x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 58
  • #37
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2



    Esse espaçador eu considero seguro, e uso a um ano pelo menos.

    []'
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc02841.jpg   -dsc02842.jpg  
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #38
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    43
    Posts
    404
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Por favor Maciel... coloque as fotos.
    A mim interessa bastante esse tópico, pois foi uma coisa que eu, marinheiro de primeira viagem, acabei de fazer - colocar espaçadores por causa de pneus 31'' récem instalados, e agora estou vendo que tem alguns mistérios envolvidos.
    Grato... Julinot.
    Pessoal estou anexando as fotos e o desenho com as medidas do espaçador. Peço apenas desculpas por ter escrito no desenho "espassador" e não espaçador, que é o certo.
    Quem tiver interesse em fazer o seu proprio espaçador pode usar meu desenho como base, pois as medidas estão corretas e vai encaixar perfeitamente no cubo e na roda livre.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn0416.jpg   -dscn0417.jpg   -dscn0418.jpg  
    Arquivos Anexos

  • #39
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    43
    Posts
    404
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Quanto à resistencia e segurança os prisioneiros dão de 10 x 0 nos parafusos (em qualquer aplicação). Se eu fosse vc manteria a idéia dos prisioneiros prensados no espaçador pra receber a roda.

    []'s observadores

    Elmer, eu realmente acho melhor os parafusos, pois eles são grandes e tem uma area de trabalhos bem maior que os prisioneiros, que são prensados em cerca de 15mm de aço, já os parafusos tem penetração de mais que o dobro da área de contato dos prisioneiros.

  • #40
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    43
    Posts
    404
    Agradecimentos: 2
    Elmer, esqueci de comentar, tanto o prisioneiro, como qualquer parafuso de fixação de roda são fabricados por processo de forjamento a quente. Este processo confere ao aço uma maior resistência mecânica, já que as moléculas estão bem mais unidas que o normal e o tamanho do grão também é modificado nesse processo.
    Nas fotos que o Sergio Rocha mostrou, podemos ver que os furos com o diâmetro menor, tem um rebaixo interno, onde vão os prisioneiros, com cerca de 5mm de parede. Não quero me sobressair a ninguém, mais se for comparar os meus alargadores com os do Sérgio, os dele estão mais bonitos e com um acabamento melhor, contudo se for aplicado um grande esforço no espaçador, é mais fácil (não estou dizendo que vai) arrebentar o do Sérgio do que o meu.
    Eu escolhi parafusos ao invés de prisioneiros, porque desta forma eu gasto somente com os parafusos, assim não tenho que comprar os prisioneiros e mais um jogo de porca pra cada roda, já que os meus alargadores foi eu quem fez, pois não confiei em compra-los por aí.

  • #41
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    1- Maciel,

    o alargador parece muito bem feito, mas eu compartilho da opinião do ELMER em usar prisioneiros de roda, que ficariam embutidos na carcaça do alargador.

    Como eles são mais largos no apoio, oferecem mais resistência.

    Como eles são protuberantes, servem de guia para a instalação da roda.

    Como são colocados por interferência, podem ser trocados caso haja espanamento de rosca.

    Eu ainda daria a seguinte sugestão:

    Ao usinar, faria um diâmetro piloto para o furo a roda (se ela for de liga leve). Isso para evitar uma descentralização que faria a roda galopar e excitar efeitos indesejáveis.(veja abaixo)


    2- Paulo Eduardo,

    o evento com seu colega sem duvida aponta erro grosseiro ou orelhada de montagem.

    Veja que o prisioneiro NUNCA poderia ter usinado aquele furo na panela SEM arrombar os cubos, que é a pessoa que segura a roda no jeep. Essa panela deve ser a que fica por trás do cubo. Sendo assim, os prisioneiros que prendem o alargador no cubo estavam soltos e/ou havia descentralização. Assim, ao rodar, a folga foi primeiramente (vagarozamente) excitando o movimento nos prisioneiros que ao mesm tempo que soltavam-se da interferência nos furos do cubo, alargando o furo na panela, que era o batente dos mesmos. O efeito disto com corrosão por fretting acabou com o apoio e a base dos prisioneiros cavaram a janela até soltarem o suficiente para sobrecarregar alguns e fraturarem ... até que soltou-se por completo. Uma foto do cubo de roda pode indicar que foi isso que aconteceu.... furos arrombados no cubo + pó vermelho do metal.

