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Convex Datacenter
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  • #1

    Question Diagnóstico: ruídos vindos de baixo e trancos




    Olá pessoal;

    Estava andando pela trilha ao redor do aeroporto (piso de terra) quando resolvi segurar o Jeep nos freios e colocar as rodas traseiras para patinar. Com uns 10 km/h, pisei no freio ao mesmo tempo que não deixei a rotação do motor cair (estava em 1ª marcha). A velocidade foi caindo e estava tudo certo até que segundos depois senti um tranco ao mesmo tempo que ouvi um barulho estranho vindo da parte de baixo do Jeep - com o susto deixei o motor morrer.

    Liguei novamente o Jeep e, ao dar início a um vagaroso movimento em primeira marcha, percebi que o barulho permanecia e a impressão era de que havia uma pedra ou algum outro obstáculo segurando o eixo do Jeep por baixo. Desci, observei toda parte inferior mas não havia nenhum indício da causa do problema.

    Voltei a movimentá-lo vagarosamente e pouco depois o barulho sumiu, porém o Jeep agora parecia ter câmbio CVT: eu acelerava, a rotação subia mas a força do motor não era entregue às rodas na mesma proporção da minha aceleração.

    Num determinado trecho havia areia fofa (de praia) e fomos perdendo velocidade. Acelerei (com medo de ficar no local) mas a força transmitida às rodas era insuficiente para nos tirar dali. Quando paramos, engatei a primeira e conseguir ir saindo quando repentinamente um novo tranco (acompanhado de ruído) acontece e tudo parece voltar ao normal, ou seja, com a aceleração correspondendo à pressão no acelerador.

    Seguindo as recomendações do amigo KIM, ao chegar em casa drenei e abri o diferencial traseiro para uma inspeção e o que vi foi o seguinte: a caixa satélite (peça vermelha que cobre parcialmente as engrenagens planetárias) estava com algumas marcas (em formato retangular) na sua parte externa que indicavam contatos com dentes. Notei ainda que o pinhão está com os dentes desgastados em seu lado de maior diâmetro (em direção ao motor). Girei o sistema e me certifiquei de que não faltava nenhum dente. Forcei o cardã com movimentos verticais/horizontais e percebi que o pinhão possui uma ligeira folga (menos de 1 mm.) que permite uma movimentação no sentido frente <> trás em relação ao veículo.

    O que vocês acham? O que pode ter acontecido? É grave?

    Até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    grave

    revisão completa de diferencial

    o tranco também pode ser lona quebrada(freio)
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Citação Postado originalmente por cmte_carvalho Ver Post
    ...resolvi segurar o Jeep nos freios e colocar as rodas traseiras para patinar...
    E nessa hora estava com 4x4 engatada


    []s
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #4
    Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira Ver Post
    E nessa hora estava com 4x4 engatada
    []s
    NEGATIVO! Isso teria sido "suicídio"...

    Até.
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #5

    Unhappy

    Pessoal;

    Fui sair hoje com o Jeep (primeira vez depois da vistoria do diferencial) e foi só tirar o Jeep da garagem para perceber que o problema persiste.

    Há um ruído metálico (lembra um pouco o ruído das esteiras de um tanque de guerra) vindo da parte de baixo do Jeep. Além disso, sinto que há algo "segurando" a movimentação do veículo. Tentei sair de primeira e sergunda marchas, mas em ambos os casos o ruído e o "arrasto" permaneceram.

    Estou até com medo de ir dirigindo até o mecânico que fica a mais ou menos 1,5 km daqui... O que acham?

    Estou preocupado. Se der tudo certo à noite irei verificar os freios. Torçam para não ser nada demais (e para não ser caro).

    Até.
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Citação Postado originalmente por cmte_carvalho Ver Post
    ...o barulho sumiu, porém o Jeep agora parecia ter câmbio CVT: eu acelerava, a rotação subia mas a força do motor não era entregue às rodas na mesma proporção da minha aceleração.
    Revise a embreagem.
    ...a caixa satélite (peça vermelha que cobre parcialmente as engrenagens planetárias) estava com algumas marcas (em formato retangular) na sua parte externa que indicavam contatos com dentes. Notei ainda que o pinhão está com os dentes desgastados em seu lado de maior diâmetro (em direção ao motor). Girei o sistema e me certifiquei de que não faltava nenhum dente. Forcei o cardã com movimentos verticais/horizontais e percebi que o pinhão possui uma ligeira folga (menos de 1 mm.) que permite uma movimentação no sentido frente <> trás em relação ao veículo.
    Faça a troca de rolamentos do pinhão (revisão completa do diferencial);
    Seguindo a dica do Leopoldo, verifique os freios;

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #7
    meu amigo, acho que vc quebrou mesmo alguma coisa dentro do diferencial.... só que esta "coisa" só sai do lugar com o torque do motor.... muito maior doq girando as peças com a mao...

    Nao sei se isso é possível, mas sera que nao quebrou alguma coisa no miolo do disco de embreagem??? dai quando vc acelera, o disco gira mas o eixo piloto nao....

    Se o seu eixo trazeiro fosse chavetado, eu ainda falaria pra vc conferir esta parte.....

    Boa sorte!

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
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    Eu também verificaria a embreagem e freios e posteriormente o diferencial, se o motor acelera e não sai do lugar tem algo errado aí nessa embreagem.

    []'s
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #9
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Quando a embreagem começa a patinar.....................
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
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    ex
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