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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Sidnei
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    Citação Postado originalmente por DougBRSP
    Qdo refiz a elétrica do meu jeep, montei um aplicativo em Flash que ensina como fazer a ligação das luzes de freio e seta originais, sem o uso de diodos e funciona perfeitamente, a dica é com o multímetro, identificar os fios da alavanca de seta original.

    Para download: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=18315

    Ou acesse on-line: http://paginas.terra.com.br/informat.../luzescj5.html

    []s
    Doug

    Achei muito legal e bem auto explicativo o esquema que você montou em flash. Para quem gosta do "faça você mesmo" e não tem muita noção de elétrica (como eu) não tem coisa melhor....
    Eu tambem estou querendo mudar minhas lanternas traseiras para o modelo tipo "troller" e gostaria de saber o que tenho que alterar neste esquema elétrico para separar a luz do pisca deste conjunto original (já que a luz de ré eu vou colocar uma chave no painel para acendê-la) e o conjunto lanterna/freio vai ficar como está.
    Eu tive fuçando na fiação da lanterna original do meu CJ e percebí que quando ligo o pisca, mesmo que o conjunto de lampadas não esteja aterrado a luz funciona.... Como pode??
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
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  • #14
    Pessoal,

    Na lanterna traseira, o filamento do pisca e das luzes de freio em cada lâmpada bipolar é o mesmo. O diodo serve para, quando pisar no freio, não acender os piscas dianteiros, e não travar o pisca no caso deste estar ligado. Por causa do diodo, quando você pisa no freio com o pisca ligado apenas no lado oposto ao pisca acende o freio.


    []'s

  • #15
    Escória, mas com a chave de seta original: e com as lanternas traseiras utilizando lâmpadas de 2 filamentos, sem diodo algum ele funciona da forma que descreveu.

    []s

  • #16
    Douglas,

    Provavelmente, a chave possui o diodo. Sei que alguns relês de seta possuem.

    []'s

  • #17
    Escoria, tem não, eu desmontei a minha para poder entender qual a ligação, pois passei uma cara tentando entender o funcionamento, toda a comutação entre seta e freio é feita pela forma que o circuito dela é montado, inclusive a luz que vai pro freio tem que passar por ela, ai de acordo com a posição da chave ela resolve o que é freio e seta e funciona da forma que vc descreveu, te garanto que não há diodo algum neste circuito do meu jeep.

    []s

  • #18
    Usuário Avatar de Sidnei
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    Doug,

    Mas se é a luz de freio também passa por este circuito, como posso separar a luz de freio e a luz da seta traseira mantendo a chave de seta original? tem jeito? É complicado?
    Sidnei
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  • #19
    Deixa eu explicar, eu refiz a elétrica do meu Jeep (CJ5 63) da seguinte forma: arranquei todos os fios velhos e a partir daí comecei do zero, só que quando chegou na bendita luz de freio/setas travei "como ligar essa coisa sendo que só vão 3 fios para as lanternas traseiras e fazê-las acender o freio e as setas, sem acender as setas dianteiras qdo pissasse no freio?", já tava quase desistindo e indo na sta ifigênia achar diodos..

    Mas achava um absurdo ter que usar diodos sendo que originalmente não tinha! Achei um tópico aqui no fórum em que o Leopoldo comentava que quem fazia tudo era a chave de seta, infelizmente não encontro novamente o tópico.

    Com um multímetro fui identificando cada fio da alavanca de seta e qual caminho ela seguia de acordo com a posição e fui identifcando os fios, depois joguei em um programa de testes de circuito e fui testando até achar a combinação, com o jeep visto do alto ficou assim:

    Fio Cinza: Vem da bateria passando antes pelo relê do pisca;
    Fio Azul: Vem da bateria passando antes pelo interruptor do pedal do freio;

    Fio Branco1: Ligado ao filamento forte traseiro direito;
    Fio Branco2: Ligado ao filamento forte traseiro esquerdo;

    Fio Amarelo1: Ligado ao filamento forte dianteiro direito;
    Fio Amarelo2: Ligado ao filamento forte dianteiro esquerdo;

    As situações:


    1.Chave de seta no centro e pedal do freio acionado:
    A energia entra na chave de seta pelo fio azul, e a chave de seta a direciona para os fios Branco1 e Branco2;
    2.Freio livre e chave de seta para a direita (alavanca para cima):
    A energia entra na chave de seta passa pelo relê da seta (este tipo de relê abre e fecha sempre que passa corrente por ele fazendo o pisca) e entra pelo fio cinza da chave de seta que redireciona para os fios Branco1 e Amarelo1;
    3.Freio livre e chave de seta para a esquerda(alavanca para baixo):
    A energia entra na chave de seta passa pelo relê da seta (este tipo de relê abre e fecha sempre que passa corrente por ele fazendo o pisca) e entra pelo fio cinza da chave de seta que redireciona para os fios Branco2 e Amarelo2;
    4.Freio acionado e chave de seta para a direita(alavanca para cima):
    Nesta posição a energia entrará pelo fio azul vindo do freio e pelo fio cinza de forma intermitente vindo do rele da seta, e a chave de seta redirecionará da seguinte forma: a corrente que entra pelo azul passa a circular apenas pelo fio Branco2, fazendo a luz de freio esquerda acender.
    A energia vinda do fio cinza, passará pelo fio Branco1 acendendo a luz de seta traseira direita e pelo fio Amarelo1 acendendo a luz de seta dianteira direita;
    4.Freio acionado e chave de seta para a esquerda(alavanca para baixo):
    Nesta posição a energia entrará pelo fio azul vindo do freio e pelo fio cinza de forma intermitente vindo do rele da seta, e a chave de seta redirecionará da seguinte forma: a corrente que entra pelo azul passa a circular apenas pelo fio Branco1, fazendo a luz de freio direita acender.
    A energia vinda do fio cinza, passará pelo fio Branco2 acendendo a luz de seta traseira esquerda e pelo fio Amarelo2 acendendo a luz de seta dianteira esquerda;

    Dessa forma, o sistema funcionará como o Escoria descreveu, ao pisar no freio e dar seta ele vai apagar a luz de freio de um lado para somente piscá-la enquanto do outro ficará acesa direto. A própria chave de seta é quem isola a frente da traseira através de suas comutações internas hora passando corrente por um circuito hora por outro dependendo da posição.

    Por essa explicação acho que vc já consegue desenhar, o problema aí é que não tem como saber se a tua alavanca de seta tem as mesmas cores de fios que a minha, a melhor forma de saber quem é quem é com um multímetro, e levar em conta que provalmente tem dois fios (no meu caso azul e cinza) que fogem do padrão de cores dos outros quatro (amarelos e brancos). É complicado de entender, mas depois que monta se vê que é simples e engenhoso..

    []s

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