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Convex Datacenter
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  • #13
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    Acho que o quebra mato e o cambão são coisas muito diferentes, se vc pretende proteger ele em trilhas é melhor colocar um QM e se pretende puxar ele com outro carro coloque um Cambão, se vc quer as duas coisas então coloque os dois.

    Se é só pra estética eu colocaria um quebra mato, acho muito mais bonito e robusto, embora ache a frente do jeep bonita de qq jeito.

    Agora se seu carro é mais leve que o jeep e vc tem consciencia disso vc sabe que não é pra abusar. Anda devagar, matenha distancia, não deixe pra freiar em cima e se possivel faça uma adaptação no freio de ambos os veículos para que possa freiar o veículo da frente e o de traz ao mesmo tempo. Pense o Carro da frente é o Cavalo de uma carreta e o de traz é a Carreta, se vc freiar só o cavalo a carreta passa por cima de vc. No caso do jeep ele entra embaixo do seu carro.

    []'s cautelosos

  • #14

    Transportar o JEEP

    Gostaria de saber sobre como rebocar um jeep até o local de trilha:
    O que utilizo?towbar?cambão?Como funcionam?O jeep vai curvando sozinho ou existem towbar ligadas na direção?
    E a legislação quanto a esse tipo de procedimento?
    Tenho um caravam 4cc álcool que reboca uma lancha de 800Kg + reboque de 350Kg sem problemas desde que não correndo feito louco.
    Com relação ao veículo que irei utilizar ,ainda não está definido,contudo minha maior preocupação são as LEIS quanto a isso e os detalhes de funcionamento do Cambão ou towbar.
    Gasta-se muito pneu devido as curvas forçadas ou o JEEP as faz sem problema?
    Enfim agradeço aos colegas, e segue a foto do grande branco.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos QUEBRA-MATO PARA O CJ-5-jeep_do_janilson_2-644s.jpeg  

  • #15

    Re: Transportar o JEEP

    Citação Postado originalmente por TRARBACH
    Gostaria de saber sobre como rebocar um jeep até o local de trilha:
    O que utilizo?towbar?cambão?Como funcionam?O jeep vai curvando sozinho ou existem towbar ligadas na direção?
    E a legislação quanto a esse tipo de procedimento?
    Tenho um caravam 4cc álcool que reboca uma lancha de 800Kg + reboque de 350Kg sem problemas desde que não correndo feito louco.
    Com relação ao veículo que irei utilizar ,ainda não está definido,contudo minha maior preocupação são as LEIS quanto a isso e os detalhes de funcionamento do Cambão ou towbar.
    Gasta-se muito pneu devido as curvas forçadas ou o JEEP as faz sem problema?
    Enfim agradeço aos colegas, e segue a foto do grande branco.

    Grande TRARBACH
    isso ja foi discutido em outro tópico... clique no link para ver http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...hlight=tow+bar

  • #16
    Usuário Avatar de Hélio
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    Re: Transportar o JEEP

    Citação Postado originalmente por TRARBACH
    Gostaria de saber sobre como rebocar um jeep até o local de trilha:
    O que utilizo?towbar?cambão?Como funcionam?O jeep vai curvando sozinho ou existem towbar ligadas na direção?
    E a legislação quanto a esse tipo de procedimento?
    Tenho um caravam 4cc álcool que reboca uma lancha de 800Kg + reboque de 350Kg sem problemas desde que não correndo feito louco.
    Com relação ao veículo que irei utilizar ,ainda não está definido,contudo minha maior preocupação são as LEIS quanto a isso e os detalhes de funcionamento do Cambão ou towbar.
    Gasta-se muito pneu devido as curvas forçadas ou o JEEP as faz sem problema?
    Enfim agradeço aos colegas, e segue a foto do grande branco.
    Fala Trarbach!!!!

    Bem eu tenho o TOWBAR no CJ5, e ele pode ser rebocado sem problemas por outro veículo, deste que feitas as observações de segurança já citadas.

