Olá pessoal e experts em plantão. Tenho um CJ5 79 com motor 2.3 OHC e caixa 4m original. Estou comprando um motor de um Corsa 2005 1.8, flexpower, que pretendo instalar e posteriormente turbinar. Sua potência no álcool é de 114 CV e torque pouco mais de 18 kilos. Com a turbina, quero elevar para 160 a 180 CV. As minhas perguntas são:
1) A caixa original vai aguentar toda essa potência extra?
2) Uma caixa de uma S10 aguentaria?
3) A caixa da S10 é plu'n play no motor do corsa?
4) A caixa da S10, Blazer 2.2, 2.4 ou V6 são todas iguais em robustez?
5) O que dizer sobre a embreagem? Uso a do corsa ou S10?
6) O motor GM aguenta como um AP?
É isso aí. Fico agradecido se puderem me ajudar.
Um abraço a todos da comunidade.
Prefira o motor 1.8 do Astra/Kadett que é da família II da GM, a mesma do 2.0, 2.2 e 2.4. Esse 1.8 do Corsa é família I, o mesmo bloco do 1.6, 1.4 e 1.0!
Isso mesmo, os motores do corsa, não são iguais aos do Astra, Monza, Kadett, Vectra, S10, etc. . . . vc precisará ver qual o câmbio serve nele, acredito que somente o do próprio corsa seja P&P, mas com adaptação, qualquer câmbio que sirva pra jeep sirva pra esse motor.
Tenho um amigo de Campinas que está utilizando o clarkette (chevette 5m) com o BF e ele teve de fazer uma flange pra capa seca do BF e emendar o eixo piloto do clarkette, pra continuar utilizando a embreagem do BF.
Ele me passou que, a economia, em relação ao willys 3m, sempre rodando no GNV, foi de 40%. . . onde ele fazia, na estrada 10 km/m3 de GNV e com o clarkette ele está fazendo 14 km/m3.
Pessoal, obrigado pelas dicas. Mas qual a diferença entre o fase I e fase II? Um é mais antiquado que o outro? Estruturalmente falando, o do corsa é menos robusto que o do Astra? A caixa da S10 encaixa, sem adaptações, nos dois? Essa caixa aguentaria uma "turbininha" extra nesse motor? Ou teria que adaptar a famosa caixa da C20? Mais uma vez, obrigado aí moçada... um abraço.
Pessoal, comprei a ciaxa 5marchas de uma S10 2.4 mpfi (2003) 4x2 e um motor completo do Astra 2.0 Flexpower (2005). Já está com o mecânico para adaptar. Esse motor no álcool rende 128 CV e 20 kg de torque. "Acho" que vai ficar diferente do motor 2.3 ohc original e caixa original. Estou "babando" para acelerar o "novo" jipe. Um abraço a todos.
Eu sei que gosto não se discute mas como já disse em algum outro tópico por aí, não concordo em colocar um motor "moderno" num veículo que possui, no mínimo, 23 anos (considerando que os últimos CJ's brasileiros foram fabricados em 1983). Um veículo robusto e criado para guerra que enfrentou alemães (2ª Guerra Mundial) e norte-coreanos (Guerra da Coréia)...
É uma total descaracterização ao meu ponto de vista. Mas enfim...
Boa sorte com a compra pmarcell. O importante mesmo é que você fique feliz, afinal, o Jeep é seu!
Começou com turbo... Daqui a pouco já vai ter gente querendo colocar NITRO nos Jeep's (só falta dizer que é para imitar o PC - pós-combustor - dos caças militares).
Aí parte para o Neon embaixo do Cj... Suspensão a ar (daquelas usadas nos "carros saltitantes" de rappers norte-americanos)... Monitores LCD no painel e no encosto dos assentos para jogar "Need for Speed" no PlayStation II... Pneus Toyo...
Eu sei que gosto não se discute mas como já disse em algum outro tópico por aí, não concordo em colocar um motor "moderno" num veículo que possui, no mínimo, 23 anos (considerando que os últimos CJ's brasileiros foram fabricados em 1983). Um veículo robusto e criado para guerra que enfrentou alemães (2ª Guerra Mundial) e norte-coreanos (Guerra da Coréia)...
