Procurando respostas

Vi um jeep com o feixe de molas da pick-up courier (apenas 1 lâmina chamada de parabólica). Estava instalado na traseira. Segundo o proprietário do jeep a courier leva até 500 kg, por isso a escolha e também pelo preço (R$ 80,00 cada). Na frente estava instalado o da toyota com mola helicoidal. O jeep estava extremamente macio e nós estávamos no segundo dia de uma trilha de grau médio de dificuldade. Imagino que também ficou resistente. Acho o feixe de molas do jeep muito arcaico, por isso pergunto
1 - Com os materiais/metais modernos é possível fazer um feixe de molas com apenas 1 lâmina e resistente o suficiente para instalar no jeep?
2 - O feixe da courier é maior que o do jeep exigindo um novo suporte mas para o meio do jeep. Com esta mudanca o eixo ficará fora do centro do feixe. Como solucionar?
Penso em instalar no meu willys um sistema mais macio, porém não muito custoso. Pretendo instalar junto com amortecedores ProComp
Aguardo Respostas
Ari