    Com o TOWBAR bar o Jeep vira sozinho, acompannhando o veículo da frente. O Jeep não pede ter trava de volante como em veículos normais.

    Não sou especialista no assunto, mas creio que um certo esforço exista, pois o TOWBAR é fixado no parachoque, e o veículos da frente força o Jeep para a esquerda ou direta até que as rodas acompanhem o movimento.

    Quanto a legislação, eu também tenho dúvidas, pois quaquer veículo rebocado deve ter os sinais luminosos funcionando (freios, setas), mas o que se vê por ai, não é bem isso.



    []'s tbm com duvidas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos QUEBRA-MATO PARA O CJ-5-p9200009_119.jpg  
    TROLLER 2002 - 32" Maxxi BigHorn - SEM GUINCHO

  • #17
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Cambão ou Towbar...

    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Cadê o sumido do Giovane pra solucionar nossas dúvidas???
    Será que ele morreu?
    Salve Dennis!!!

    Ainda tô vivo... Sumido é verdade... Mais uns dias e voltarei a participar "normalmente"...
    Bão, a galera já falou tudo, ou quase tudo. Naquele outro tópico também já se falou muito. Cambão é como conhecemos essa peça triangular, mas na Argentina, por exemplo, cambão é uma barra de ferro com 2 argolas nas pontas, "equipamento obrigatório", para rodar por lá... Mas se vc falar em Towbar, todo mundo vai saber que é o triangular. Falando em legislação, só é permitido o reboque com Towbar ou cambão (a barra única, sendo preciso alguém para guiar), em casos de emergência. A simples prática, corriqueira entre os jipeiros, de se levar o jeep rebocado, é proibida por lei! Aí claro vai depender da boa vontade do policial e/ou da capacidade do jipeiro de enrolar o cara...
    E o veículo rebocador deve pesar algo em torno de 2 vezes o peso do rebocado. Logo, carro de passeio NENHUM poderá rebocar um Jeep. Não que não tenha força, mas não terá segurança nenhuma e ainda poderá ser multado...
    []'s

  • #18
    Salve Giovani, saudações ALL

    Realmente, andar com jeep no Tow bar, sendo rebocado por carro de passeio nao dá... uma vez saimos para levar um CJ5 até a oficina e numa das curvas (ainda bem que tava dvagar) ao pisar no freio o CJ simplesmente empurrou a traseira do carro para o lado, obigando o motorista a acelerar o carro pra nao dar o tal "L"... o susto foi grande... uns dois dias de prisão de ventre pro dono do jeep (que era o dono do carro - GOL - tbem) hehehe

    Giovani, vc tem a melhor medida do tubo pra fazer o tow bar? (pra mim, cambão é a barra de ferro com duas argolas nas pontas...) sei que é de aço 1020, mas queria saber o diâmetro e espessura da parede...

    []'s rebocados

  • #19
    Usuário Avatar de monge
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    rebocando

    Fala Gente...

    Bom eu sempre levo a gaiola no towbar, e sempre arrasto ela com o jeep.

    Ela é levinha, mas já fez força o suficiente para eu dar o L com o jeep e ela uma vez...

    Passado o "cagaço" fiquei mais cauteloso.

    Tenho um amigo que arrasta o jeep dele pra todo lado num furgãozinho fiorino... já disse pra ele que é loucura.. mas ele continua arrastando.

    O mais interessante é que ele coloca um manequim (destes de loja) sentado no jeep quando arrasta ele... só pra ver a reação das pessoas mais leigas...

    []'s cautelosos ao arrastar no towbar

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #20

    Re: Cambão ou Towbar...

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Cadê o sumido do Giovane pra solucionar nossas dúvidas???
    Será que ele morreu?
    Salve Dennis!!!