    Neste caso, não há movimento relativo tal que cause solda por atrito. Sómente deve haver desgaste por abrasão.

    O dono do jeep deveria ter sentido algo estranho a algum tempo e dormiu no ponto. Esse jeep deveria vibrar um tanto.

    Esse é o perigo deste tipo de montagem.... um modo de falha (HIDDEN) - pois não é objetivamente visível a olho nú.

    MAS, deve ser razoávelmente detectável com uma atenção especial num roteiro de inspeção.

    Voltamos ao ponto que TODOS que tem jeep adaptado deve pensar num PLANO de MANUTENÇÃO e INSPEÇãO DIFERENCIADO para determinar possíveis anúncios de falhas não antecipadas.

    Este tipo de falha é crítico como o do semi-eixo semi-flutuante e só se manifesta quando já é tarde demais.


    3- SERGIO,

    como vc tem este tipo de adaptação, o simples fato de vc levantar as rodas no ar 1 vêz por mês e fazer os testes de puxar-empurrar, rodar na mão e avaliar as folgas alavancando em cima e em baixo com as mãos, e verificando empenamentos seria suficiente para mostrar algo diferente que mereça maior atenção e desmontagem.

    Observe atentamente as bordas ou as faces de contato entre a roda e o alargador e entre o alargador e a roda/cubo para notar a possível presença de um pózinho vermelho fino, indicador de fretting corrosion, sinal que a montagem está soltando aos poucos.

    O extremo cuidado na aplicação do torque de aperto no alargador e na roda (porcas) são elementos decisivos no sucesso da durabilidade e confiabilidade desta montagem.

    Se embora houver descentralização, isso vai gerar desbalanceamento e soltura e portanto, todo cuidado com a inspeção quer dizer SOBREVIVÊNCIA.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #42
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    OK Pessoall,

    Entao o que realmente pode causar a quebra das pontas de eixo?
    A espessura do espaçador?
    O material do que ele é feito?
    A forma de fixacao do espaçador/roda?
    Ou a qualidade da fixacao do conjunto?

    Estou com as bolachas de aco 1020 compradas para tornear os espacadores com 5cm de espessura mas o medo é grande de ficar em roda na estrada.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #43
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    43
    Posts
    404
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Como são colocados por interferencia, podem ser trocados caso haja espanamento de rosca.
    Taí, Leopoldo, agora você me derrubou do cavalo. Eu não havia pensado na possibilidade de haver um espanamento de rosca. Putz que mancada... ...vou devolver meu canudo de engenharia mecânica... hehehehehee.

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Ao usinar, faria um diâmetro piloto para o furo a roda (se ela for de liga leve). Isso para evitar uma descentralização que faria a roda galopar.
    Leopoldo, eu não entendi direito. Somente as rodas de liga leve precisam de um diâmetro piloto (seria um diametro escalonado?) ?

    Uma outra pergunta, que foge um pouco do tópico. Era você, aquele sujeito com cara de pai orgulhoso sentado ao lado do filho, na edição 57? Você ainda tem o projeto de suspensão que aparecia nas fotos instalados no jeep? O do eixo traseiro com movimento, você também ainda tem?

  • #44
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    A discussão acima foi re-editada para acrescentar comentários e recomendações.

    DIC,

    O semi-eixo quebra ou por fadiga ou por sobrecarga.

    Fadiga pode ser por roda solta, desbalanceada ou descentralizada (incluindo pneu).
    Sobrecarga aumenta proporcionalmente com maior largura a roda, peso do jeep, alargadores, etc..., torque nas rodas.

    Para deteminar a causa ou a maior possibilidade, uma análise do conjunto estático e dinamico deve ser feita:

    SE eu mudar aqui ... oque acontece alí ... parado e a 150 km/h.


    Maciel,

    As rodas de liga leve tem uma montagem diferente no cubo. (Algumas rodas de ferro também).

