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Convex Datacenter
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  • #37
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
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    Citação Postado originalmente por FernandoRisso
    Vinicius,

    Nessa junta o eixo se move em todas as direções, como uma esfera, porém com um limite para o lateral e torção, porém nenhum para cima e para baixo.

    []'s tentando esclarecer...
    OK, acho que entendi!! No caso só tem movimento na parte onde eu indico com a seta vermelha (que é a uniball), na azul não tem movimento nenhum. Pelo visto esta suspensão não serve para velocidades muito elevadas mesmo .

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Pq complicar tanto... Põe uma bola e um engate de carretinha...
    Boa adaptação!! Vou dar esta idéia para os mecânicos daqui de NH, eles são especialistas em adaptações deste tipo .

    []´s

  • #38
    Giovani,

    Parece piada, mas a maioria dos gringos que montam essa suspensão usam um bola dessas de engate pra trailers e montam uma forma de prendê-las com um bico de engraixadeira pra lubrificar e aumentar a vida útil.

    []'s incentivando o pessoal a inovar...

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Pq complicar tanto... Põe uma bola e um engate de carretinha...

    []'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #39
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por FernandoRisso
    Parece piada, mas a maioria dos gringos que montam essa suspensão usam um bola dessas de engate pra trailers e montam uma forma de prendê-las com um bico de engraixadeira pra lubrificar e aumentar a vida útil.
    Qualquer semelhança é mera coincidência...

    Vcs já tentaram dar marcha ré tendo uma carretinha engatada atrás? (já tão pensando bobagem... )
    Agora imaginem o comportamento do eixo dianteiro nessa situação.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -carreta_cc1.jpg  
    Imagens Anexas -145.jpg 

  • #40
    Usuário Avatar de fernandão
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    pra vcs verem tem gambiaras na terra do tio Sam tambem
    e pelo jeito das brabas

    []´s achando que tem "jeitinho " em todo lugar
    "o coisa" CJ5 37,4.9 i ,Pronto pra trilhas pesadas ..
    Troller 3.0 pra passeios e dia a dia
    Discovery 4 da Esposa


  • #41
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por FernandoRisso
    Foi citado casos em que essas "bolas" quebraram e o eixo simplesmente saiu voando...
    Agora imagine essa aqui do tópico, que é presa só pela rosca do pino e trabalha com uma bucha de borracha!

    Eu não usaria, mas se o orçamento fosse apertado, pode até ser. Mas como o amigo escreveu essa suspensão custa 5mil...
    Dá para comprar 2 carretinhas completas!

    Monolink o KCT... É "eixo carretado"...

    []'s de quem vai apanhar logo logo...

  • #42
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    Conversando com o criador da criatura, tenho as seguintes respostas :
    Nececidade de cinta limitadora: não precisaria já que a suspensão esta presa pelo amortecedor e pelas molas
    O que impede o eixo de dançar em baixo do carro são as barras panhard
    As buchas são de borracha usada na F4000, e pressão nela e mínima (vamos ver qto tempo dura.) Quando a bucha gastar, o que e natural com varias peças de um veículo, deve ser trocada.
    Não são chapas, são tubo quadrado
    A suspensão e presa ao chassi em três pontos ( o “parafusinho” de 1”, as molas e os armotecedores)
    Se precisar tirar a caixa e só soltar 8 parafusos que abaixa a suspensão
    A panhard com regulagem é se por algum motivo trocar as molas por outras maiores precisara de uma regulagem (...moro no litoral paulista e sei como carangueijo anda..kkkkk..)



    Ah! Obrigado amigos pelos conselhos sobre segurança, item fundamental na diversão

    O Jeep ficou pronto e rodei com ele mais ou menos 60 km de asfalto do mecânico até minha casa e ele se comportou muito bem, com um conforto excelente sem aqueles tipicos trancos empisos inrregulares e lombadas , também fiz um pequena trilha onde deu para perceber o curso da suspensão deixando sempre as 4 rodas em contato com o solo, até agora e só alegria....

  • #43
    Walmir,

    Mantenha-nos informado sobre a suspensão e poste alguma foto do curso máximo depois das mudanças.

    []'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #44
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Walmir,

    Não vou ficar falando muito das resposta pra não parecer que estou te desanimando. Mas um conselho: coloque uma cinta limitadora sim! Amortecedor não é pra segurar eixo. Na primeira vez que der fim de curso ele já danifica. Amortecedor não foi feito para dar batente (não desse tipo pelo menos).

    Fique de olho sempre naquele parafusinho. Ele que segura a suspensão no lugar. As molas e os amortecedores não farão isso.