    :[]'s
    É bom te ver por aqui denovo Professor Giovani 8)

  • #21
    Colega Giovanni
    Obrigado pela resposta,porém eu pessoalmente passei por um CARDUME de JEEPs que estavam à caminho de uma trilha,em uma rodovia federal,bem em frente ao posto de fiscalização,e muitos estavam sendo puxados,só que por camionetes,realmente não tinha carro pequeno puxando.
    Devo consultar um colega da PRF ainda hoje e postar por aqui o que dizem eles sobre isso.
    Na verdade descartando o carro pequeno e incluindo barra de sinalização na trazeira do JEEP ligada ao carro que puxa e um sistema de freio inercial,enfim como manda o figurino ou pelo menos como se comenta no Forum,gostaria de saber se é terminantemente proibido rebocar o JEEP pelo towbar,com ou sem camionete,com ou sem sianlização eletrica e freio inercial,ou se sobre o reboque trucado pode.
    Vou tentar verificar com os PRFs e postar por aqui,pois sobre os reboques comuns sei que existe muita legislação e especificações na NET.
    Muito obrigado à todos
    Janilson Trarbach

  • #22
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por Marcos ET
    Giovani, vc tem a melhor medida do tubo pra fazer o tow bar? (pra mim, cambão é a barra de ferro com duas argolas nas pontas...) sei que é de aço 1020, mas queria saber o diâmetro e espessura da parede...
    Salve ET!!!

    Varia bastante... Mas algo como 2" de diâmetro, com uns 4 ou 5mm de parede é mais que suficiente. Porém vai depender de quem faz e como será feito, pois as soldas devem ser bem feitas e deve possuir uma barra na horizontal (vendo o Towbar virado pra cima), de forma a fechar o triângulo, garantindo a estrutura.
    Já fiz um "L" com o Azulão puxando outro Jeep... O Towbar era da Keko, e simplesmente se deformou todo. Não quebrou nem mesmo nas soldas, só entortou. A parede desse deve ter uns 2,5 a 3mm apenas.
    []'s

  • #23
    A robustes desses "apetrechos" da keko são de péssima qualidade.

  • #24
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    Galera,

    A empresa MTP, fabrica tudos de qualquer espécie, para as mais variadas funções, desde tubos para aguentar pressão interna até tubos para cardãns. Isso significa dizer que nem sempre a espessura do material significa bom resultado. Taí a nossa famosa engenharia mecânica pra dizer isso ! ! ! !

    Trabalho em uma montadora que se utiliza de materias dessa empresa e em uma consulta que fiz à eles, sobre a confecção de um tubo para meu cardãn o engenheiro da empresa me disse o seguinte:


    Não é porque vc irá utilizar um motor mais poternte em seu jeep (vou usar o 6cc da C20) que vc precisará de um cardãn com uma parede de espessura maior. Aqui na empresa trabalhamos a composição do material e seu respectivo trefilamento e eu te garanto que um tubo com a mesma espessura do seu cardãn original com a mesma espessura de parede irá aguentar muito mais do que o original ! ! ! Quando ele começou a falar, não acreditei muito, mas com o passar das explicações, me dei por convencido.

    Isso, nos faz refletir que existem materiais e materiais, basta sabermos para que eles servem ! ! !

    Mais um exemplo disso:

    Estou confeccionando um guincho mecânico em casa e para fazer o acoplamento do carretel ao redutor, confeccionarei uma bucha. Para tanto, fui em um dos fornecedores da empresa em que trabalho e pedi um tarugo de aço para tal função. O engenheiro me disse que para tal função (aguentar torção) teria que ser um aço especial que se por ventura ele sofresse pancadas fortes e secas continuamente ele não aguentaria. Então temos mais um caso de materiais específicos para funções específicas.

    Nem sempre aquele cano grosso, de parede grossa e pesado é o mais forte ! ! ! ! Se fosse assim de que espessura teriam que ser os cardans das carretas que carregam até 27 toneladas (na balança) mas que se vc colocar 35 ton. ela arrasta do mesmo jeito ! ! !


    Vamos pensar bem ! ! ! ! Não estou querendo criticar ninguém por aqui, mas somente alertar ! ! ! !


    Forte abraço a todos.


    sds

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