Mas o que vc tem que saber é que vc vai sempre gastar grana com manutenção. Agora se a manutenção de um Jeep é mais barata que a de um carro 1000, eu já não sei. Acredito que um Jeep original seja mais barato.
Vc compra um Jeep bom na faixa de 10 a 15 mil reais.
Mas ao invés de passar pra gás, tenta comprar com um motor mais econômico adaptado, como o AP, por exemplo. Um dos mais indicados pra cidade, mas não pra trilhas. Pelo que leio por aqui, esse motor suporta apenas trilhas leves e médias.
Eu também tenho o Jeep como primeiro carro. Comecei a reforma do velho Jeep do meu pai em janeiro, peguei ele agora no começo de agosto e embora não tenha andando muito, vale cada centavo que vc gasta.
Esse papo de que Jeep é duro e o caralho a quatro varia de pessoa a pessoa. Eu só pelo fato de estar pilotando a máquina esqueço dessas coisas. E olha que o meu ta todo original e com pneus 750x16. Isso não é problema e acredito que nem no futuro vá me incomodar. Ainda mais pra vc que não deve estar acostumado com as mordomias de um carro moderno.
Aqui no fórum tem muitas pessoas que usam o Jeep diariamente.
Em todo caso, é bom vc dirigir o de algum amigo pra não se arrepender depois.
Eu, infelizmente, não sei nada de mecânica e acho que também não vou aprender com o tempo, pode parecer viadagem, mas não tenho coragem de mexer... gastei tanto no brinquedo que da medo de quebrar e ter que gastar mais. HAUAhUAHAu

Mas tento aprender por esse fórum, já aprendi bastante mas é bem difícil pra quem não sabe porra nenhuma, muitas vezes o pessoal fala outra lingua e os termos são muito técnicos.
O problema é que vc fica mais dependente ainda do mecânico.
Mas vc pode encarar um curso de mecânica do Senai de 2 anos (o problema são os 2 anos... HEuHEuEHu).

Por outro lado vc não gasta nem com IPVA e nem com seguro, pois não roubam.
Se for braço é melhor não começar com o Jeep... pq se vc bater em alguém, vai fazer um estrago no cara maior do que se vc tivesse com um carro normal, não tenha dúvida. Por isso, sendo braço ou não, é sempre bom fazer um seguro de terceiros.
Espero ter ajudado cara. Passei pelo mesmo dilema e to satisfeito com o Jeep e olha que ainda nem comecei com as trilhas.
Boa sorte.