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  • #1
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    CJ 5, fácil de capotar nas curvas?




    Pessoal nas curvas que faço tentando manter um pouco de velocidade sinto a carroceiria (ou seria todo o conjunto?) puxando bastante na curva. Claro eu sei que o jipe não é um carro que não foi feito para ser forçado na curva, mas de qualquer maneira, me dá uma sensação "estranha" que vai capotar. É real o receio ou é somente sonho meu? rsrs
    Ex-Jipe Willys CJ5 Preto ano 1967
    Ex-Troller Prata ano 2007
    Hilux CS 4x4 SR5 Cinza ano 2000


  • #2
    Usuário Avatar de Dic3
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    Curvas com o Jeep acima de 40Km/h tem grande probabilidade dos ocupantes encostar a cabeca no chao hahaha

    é assim mesmo amigo
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #3
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    17/11/2009
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    Citação Postado originalmente por Samuel Junior Ver Post
    Pessoal nas curvas que faço tentando manter um pouco de velocidade sinto a carroceiria (ou seria todo o conjunto?) puxando bastante na curva. Claro eu sei que o jipe não é um carro que não foi feito para ser forçado na curva, mas de qualquer maneira, me dá uma sensação "estranha" que vai capotar. É real o receio ou é somente sonho meu? rsrs

    Quando tinha 11 anos e andei a primeira vez no Jeep do meu pai, nos "bancos" sobre as caixas de rodas, lembro da sensação de que aquela p . . . ia tombar durante as curvas, era o primeiro contato que tive com meu pai desde os 2 anos de idade, mas acho que são esses detalhes que me fizeram apaixonar pelo Jeep ! mas dê uma verificada no feixe de molas, pois se na curva os pneus encostarem na caixa de roda é sinal que elas já estão pra lá de cansadas . . . boa sorte e um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #4
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    26/06/2009
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    Coloque molas de Toyota, esse efeito desaparece. Tenho 2 Jeeps, um com molas de Toy e outro com molas originais.

    O com mola de toyota é muito mais confortável e seguro, faço curvas até 100km/h com ele. Já com molas originais, mesma curva faz à 60-70km/h...
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #5
    Essa sensação de tombar em curvas é típico do willys com suspensão original.
    Eu colocaria os feixes de mola pela lateral do chassis, já melhora muuuito, pode ser feito com feixes originais desde que estejam bons.
    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    É, me parece que a turma não gosta muito da velha e "boa" barra estabilizadora... no meu é suspensão original, e coloquei uma barra estabilizadora.. melhora, tanto quanto colocar a suspensão pra fora do chassis... e dá menos trabalho e acaba saindo mais em conta. E se fosse pra colocar a suspensão original pra fora, eu colocaria logo de toyota... realmente a da toyota fica muito bem, agora lembre-se, a toyota fica bem no CJ pois só colocamos 2 ou 3 lâminas... é isso.

    Forte abraço!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #7
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    Obrigado pessoal pelas respostas e sugestões. Sou ainda ignorante no mundo jipe, mas já aprendi bastante lendo diversos tópicos aqui no fórum. rsrs

    Pablo me desculpa o incômodo, mas vc tem fotos de como fica essa barra estabilizadora? Como disse sou ignorante, só pra ter uma noção. rsrs

    É que pelas sugestões apresentadas, a sua parece ser a melhor custo benefício, mais fácil, rápida e econômica de instalar. Não sei quanto a qualidade, mas acredito que não seja ruim já que vc e muitos outros utilizam e pelo que vejo seu jipe é usado em trilhas, o que significa que aguenta o tranco. rsrs
    Ex-Jipe Willys CJ5 Preto ano 1967
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  • #8
    Usuário Avatar de Sikatrizz
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    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Curvas com o Jeep acima de 40Km/h tem grande probabilidade dos ocupantes encostar a cabeca no chao hahaha

    é assim mesmo amigo
    Capotar, ate carro de F1 capota agora querer fazer curva com jeep "forçando" e Caixão na certa.
    willys bicudinha cachorro louco, street

  • #9
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    Barra estabilizadora compromete muito a abertura da suspensão.
    Willys CJ5 '57
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    Barra estabilizadora compromete muito a abertura da suspensão.
    A estabilizadora compromete a abertura da susp mas pode ser desconectada, colocar a mola pra fora do chassis compromete mais e é definitivo... eu não faria.
    Curva a 40km é brabo em, nem com a susp original meu jeep era assim...



    T+
    Murilo Beltrame

  • #11
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    Barra estabilizadora compromete muito a abertura da suspensão.
    Bem realmente ela limita, mas nada que soltando um dos lados não resolva... e no meu caso, eu estou fazendo o seguinte... me parece uma combinação perfeita... recentemente bloqueei o diferencial dianteiro por solda (coisa de liso mesmo)... e quase todas as vezes que fiquei encalhado a traseira obedece o nível do carro, justamente por causa da barra estabilizadora que tenta manter o jeep sob o nível, e como só tenho estabilizadora na traseira, o nível que vai "mandar" é o traseiro, então a suspensão dianteira esterça, enquanto a traseira fica sentada, a dianteira "flutua" normalmente com uma roda no ar... o que vai acabar com esse problema, pois bloqueado a outra roda tentará alavancar o carro do buraco... não sei se me diz entender... mas só saberei se estou falando besteira quando for testar... o que vai demorar um pouco pois estou reformando-o...

    E como ele está desmontado... bati as fotos separadas com exceção da bieleta... que seria nela que soltamos a barra para usar em trilhas...

    -foto0152.jpg A barra, nesse caso é de opala, o mecânico dá fogo nela e deixa ela nesse formato (custo da barra aprox 50,00, mais uns 20 para o soldador dar o esquente...
    -foto0151.jpg Bases soldadas na capa do diferencial... muito cuidado onde soldar para não comprometer outras coisas.
    -foto0153.jpg No chassis somente furação conforme a bucha da barra estabilizadora (na foto elas ainda estão lá), que não sei de carro é, pelo menos tem que ser do diametro da barra do opala... a mais barata... e tá feito, agora as bieletas eu acho que é de corcel... tenho que confirmar depois se te interessar, ou então, procura uma que mais se adeque a sua adaptação, mas basicamente é isso.

    Se tiver alguma dúvida... pode perguntar...

    Forte abraço!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #12
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Um exemplo do que falei em relação à suspensão traseira mandar na dianteira... nessa foto, meu jeep com o pneu de estepe (que é menor), a traseira permanece horizontal e a dianteira somente a suspensão inclina, mas o chassis fica reto (ou quase)...

    -img_20120312_133857.jpg Notem que a dianteira permanece quase reta, mas o eixo está inclinado... o que sem o bloqueio, se uma das rodas da dianteira flutuar, vc não consegue sair, mas com o bloqueio há alguma chance.
    -img_20120312_133936.jpg A traseira continua normal também... alinhada!

    Isso está com a estabilizadora ligada, e somente na traseira, não tenho na dianteira.

    Forte abraço!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
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