Deixa eu explicar, eu refiz a elétrica do meu Jeep (CJ5 63) da seguinte forma: arranquei todos os fios velhos e a partir daí comecei do zero, só que quando chegou na bendita luz de freio/setas travei "como ligar essa coisa sendo que só vão 3 fios para as lanternas traseiras e fazê-las acender o freio e as setas, sem acender as setas dianteiras qdo pissasse no freio?", já tava quase desistindo e indo na sta ifigênia achar diodos..
Mas achava um absurdo ter que usar diodos sendo que originalmente não tinha! Achei um tópico aqui no fórum em que o Leopoldo comentava que quem fazia tudo era a chave de seta, infelizmente não encontro novamente o tópico.
Com um multímetro fui identificando cada fio da alavanca de seta e qual caminho ela seguia de acordo com a posição e fui identifcando os fios, depois joguei em um programa de testes de circuito e fui testando até achar a combinação, com o jeep visto do alto ficou assim:
Fio Cinza: Vem da bateria passando antes pelo relê do pisca;
Fio Azul: Vem da bateria passando antes pelo interruptor do pedal do freio;
Fio Branco1: Ligado ao filamento forte traseiro direito;
Fio Branco2: Ligado ao filamento forte traseiro esquerdo;
Fio Amarelo1: Ligado ao filamento forte dianteiro direito;
Fio Amarelo2: Ligado ao filamento forte dianteiro esquerdo;
As situações:
1.Chave de seta no centro e pedal do freio acionado:A energia entra na chave de seta pelo fio azul, e a chave de seta a direciona para os fios Branco1 e Branco2;
2.Freio livre e chave de seta para a direita (alavanca para cima):A energia entra na chave de seta passa pelo relê da seta (este tipo de relê abre e fecha sempre que passa corrente por ele fazendo o pisca) e entra pelo fio cinza da chave de seta que redireciona para os fios Branco1 e Amarelo1;
3.Freio livre e chave de seta para a esquerda(alavanca para baixo):A energia entra na chave de seta passa pelo relê da seta (este tipo de relê abre e fecha sempre que passa corrente por ele fazendo o pisca) e entra pelo fio cinza da chave de seta que redireciona para os fios Branco2 e Amarelo2;
4.Freio acionado e chave de seta para a direita(alavanca para cima):Nesta posição a energia entrará pelo fio azul vindo do freio e pelo fio cinza de forma intermitente vindo do rele da seta, e a chave de seta redirecionará da seguinte forma: a corrente que entra pelo azul passa a circular apenas pelo fio Branco2, fazendo a luz de freio esquerda acender.
A energia vinda do fio cinza, passará pelo fio Branco1 acendendo a luz de seta traseira direita e pelo fio Amarelo1 acendendo a luz de seta dianteira direita;
4.Freio acionado e chave de seta para a esquerda(alavanca para baixo):Nesta posição a energia entrará pelo fio azul vindo do freio e pelo fio cinza de forma intermitente vindo do rele da seta, e a chave de seta redirecionará da seguinte forma: a corrente que entra pelo azul passa a circular apenas pelo fio Branco1, fazendo a luz de freio direita acender.
A energia vinda do fio cinza, passará pelo fio Branco2 acendendo a luz de seta traseira esquerda e pelo fio Amarelo2 acendendo a luz de seta dianteira esquerda;
Dessa forma, o sistema funcionará como o Escoria descreveu, ao pisar no freio e dar seta ele vai apagar a luz de freio de um lado para somente piscá-la enquanto do outro ficará acesa direto. A própria chave de seta é quem isola a frente da traseira através de suas comutações internas hora passando corrente por um circuito hora por outro dependendo da posição.
Por essa explicação acho que vc já consegue desenhar, o problema aí é que não tem como saber se a tua alavanca de seta tem as mesmas cores de fios que a minha, a melhor forma de saber quem é quem é com um multímetro, e levar em conta que provalmente tem dois fios (no meu caso azul e cinza) que fogem do padrão de cores dos outros quatro (amarelos e brancos). É complicado de entender, mas depois que monta se vê que é simples e engenhoso..
[]s