
Postado originalmente por
Epiro

Postado originalmente por
HIGHLANDER
Gente segue cópia das minhas duvidas postadas em outro tópico, como ninguem respondeu postei aqui de novo (sim eu sou pentelho mesmo!)
Bem quem puder de um help ae Ok
Abraço!
------------------------------------------------------------------------------------
Talvez ninguém tenha respondido por que isto já foi exaustivamente discutido aqui no fórum, e deu discussões homéricas entre os favoráveis (minoria) e dos contrários ao AP em CJ (maioria esmagadora).

Postado originalmente por
HIGHLANDER
Gente sem querer criticar nem nada, não entendo patavinas de mecanica e estou aqui apenas pra aprender um pouco mais, na minha cabecinha eu nunca trocaria um "motorzão" (6 ou 8 cc) por um AP, sei lá por ignorancia minha mesmo ou por paixão a motores grandes (ja tive um Maverick Canadense e foi a venda mais dolorida que tive que fazer) o fato é que o eu queria saber se o que o meu atual mecanico me passou é real, ele disse que se eu colocar o AP 1.8 a alcool eu provavelemente vou rodar uns 7 kl por litro no alccol, isso procede???
o que qeria saber tb é:
Em tese seria mais econômico que um V8 e do que a maioria dos motores de seis cilindros, mas vai depender muito do tipo de preparação que cada motor vai receber bem como das relações que vais usar, mas acho o seu mecânico bem otimista. 8)

Postado originalmente por
HIGHLANDER
Como ficaria o comportamento de um AP 2.0 Alcool carburado com o cambio Original de 03 marchas?
Ficaria Forte e um Pouco elastico ainda?
alguem tem noção de conssumo x torque x Velocidade final???
tenho pneus 31' e a relação de coroa e pinhão foi das ultimos anos do jeep (troquei por esta pra ganhar um pouco de elasticidade pois antes o coitado não passava de 60 por hora sem esguelar o meu BF...)
e por ultimo quanto sairia aproximadamente esta brincadeira.
Acho que é isso
Com câmbio de três marchas nem pensar ! vai ficar muito fraco na arrancada, pois a prise (eixo primário) da caixa de três marchas tem 18 dentes, o que deixa a saida muito longa, pois para que o AP desenvolva bem o seu torque e potência é necessário que se levante o giro dele, o que é dificil com uma caixa que tem relações mais longas entre as marchas. Falo por experiência própria, pois tenho o AP 1.8 (gasolina) no meu Jipe, já tive câmbio de três marchas e já fiz trilha com ele assim, e a sensação que se tem é de que se está sempre na marcha errada. É muito ruim ! mas tenho que dizer que reduzido ele vai bem, encara bem os desafios. Acabei trocando por uma caixa de quatro marchas, com a prise de 16 dentes, e ficou excelente !
O ideal é a caixa de quatro marchas, a que tem a prise de 16 dentes, a do Jipe mais moderno, que era usada em um motor que gira mais, que é o OHC, mais parecido com o AP.
Relação de diferencial tem que ser 43X8, para que o Jipe fique forte (isto se quiseres fazer trilha pesada, se não pode ser outra relação).
Quanto ao consumo, já havia mencionado que vai depender da preparação que o motor tiver, bem como da relação de diferencial também (a 43X8 que mencionei aumenta o consumo, pelo fato de ser mais curta e mais forte), relações mais longas tendem a ser mais econômicas.
Motores a alcool tendem a ter um rendimento ruim quando submersos na água (apagam ou falham bastante, caso esteja pensando em fazer trilhas pesadas), além de consumirem mais do que os motores a gasolina (tem uma autonomia menor), o que é mitigado pelo fato do alcool ser mais barato que a gasolina.
Relativamente ao preço da brincadeira, é dificil dizer quanto vai sair, mas seguramente que não será nada barato.
Quanto a não trocar o motor forte por um de quatro cilindros, é uma questão apenas de preferência pessoal, mas os motores de quatro cilindros não costumam ser tão quebradores de cardãs, cruzetas, pontas de eixo, caixas de câmbio etc... e a força que se precisar, vem da redutora, portanto, estes motores de 4 cilindros são mais amigos do bolso do que os grandes motores.
Abraços e espero ter ajudado.