    Já na roda original de jeep, se for a que vc usa, tem um anel que parece um aro ou um espaçador ôco. Depois de apertado, ele deforma. Olhe a roda original de um jeep e vc vai entender. As rodas velhas estão sempre com o miolo empenado.

    No meu jeep eu usei um dispositivo com um dia escalonado para ter certeza da centralização da roda. Não é alargador mas na teoria a coisa funciona da mesma forma.

    As fotos estão no tópico: Cuidado, seu eixo semiflutuante pode matar e no meu LINK

    Do baú .... Sobre a EDIÇÃO 57 .... é o meu jeep antes da reforma sim.

    As fotos de como ele está agora podem ser vistas aqui na minha assinatura (LINK)
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #45
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    A discussão acima foi re-editada para acrescentar comentários e recomendações.

    DIC,

    O semi-eixo quebra ou por fadiga ou por sobrecarga.

    Fadiga pode ser por roda solta, desbalanceada ou descentralizada (incluindo pneu).
    Sobrecarga aumenta proporcionalmente com maior largura a roda, peso do jeep, alargadores, etc..., torque nas rodas.

    Para deteminar a causa ou a maior possibilidade, uma análise do conjunto estático e dinamico deve ser feita:

    SE eu mudar aqui ... oque acontece alí ... parado e a 150 km/h.


    Maciel,
    Entendi mestre.

    Entao, o fato de eu usar um espacador com 5cm de espessura somado ao fato do meu Jeep ter carroceria de fibra (peso final do conjunto menor que o original), entao posso instalar o espacador e rodar um pouco mais tranquilo??
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #46
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    Taí, Leopoldo, agora você me derrubou do cavalo. Eu não havia pensado na possibilidade de haver um espanamento de rosca. Putz que mancada... ...vou devolver meu canudo de engenharia mecânica... hehehehehee.
    Outro argumento válido: "Como eles são protuberantes, servem de guia para a instalação da roda."
    Ao trocar um pneu furado estando sozinho é mais prático vc encaixar a roda nos prisioneiros do que ficar tentando alinhar o furo pra enfiar o parafuso...

    Citação Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    Somente as rodas de liga leve precisam de um diâmetro piloto (seria um diametro escalonado?) ?
    Todas de liga e algumas(raras) em aço como o Mestre Leo já explicou.
    Leopoldo, com esse diametro piloto podemos dispensar os anéis centralizadores ?

    Citação Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    Uma outra pergunta, que foge um pouco do tópico. Era você, aquele sujeito com cara de pai orgulhoso sentado ao lado do filho, na edição 57? Você ainda tem o projeto de suspensão que aparecia nas fotos instalados no jeep? O do eixo traseiro com movimento, você também ainda tem?
    Entendendo o Jeep do Leopoldo

    []'s

  • #47
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    1- Maciel,

    o ala


    3- SERGIO,

    como vc tem este tipo de adaptação, o simples fato de vc levantar as rodas no ar 1 vêz por mês e fazer os testes de puxar-empurrar, rodar na mão e avaliar as folgas alavancando em cima e em baixo com as mãos, e verificando empenamentos seria suficiente para mostrar algo diferente que mereça maior atenção e desmontagem.

    Observe atentamente as bordas ou as faces de contato entre a roda e o alargador e entre o alargador e a roda/cubo para notar a possível presença de um pózinho vermelho fino, indicador de fretting corrosion, sinal que a montagem está soltando aos poucos.

    O extremo cuidado na aplicação do torque de aperto no alargador e na roda (porcas) são elementos decisivos no sucesso da durabilidade e confiabilidade desta montagem.

    Se embora houver descentralização, isso vai gerar desbalanceamento e soltura e portanto, todo cuidado com a inspeção quer dizer SOBREVIVÊNCIA.
    Eu faço esse teste constantemente, para avaliar os rolamentos.A menos de 20 dias troquei o eixo dianteiro, para adaptação do T-rex da ensimec, e não notei nada de anormal
    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #48
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Elmer, o anel de centralização não seve se vc está usando o espaçador. Ele não tem onde apoiar por exemplo: no eixo traseiro semi-flutuante.

    Então, que não mais lógico seria que colocar (usinar um piloto guia) no próprio alargador ????
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade