De fato: não tem como!
Claro que os braços devem ser alinhados e o pino deve ficar bem centralizado. É só medir e instalar no lugar correto.
Porém, em movimento, o eixo poderá ficar atravessado, na medida que a bucha ceder. E convenhamos, com uma alavanca dessas, isso é muito fácil de ocorrer.
A panhard pode segurar lateralmente, mas nada impede de uma roda ir mais para a frente do que a outra, no mesmo eixo.
Definitivamente, eu não faria assim...
[]'s
Pois é! Mas a panhard tem regulagem...
Se desalinhar você consegue alinhar regulando-a.
Nesse sistema aí, se a bucha central gastar, deve passarinhar até a alma do jipe! rs
na verdade eu estava preocupado com a movimentação ou desalinhamento do eixo lá atras.
depois pensei melhor e vi que isso é de menos.
a suspensão é presa ao chassi só em um ponto, numa travessa central, com uma rosca e uma porca e buchas.
essa rosca ou pino com rosca tem que suportar os movimentos da suspensão na descendente e ascendente, torções para a esquerda e direita, giros laterais, além da própria força de tração do jeep, sim, é por aquele parafuzinho que o eixo vai transmitir ao resto do carro toda a tração e também frenágens.
tem que confiar no parafusinho.
amigo, sinceramente nós do fórum estamos preocupados com a sua segurança.
É impressão minha ou a mesma travessa que segura o câmbio está fixada a suspensão? É isso?
Sim!
Imagine, se precisar retirar a caixa por algum motivo, como uma simples troca do disco de embreagem, vc tem que desmontar a suspensão...
Ou retirar o motor...
Postado originalmente por carlos augusto veggi
Pois é! Mas a panhard tem regulagem...
Se desalinhar você consegue alinhar regulando-a.
Nesse sistema aí, se a bucha central gastar, deve passarinhar até a alma do jipe! rs
Regulagem na panhard??? De quê isso adianta?
A panhard não precisa ter regulagem, ou ela vai deixar o eixo no lugar ou não vai. Ela só segura lateralmente. À menos que o cálculo do seu tamanho e suportes não sejam tão precisos...
Esse jeep vai andar como um carangueijo...
Postado originalmente por Rogério Tortato
amigo, sinceramente nós do fórum estamos preocupados com a sua segurança.
X2!
Certifique-se de que a gaiola suporte um capotamento, use bancos concha, cintos de 4 pontos e capacete!
Boa sorte!
Walmir...
Na boa amigo, com segurança não se brinca. Se já está montando isso no jeep, sinto muito... Temos vários relatos semelhantes aqui no fórum, sobre "maravilhas" como essas. Inclusive de acidentes... Fique esperto.
Por incrível que pareça essa bagaça funciona, naum sei se do jeito que está montada, mas existe. Os gringos chamam de monolink ou 1 link, porém o ponto fundamental é ter uma "bola" enorme que é o ponto de junção entre o braço triangular (tem que ser para ajudar a manter o eixo alinhado) + é necessário o uso de uma panhard de qq forma.
Para os gringos parece que funciona, mas como uma suspensão para uso em trilhas somente (baixa velocidade), em uso on-road as coisas se complicam pela instabilidade. Foi citado casos em que essas "bolas" quebraram e o eixo simplesmente saiu voando...
Vejam o esquema na imagem, os braços são soldados ao eixo e toda a movimentação é feita pela uniball que tem que ser muito forte para aguentar todos os movimentos, pode ser também um terminal rotular grande.
Eu não usaria, mas se o orçamento fosse apertado, pode até ser. Mas como o amigo escreveu essa suspensão custa 5mil... . É acho q vou começar a vender um kit de 4-link pra CJ...
Pode até funcionar, mas repare que o pino que segura os braços são beeeeem mais resistentes que daquele vendido aqui.
Eu que não entendo muito de suspensão já avaliei alguns erros como a falta de uma cinta limitadora e a fragilidade desse pino central, imagina quem conhece.
E por 5000 latas, é muita gambiarra por muita grana.
Minhas sinceras desculpas se alguém pagou para colocar isso.
Já vou avisando que não nem quase nada sobre suspensão , mas como sou curioso e tenho interesse nestes assuntos, vou me meter na conversa .
Analisando a foto do modelo "gringo", fiquei com uma dúvida. Existe dois pontos de "rotulação" naquela peça que vai presa na travessa da caixa, estou certo? Vejam na foto os pontos que estou imaginando que seja estes "pontos de rotulação". Na seta vermelha seria o movimento do eixo para cima e para baixo, e na seta azul seria o giro do eixo em relação aquele ponto de fixação.
[]´s imaginando coisas e cheio de "termos" técnicos .