    [s] cautelosos,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #45
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    Marcelo, valeu pelo toque, vou ficar de olho, mas agora e usar para ver o resultado....

  • #46
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Fala Walmir!!!

    Tchê, não me entenda mal... Já penei um pouco para "copiar" uma suspensão e fiz muita pesquisa sobre esse assunto. Além de olhar em sites gringos, aqui no fórum tem muita coisa sobre o assunto.

    Quem sou eu para criticar ou ficar desmerecendo o serviço de outro, mas pelo pouco conhecimento que tenho, gostaria de comentar sobre as respostas que vc recebeu do "criador".
    Na boa, só estou preocupado com a segurança desse sistema.

    Vamos em partes...

    Citação Postado originalmente por Walmir
    Nececidade de cinta limitadora: não precisaria já que a suspensão esta presa pelo amortecedor e pelas molas
    Como bem disse nosso colega Marcelo, amortecedor não foi feito para segurar uma abertura total da suspensão. Ele simplesmente quebra, se der batente em fim de curso. Quebrei amortecedor (originais do jeep) 2 vezes , com SPOA, quando a suspensão abriu toda... O olhal ficou no suporte e no tubo abriu um buraco, vazando todo o óleo.
    Se o amortecedor quebra, a suspensão abre mais ainda, o que pode ocasionar o desencaixe ou até a quebra das molas. Por mais que a mola esteja parafusada, ela é uma espiral aberta na ponta e não um olhal fechado.

    Não são chapas, são tubo quadrado
    Tubo só nos tirantes. O vértice dos tirantes é só uma chapa e a base do parafuso é só uma chapa. É nesses pontos que o esforço se concentra.
    Se tivesse uma travessa nesses tirantes, próximo ao vértice, vc teria uma resistência muito maior. Em vez de "\_/" vc teria "\-/". (Considere o tracinho emendado nas "\ /".)
    Na travessa da caixa, o suporte do parafuso, deveria ser como os suportes dos amortecedores, no chassi do jeep. Só que nesse caso, ainda maiores...
    Isso pra não dizer que nesse ponto deveria haver outro tipo de terminal...

    A suspensão e presa ao chassi em três pontos ( o “parafusinho” de 1”, as molas e os armotecedores)
    O que impede o eixo de dançar em baixo do carro são as barras panhard
    Não é bem assim... Molas e amortecedores não tem a função de "segurar" o eixo no seu lugar. A função deles é absorver o movimento da suspensão.
    São os tirantes e a panhard que compõe a "estrutura" da suspensão. Nesse caso o eixo está preso por apenas 2 parafusos: o central, na travessa da caixa e 1 parafuso menor num dos lados do eixo (panhard).
    Só nesse aspecto dá para perceber onde as forças estão atuando. Esse parafuso do eixo, vai ter que segurar todo o esforço lateral do eixo, que sempre teima em "passarinhar"...
    A panhard está sobrecarregada. Ela foi projetada para suportar um esforço lateral, onde o eixo desloca-se paralelamente à barra. Isso acontece quando temos 2 pontos de fixação no chassi, um em cada longarina.
    Nesse caso só existe 1 ponto central, logo, o eixo ao deslocar-se, vai girar fazendo um arco. Quando ele sair para a esquerda, essa roda tende à adiantar-se em relação à roda direita, além de convergir alguns graus, aumentando ainda o desgaste dos pneus. Portanto, quem fará um "arco" é a panhard. Uma ponta será forçada para a frente do jeep e a outra para trás. Eu sei que são apenas alguns centímetros, mas é assim que está funcionando. (efeito carangueijo... )
    Não é pelo fato do parafuso ter 1" ou 3"... É que o esforço está sendo suportado somente pela resistência do material, não por uma geometria adequada. Isso causa fadiga do material, que mais cedo ou mais tarde, vai quebrar.
    Com um bom desenho, vc poderia usar parafusos de 1/2" e obter uma resistência muito superior.

    Ah! Obrigado amigos pelos conselhos sobre segurança, item fundamental na diversão

    O Jeep ficou pronto e rodei com ele mais ou menos 60 km de asfalto do mecânico até minha casa e ele se comportou muito bem, com um conforto excelente sem aqueles tipicos trancos empisos inrregulares e lombadas , também fiz um pequena trilha onde deu para perceber o curso da suspensão deixando sempre as 4 rodas em contato com o solo, até agora e só alegria....
    A sensação de andar sobre as molas helicoidais é essa mesmo. Mas vc não faz idéia do esforço necessário para deixar o eixo no seu devido lugar...

    []'s do chato de plantão...

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