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  • #1
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    Relação de Câmbio....




    Estou adaptando em meu CJ-2A (1948) motor AP 1.8 e cambio de Chevette 4m com a caixa de tração Willys... Só que observando diversos cambios do chevette percibi que os modernos possuem relação diferente que as dos antigos... porém as engrenagens do modernos aparentam ser mais fracas só que é um pouco mais reduzido a 1° marcha.... então gostaria de saber qual seria o mais resistente e as relaçoes de marchas dele....
    CJ2A 1948 - 1.9 TD
    CJ3A 1951 - AP 1.8 + Cambio Hilux
    Ex-Grand Cherokee WJ V8 4.7 com Cambio Manual

  • #2
    Feliperods, minha intenção é a mesma que a sua, só q o meu é um CJ3A 51. . . andei verificando e me falaram que o câmbio melhor é o alemão, do chevette 74, muito bom, que o bicho até pulada qdo vc saia pisando fundo no acelerador . .
    Como vc vai fazer p adaptar a Tcase na caixa do chevette ?? através de flange ??

    Dias

  • #3
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    Isso, iriei tirar a parte traseira de aluminio e irei fazer uma flange.... mas nunca pensei que o chevette 74 possuia cambio alemão... achava que apenas o passat 74/75 possuia ele....
    CJ2A 1948 - 1.9 TD
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  • #4
    Eu estou vendendo o peixe como comprei. . .entrei no clubedochevette.com.br e estou aguardando a resposta deles. . . . daí terei a certeza. . . .
    Depois vou correr atrás do cÂmbio. ..


    [ ]´s
    Dias

  • #5
    feliperods,

    E ai !!!
    Pelo jeito vc é meu conterraneo.
    Estou adaptando em meu CJ-2A (1948) motor AP 1.8 e cambio de Chevette 4m com a caixa de tração Willys... Só que observando diversos cambios do chevette percibi que os modernos possuem relação diferente que as dos antigos... porém as engrenagens do modernos aparentam ser mais fracas só que é um pouco mais reduzido a 1° marcha.... então gostaria de saber qual seria o mais resistente e as relaçoes de marchas dele....
    Em releção a sua pergunta.
    As aparências muitas vezes enganam,já que vai colocar o cambio do chevette soca logo o cinco marchas,pois ele tem as primeiras marchas mais curtas,e em estrada tem a opção da 5°, este negocio de ser mais fraca é lenda, para um conjunto de engrenagens trabalhar, existe um ponto de apoio entre elas, quanto maior a area de contato maior a resistência dos dentes,só que por outro lado maior o atrito, por isso que as engrenagens são helicoidais, para reduzir o atrito, quanto maior o atrito, maior o calor gerado, maior o consumo de potencia do motor. O cambio do chevette é um cambio muito bem projetado, milhoes de vezes melhor que do Willys portanto se a adaptação for bem feita fica jóia.
    Bom espere ter ajudado ,valeu.

  • #6
    All, arranjei em um site de chevette, a relação dos câmbios disponíveis. Agora, basta o Mestre Leopoldo ou alguém entendido, verificar e passar para nós, qual seria o ideal, e com qual relação, 43/8, 44/9 ou outra.
    A flange, tem no ML uma firma vendendo o anel adaptado para ser colocado na caixa seca do câmbio do chevette por R$ 260,00.
    Seguem as relações abaixo:

    - Câmbio mecânico de 4 marchas 1ª) 3,746:1; 2ª) 2,157:1; 3ª) 1,378:1; 4ª) 1,000:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,100:1.
    - Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6) 1ª) 3,746:1; 2ª) 2,157:1; 3ª) 1,378:1; 4ª) 1,000:1; 5ª) 0,840:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,110:1 (Chevy 500), 3,900:1 (restante da linha).
    - Câmbio mecânico de 5 marchas (1.0) 1ª) 4,280:1; 2ª) 2,310:1; 3ª) 1,480:1; 4ª) 1,000:1; 5ª) 0,900:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,880:1.
    - Câmbio automático de 3 marchas 1ª) 2,400:1 ; 2ª) 1,480:1 ; 3ª) 1,000:1 ; Ré) 1,920:1 ; Diferencial) 3,900:1 (Chevy 500), 3,540:1 (restante da linha).

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Dias,

    Para indicar o melhor câmbio - na verdade, a relação - e o diferencial temos que considerar outros dois importantíssimos pontos: tamanho dos pneus e aplicação do jeep (trilhas, cidade, viagens etc).

    Sem isso fica difícil indicar qual a melhor relação de diferencial e o melhor câmbio.

    [s] relacionados,
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #8
    Pois é Marcelo, no meu caso, o meu CJ3A está com 255/75R15 e ele vai ser utilizado 99% na cidade (4x2) e estradas de barro. . . trilhas mesmo, vai ser bem raro. . .
    Vou utilizá-lo como meu carro do dia a dia, meu 1.0 vai ficar c a D. Encrenca, para levar as crianças na escola. . . então, como não quero comprar outro 4X2 pra mim, vou usar meu CJ3 mesmo. . .

    [ ]´s
    Dias

  • #9
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    Esse 255/75 R15 é mais ou menos compatível com quanto 31", 29"??

    Se for 29" uma 3,73 ou 3,91 seriam ideais.
    Se for 31" dai seria uma 3,91 ou 4,27.

    Isso levando em consideração que o uso do jeep será bem mais urbano que trilhas. Dai você vai ter um conjunto equilibrado, não fazendo feio caso pegue uma trilhazinha.

    [s]
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #10
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    na verdade eu estarei usando o diferencial original (43x8) e pneus 7.50x16 eu poderia colocar um cambio 5m, porém eu iria usar ele no trajeto urbano e iria fazer trilhas, pois como o jipe não suporta muita velocidade por ser muito leve com esse motor ele iria "passarinhar" a frente em alta velocidade com um cambio 5m.
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  • #11
    Usuário Avatar de edwint
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    Tenho uma dúvida, relação de marchas, Ë a rotação do motor e a roda ou entre a rotação do motor e a saida do cambio (cardã)?

    Por exemplo 3,746:1, seria 3,746 voltas do motor p/ uma volta na roda ou no cardã?

    obs. sabe-se que no diferencial ainda há uma nova redução na coroa e pinhão.
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