Abri este tópico no fórum da Rural, mas creio que pode ser interessante também aos jipeiros, vez que são sistemas semelhantes.
Quando estava começando a montagem da viatura (Rural 1973), o dono do ferro velho onde estava garimpando as coisas me disse. "só tem um jeito de botar freio em jipe. è trocando o sistema por um de C-10". Como o dinheiro estava escasso e só tinha pra um freio 'a disco, coloquei na dianteira, é claro, e substitui o traseiro por de C-10. Na verdade troca-se o flange e o restante das coisas, burrinho, sapatas, pastilhas, molas, etc. O tambor continua o mesmo da rural. é praticamente plug/play, só tive de dar um passe no interior do tambor, porque quando arrochava a roda, o tambor ficava travando nas sapatas de freio. O grande barato é que as peças são fáceis de encontrar, e até o freio de mão fica mais fácil de colocar, uma vez que os cabos de freio originais da rural encaixam-se perfeitamente no sistema da C-10. A Minha já está com freio de mão.
Hoje sangrei e regulei os freios (está com cilidro mestre de D-20 e hidrovácuo de opala).
Ficou Show. Freia igual a um Celta.
Apresentou um único porém, as rodas traseiras estão travando bem antes das dianteiras.
Será que vai precisar por a válvula equalizadora? Alguém pode me explicar melhor o que é isso?
Abraços
Nelson