Pessoal, como possuo um Jeep CJ-5 ano 1977 4 canecos, 4 marchas, e sendo este o único carro da "família"até pouco tempo atrás, todas modificações que fiz sempre objetivaram a econômia de combustível, sem é claro deixar o incremento de potência de lado.
A primeira coisa que digo, se você é interessado assim como eu, em economizar "castrol" , se você possui um motor Georgia OHC ou um BF, uma das primeiras coisas a se fazer, que não é caro e que dá um bom resultado é rebaixar o cabeçote. No meu foi 1mm, que pelas minhas contas fez a taxa de compressão ir dos originais 7,8:1 para algo como 8,5:1. Daria pra baixar mais? Com certeza. Até 2mm, mas decidi só por um, para deixar uma reserva "estratégica".
Rebaixo de cabeçote nestes motores consediro como algo totalmente necessário, pois a gasolina da década de 60/70 tinha uma octanagem menor que a atual, além do que em termos de esforço para o motor acredito não fazer nem cócegas por eles serem robustos.
Com o cabeçote desmontado, aproveitei e dei uma lixada nos dutos de admissão e escape.
Passo seguinte, foi a troca de carburador, nada de gambiarra. Peguei e coloquei o do Maverick 4 cilindros de dois estágios, ou seja não foi necessário fazer uma flange para adaptação. Aproveitei e dei uma lixada na admissão.
Foi instalado ignição eletrônica original do "Maverra", para poder usar uma bobina de maior voltagem, das vermelinhas (nacional mesmo).
Instalei cabos de 8mm pois estes cabos pretinhos que tem para vender por ai são o c...do cachorro.
Por fim foi instalada um módulo de faiscamento múltiplo (MSD), do modelo mais baratinho.
Todas estas mudanças não foram feitas de uma única vez. Foram feitas separadamente, justamente para ter idéia do quanto foi investido e o resultado (economia) que deram.
Em uma viagem de Florianópolis a Porto Alegre, quem conhece sabe que o trecho é relativamente plano, de 475 km. O "desgraçado" fez média de 8,75 Km/l , isso a velocidade média de 71 km/h. Para um jeep com pneu fronteira e diferencial uma relação mais longa que 44/9
(no momento não lembro, qual a que instalei) acredito estar bom.
Favor, se alguém tiver mais uma sugestão, ou comentário, favor enviar, agradecido.
Nota: instalei os cabos de 8mm e MSD em uma Variant (a das antigas, 1975) e na estrada ela faz frouxo 13 Km/l, antes para passar de 11 era foda.