circular a 90 ou a 130 graus. O problema é ela FERVER, pois qualquer líquido em ebulição PERDE CAPACIDADE DE TROCA DE CALOR.
Ou seja, água mais aditivo meio a meio fervem a 130 graus e continuam retirando o calor do motor até enquanto não estiverem fervendo.
Água fervendo a 100 graus não consegue levar o calor excedente para o radiador. Se estiver a 101 graus só consegue levar para o radiador o calor que levaria com 100, e daí por diante. O motor vai chegar aos 180, 200 graus, empenar, travar, e a água vai estar a 105...110.
Daí que é melhor um motor a 105 graus com aditivo, do que só com água (fervendo e vaporizada).
Olá! :concordo:
Desenterrando o tópico.... :oops:
Alguém sabe me dizer quantos litros cabe no motor 6cc BF-161 + radiador original ??
Estou querendo colocar aditivo Bardahl RadCool e pelo que li para motor BF fica em torno de 30%/40%, é isso mesmo ? Alguém recomenda outro aditivo ?
Obrigado por qualquer ajuda ! :palmas:
[]s
Guto,
Esta informação está no Manual...na seção "Donwloads" do Fórum tem o Bendito.
[]'s
Olá !
Valeu pela dica Pedrão! Muito boa e completa essa seção.
Bom agora que "baixei" os manuais fica a informação para quem achar interessante, é o seguinte:
No manual do propritário Jeep Willys-Overland do Brasil diz que o sistema de arrefecimento tem capacidade de 10,4 litros. E para o proprietário do Jeep Ford, o manual do proprietário do Jeep Ford do Brasil diz que o sistema de arrefecimento tem capacidade de 11,8 litros.
Só não achei a proporção correta de aditivo ... 30%, 40%, etc ???
[]s
Bom dia prezados ! Guto, normalmente a proporção de aditivo é determinada pelo aditivo em si, vem especificado na embalagem, o Radcool é muito bom, já usei, só que é bastante caro, normalmente com o preço de meio litro de Radcool você compra 1 litro de Paraflu, que é muito bom também, ultimamente tenho comprado um da Tecbril ( R$12,00 o litro ) e utilizado na proporção de " o máximo possível ", só deixo de água o que fica no bloco depois da lavagem, no Jeep normalmente cabem 7 litros de aditivo :shock: , e depois só completo com aditivo, prefiro fazer assim e diminuir o risco de estragar a bomba dágua ou um selo em hora imprópria, um abraço !
Olá Jacimar ! Mais uma vez me ajudando... obrigado !
Boa a dica, vou dar uma olhada nesse Paraflu para colocar no radiador. Hoje estou somente com água e a ferrugem tá realmente atacando, já fiz a limpeza do radiador e agora pretendo eliminar a corrosão.
[]s
Se o jipe está original, motor e sistema de refrigeração, o certo é usar o que o fabricante determinou vc não melhorará em nada promovendo mudanças. Se vc usa outro motor, mas tb ultiliza o sistema do próprio motor,ídem. Agora,se usa um motor e um outro sistema de refrigeração, terá de adequar fazendo experiências até chegar no ponto desejado.
Só lembrando que a àgua dos líquidos disponíveis(baratos), é o mais refrigerante que existe, é o que consegue a maior troca de calôr. Ao adicionar aditivo (etilenino glicol), a troca de calôr é menor,pois qualquer quantidade do mesmo já reduz a retirada de calôr.Mas por que então se usa? Por duas razões básicas.A primeira é que o aditivo evita que o flúido de arrefecimento fêrva, fazendo o motor trabalhar em temperaturas mais altas ( os motores modernos, injetados devem trabalhar mais quentes que os antigos para obter melhor rendimento dinâmico). Por essa razão, o indicador de temperatura quando se usa somente àgua,indica uma temp mais elevada, pelo fato da mesma retirar mais calôr aquecendo mais (lembrando que o sistema foi projetado para uso com aditivo,e o instrumento que faz a leitura calibrado para essa mistura) .Quando se adiciona qualquer quantidade de aditivo, o ponteiro desce nos levando a pensar que o motor está mais frío, "errado" ele está mais quente, é que com o aditivo a absorção de calôr é menor.Já vi aqui no fórum gente dizer que usa somente aditivo sem àgua, e está satisfeito pois seu motor está "frío", baseado-se pelo indicador de temp do flúido,vejam só. A segunda razão é o opôsto da primeira, baixando o ponto de congelamento. Lembrando também que os aditivos, podem ou não conter anticorrosivos.
Olá pessoal !
Bom acabei comprando o Radiex que tem proporção de 1:8 de água e o preço foi de R$24,00. Com certeza vai ser melhor do que usar só água como estava em meu CJ !
Abaixo posto um link da Radiex que achei interessante:
http://www.oficinabrasil.com.br/hots...dek-radiex.pdf
[]s
Blz pessoal,
Para utilizar o óleo refrigerante ou de corte qual a proporção que foi utilizada?
Abraços