É uma total descaracterização ao meu ponto de vista. Mas enfim...
Boa sorte com a compra pmarcell. O importante mesmo é que você fique feliz, afinal, o Jeep é seu!
Até!
Cara como vc é sistemático, até parece que lutou na guerra pilotando um jeep modelo 42. Na minha opinião, temos que modernizar nossas viaturas para que elas continuem rodando por ai e mostrando o que elas são capazes de fazer.
Talvez você tenha razão, mas o que realmente busco é manter um mínimo de originalidade e história do Willys. Não sou contra modificações na suspensão, eixos, pedaleira, dentre outras que possam melhorar e/ou facilitar o desempenho do Jeep na função para a qual ele foi concebido (offroading) sem necessariamente tirar a sua originalidade (ao menos num olhar mais breve)...
Mas amigo - abrir o capô de um Jeep e ver um motor GM Flexpower 1.8 Turbo... É um impacto muito grande na minha opinião!
Outro fator a ser levado em consideração: quanto mais moderno mais complicado, especialmente falando de motores automotivos. Comprando um desses motores você deve esquecer, repito, esquecer do conhecido "faça você mesmo".
Para quase tudo você deverá levar o veículo até uma autorizada GM onde eles ligarão o motor num computador para obter o diagnóstico do possível problema. Resumindo: $$$$$$$$$$$$...
A propósito, eu ficaria honrado de ter participado com a FEB na II Guerra, especialmente a serviço da FAB (reparou no nome do meu Jeep?)...
Talvez você tenha razão, mas o que realmente busco é manter um mínimo de originalidade e história do Willys. Não sou contra modificações na suspensão, eixos, pedaleira, dentre outras que possam melhorar e/ou facilitar o desempenho do Jeep na função para a qual ele foi concebido (offroading) sem necessariamente tirar a sua originalidade (ao menos num olhar mais breve)...
Mas amigo - abrir o capô de um Jeep e ver um motor GM Flexpower 1.8 Turbo... É um impacto muito grande na minha opinião!
Outro fator a ser levado em consideração: quanto mais moderno mais complicado, especialmente falando de motores automotivos. Comprando um desses motores você deve esquecer, repito, esquecer do conhecido "faça você mesmo".
Para quase tudo você deverá levar o veículo até uma autorizada GM onde eles ligarão o motor num computador para obter o diagnóstico do possível problema. Resumindo: $$$$$$$$$$$$...
A propósito, eu ficaria honrado de ter participado com a FEB na II Guerra, especialmente a serviço da FAB (reparou no nome do meu Jeep?)...
Essa é a minha opinião. Até.
Pois é concordo que o turbo não precisava ter, mas já que o cara quer, fazer o que.
Agora esse negocio de autorizada, acho que não, aqui na região qualquer oficina de bairro tem aparelhos para fazer leitura em injeção eletronica, na minha opinião se bem instalado, esquece de oficina com essa mecanica.
Ainda bem que o forum é democratico.
Carvalho e Nardinho, realmente gosto não se discute. Mas não é porque o jipe é velhinho que ele tem que ser tratado como tal. Para tanto estou dando um "coração" novo para ele. Mais forte. É um 2.0 FLEXPOWER ( Astra 2005), que encaixa perfeitamente (sem flanges) na caixa da S10, pois o motor é da mesma família. Esse motor tem 128 CV no álcool e 20 kg de torque, ante 90 CV e 17 kg, do velho nem tão velho 2.3 OHC. Como uso emtrilhas como dunas de areia (fofa), cara, tem que ter motor... A opção pelo FLEX é que como ele já funciona com álcool, para turbinar é mais fácil, e já tem partida a frio. A minha intenção é jogar 0,8 kg de turbo e jogar essa potência para 240 CV e 35 kg de torque, num motor extremamente leve, comparado a esses diesel e V6 e V8. Injeção eletrônica não é mais novidade para ninguém.
Mas respeito a opção dos companheiros por motores carburados. Funcionam bem também, são mais baratos e fáceis de reparo. Mas a evolução tecnológica esta aí, e não podemos dar costas a ela. Meu mecânico tem a mecânica de uma S10 2.2 e caixa. São 3 anos sem fazer absolutamente nada de reparo. Daí minha opção. Um abração ...