x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0

    Question Como instalar autoradio em meu Jeep ?




    Pretendo instalar um radio ( AM/FM pra ladrao ão crescer o olho...) em meu CJ5 ....
    Entretando , ele , não tem fiação alguma para esta instalação ....
    Sei que não posso simplesmente puxar um par de fios da bateria pois a amperagem da bateria "fritaria" o radio.

    Como faço pra reduzir a amperagem para que possa ligar este radio e futuramente outras equipamentos ???

    []´s

  • #2

    Pretendo instalar um radio...

    Citação Postado originalmente por valmor
    Pretendo instalar um radio ( AM/FM pra ladrao ão crescer o olho...) em meu CJ5 ....
    Entretando , ele , não tem fiação alguma para esta instalação ....
    Sei que não posso simplesmente puxar um par de fios da bateria pois a amperagem da bateria "fritaria" o radio.

    Como faço pra reduzir a amperagem para que possa ligar este radio e futuramente outras equipamentos ???

    []´s
    Companheiro, a amperagem não "frita" o seu rádio. Você só puxa os fios e liga o palrador. O rádio se encarrega de demandar a amperagem necessária. Imagine uma lâmpada de painel de 5W/12V e outra do farol 55W/12 V. A de 5W vai demandar uma amperagem de 0,42A e a do farol 4,6A, você não reduz a amperagem, sacou? Você só tem de pensar em voltagem. Se o rádio for de 12V e a bateria também... tá valendo! PS, não esqueça o fusível.

  • #3
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    ok ..ok ..agora entendi perfeitamente !

    Posso "puxar" entao qquer acessorio ( eletrico, 12 V !!! ) direto da bateria sem medo !

    Mas pra não ficar uma gambiarra só de fio puxado da bateria qual a melhor forma pra puxar uma extensão eletrica , c/ fusivel é claro , pra radio , farol , etc .... ???

    Muito obrigado !

    abraço
    4X4 Brasil

  • #4

    Thumbs up como instalar auto rádio...

    Vamos lá. O Jeep, originalmente, tinha um fusível geral embaixo do painel numa caixinha de "supositório". Esse fusível servia tudo, desde luzes de farol até painel, etc. Quando queimava... Kaputz! Era só pegar um pedacinho do papel alumínio do cigarro envolver o fusível e seguir até algum lugar onde pudesse comprar um fusível. Esse sistema não é bom porque você tem de ter um fusível de amperagem alta que atenda toda a demanda. O ideal é que você procure uma caixa de fusíveis com várias saídas (tantas quantos os circuitos que você quiser instalar mais uns três ou quatro de reserva para futuras adições) e com tampa estanque para não deixar entrar água. Essa caixa pode ficar instalada na parede "corta-fogo" dentro do compartimento do motor (o mais prático). Aí vem um cabo de uns 10 mm2 (antigo fio 6 AWG) do positivo (+) da bateria até à entrada da caixinha que você instalou (o negativo - da bateria vai à "massa"). De cada saída (fusível) vai um cabo para o circuito que você quer proteger (todos têm de ser protegidos).
    Agora preste atenção na potência de cada circuito (Watts) e efetue o cálculo usando a seguinte fórmula. W : V x 1,5 = A (requeridos para o fusível)
    Esse 1,5 corresponde a 50 % além da demanda do circuito. Por exemplo você coloca um circuito para o farol alto (dois faróis), outro circuito para farol baixo (dois também) outro para as lanternas/luzes traseiras (4 lâmpadas), outro para o pisca e luz de freio (4 lâmpadas) e por aí vai... inclua o rádio, os faróis de milha, de neblinha e tudo o mais que você quiser. Voltemos ao cálculo da amperagem dos fusíveis...
    Exemplo farol alto. Veja a lâmpada 55A 12V. Como você tem dois faróis desses, você multiplica por 2 assim

    55W x 2 = 110W : 12 V = 9,2A x 1,5 = 13,8A (demanda do circuito + reserva) Como você não tem fusível de 13,8A, coloca um de 15A (pode usar até 20A, sem medo).

    Vamos ao caso das lanternas/luzes traseiras + pisca/luz de freio. Você vê nas lâmpadas uma inscrição 21/5A 12V (lâmpadas conjugadas de dois filamentos) significa que a luz de freio/pisca tem a potência de 21W e a da lanterna 5W.
    Vamos ao cálculo do circuito das lanternas... são 4 lâmpadas, certo?

    5W x 4 :12V x 1,5 = 2,5A (coloque de 5A a 10A).

    O rádio é a mesma coisa só que... ATENÇÃO!!! Aquela potência de 200W de saída, não é a potência de demanda do rádio e sim potência de áudio (autofalantes) que não tem nada a ver com o real consumo do palrador.
    Geralmente nenhum rádio precisa de mais de 5A de fusível.
    Taí !... Mas capriche na apresentação dos circuitos e proteção dos fios (que têm de ser sempre flexíveis - multifilares - nada de fio rígido de um só arame, para não quebrarem com a trepidação). É importante que os cabos não fiquem soltos e nem encostem em partes quentes (escapamento/motor) ou abrasivas que possam "descascar" o isolamento provocando curto-circuitos. Todos os cabos devem ser reunidos em "chicote" envoltos em fita plástica própria (sem cola). Os cabos devem ser folgados sem, contudo, ter muito excesso (para evitar perdas). A bitola dos cabos também é importante e depende da amperagem do circuito que atendem (há tabelas que indicam a bitola e que você pode solicitar gratuitamente de qualquer fornecedora/casa de eletricidade) Use sempre uma a duas bitolas acima do recomendado na tabela. As cores dos cabos também devem ser diferenciadas (quando for comprar, prefira fazê-lo em casas especializadas em eletricidade de automóveis que podem fornecer-lhe um catálogo com as cores. Isto é importante para que você possa rastrear o circuito sem ter de desmontar o chicote. Para o circuito de "massa" você pode optar por duas soluções: a carroceria do veículo (onde você "pega" a massa em qualquer lado (sistema americano - eles pegam massa "grana" em qualquer lado, não é mesmo?) ou o sistema inglês onde vêm com o cabo de massa agarrado e paralelo ao circuito (Tony Blair também é assim... agarrado no Bush).
    Acho que respondi... será?

  • #5
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Antonio , vc não deu uma resposta ...mas uma VERDADEIRA AULA !!!!

    MUITO obrigado

    []´s

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo_Coton
    Entrada
    13/10/2005
    Local
    Santos/SP
    Idade
    48
    Posts
    228
    Agradecimentos: 0

    Talking Esse é F_ DIDO!

    Tô abrindo uma loja de instalação de som... Se precisar de um emprego é só falar.... rsrs

    Valmor, a galera aqui de Paranaguá não tá acostumada a chamá-lo pelo primeiro nome. Pode chamar de "Alexandrino" ou de "Oh Pá"...

  • #7
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Antonio

    Benvindo ao forum.




    [ ]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #8

    Antonio e o aumento do desemprego...

    Vixe!!!!!! Agora ninguém mais segura...
    Coitado do veim da autoelétrica daqui perto... não apareço lá tão cedo..
    Valeu pela aula Antonio...
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #9

    como instalar autoradio...

    Citação Postado originalmente por Eduardo_Coton
    Tô abrindo uma loja de instalação de som... Se precisar de um emprego é só falar.... rsrs

    Valmor, a galera aqui de Paranaguá não tá acostumada a chamá-lo pelo primeiro nome. Pode chamar de "Alexandrino" ou de "Oh Pá"...

    É mesmo!... Eu não gosto desse nome, Antonio...

  • #10
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    "professor" Alexandrino, me passa umas dicas :

    • Qual a funçao dos reles ? Quando e porque devo instala-los ????
    • Me indica uma boa caixa de fusiveis. A minha esta pedindo aposentadoria ....

    Obrigado

    []´s
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Quanto À caixa de fusíveis, vou dar meu palpite:

    Uso a caixa do Uno antigo ( Eletronic/ELX).

    É pequena mas tem terminais de sobra para fusíveis e relés.
    Usa os fusíveis tipo faca (mais modernos) e é fácil de achar em perfeito estado no desmanche.

    Comprei uma com os terminais e já com todos os fusíveis por $40,00

  • #12
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    E quanto a FURAÇÂO no painel pra instalar e fixar o radio ???
    Alguem tem alguma sugestão ?????

    Fotos ilustrativas são muito bem vindas !!!

    []´s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade