x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1

    Angry BF 161 - Substituição do Filtro de Óleo




    Ontem eu fui a um posto para trocar o óleo. O frentista sugeriu trocar também o filtro, no que concordei. Após o óleo do motor escorrer, ele retirou o filtro, deixando o óleo sujo que estava acumulado nele escorrer e ficar dentro do suporte, como se achasse que ele iria escorrer por dentro do motor e escorrer até o carter e finalmente sair pelo bujão. Como isso não aconteceu, ele o aspirou precariamente com uma mangueira, deixando um resíduo no final (cerca de 1cm de óleo, que eu percebi estar bastante sujo ("o suco está no fundo"). Achou melhor eixar o anel de borracha do filtro anterior, colocou a tampa e segui viagem . Quando parei para abastecer, cerca de 80 km depois, constatei que o motor estava todo melado de óleo, que espirrava pela laterais da tampa do filtro. Nesse outro posto, um mecânico trocou o anel de borracha, procurou centralizar a tampa do suporte do filtro (como se chama???) e apertou firma mas cuidadosamente o parafuso. Ligamos o motor e o óleo, em quantidade menor porém com mais pressão, voltava a espirrar. Percebíamos que a pressão esra enorme no interior do suporte. Após mais alguns ajustes e apertos, conseguimos uma melhora mas o problema não foi eliminado. Como minha viagem era longa (290 km), no final dela o óleo já estava baixo, tendo vazado cerca de 1 litro.
    Minhas dúvidas: será que o resíduo do óleo velho, acumulado no filtro, escorreu e provocou algum entupimento, causando aumento da pressão no suporte? ao trocar o óleo, como se deve retirar o filtro anterior e o óleo velho, principalmente sua porção mais suja que suponho ficar no filtro, sem risco de que ela volte para o motor/mangueiras? No suporte, o óleo chega pelo flexível de baixo ou pelo de cima?
    Um abraço e aguardo as orientações dos amigos.

    Em tempo: a viagem foi realizada em uma velocidade de 60 a 80km, dependendo das condições do asfalto, e o consumo foi de 5mk/l. BF161, câmbio 3m original. Pneus 255-75-15 Firestone FSR (quase carecas).

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Sem inspecionar o conjunto do filtro fica difícil concluir mas :

    O óleo/sujeira que acumula lá em baixo:

    É normal formar uma borra quase plástica ... meio borrachenta .... e isso não atrapalha o desempenho do fitro, uma vez que tem o pezinho lá em baixo que evita o filtro ficar empoçado na borra.

    O filtro de óleo do BF funciona no sistema denominado PARCIAL, um pouco diferente dos outros motores onde o óleo todo passa pela filtragem antes de circular por dentro da canaletas.

    Não é tão eficiente como o segundo método mas serve.

    Para que o sistema funcione, existe uma entrada (que vem de um niple conectado à canaleta de óleo que também alimenta os mancais) e uma saída, que jateia óleo filtrado na engrenagem de comando (tampa da frente)

    A pressão no sistema é por volta de 40 psi com o motor frio e por volta de 20 psi com o motor em funcionamento na marcha lenta.

    O seu sistema é composto de 2 mangueiras, uma carcaça presa ao suporte e que está aparafusada nos parafusos do próprio cabeçote e uma tampa.

    A tampa também é uma válvula pois é por isso que tem a molinha lá e o parafuso tem um anel de vedação de cobre ou alumínium.

    Pra que serve a molinha? se o filtro, entope, o filtro se move para cima ... contra a moliaha .... e o óleo continua passando pelos furinhos na haste da carcaça, mas sem filtrar.

    No fundo da carcaça tem um suporte, um pézinho, que posiciona o filtro.

    Na tampa, tem uma junta de polímero.

    Ao apertar o parafuso/arruela de vedação, sem estourar a carcaça, a pressão mecanica tem de ser suficiente para vedar, presionando tanto a arruela como o polímero.

    Se vaza justamente por aí, ou:

    1- a junta tem defeito
    2- a tampa está empenada
    3- tem outra junta esquecida lá
    4- a carcaça trincou
    5 - a tampa tricou
    6- tem uma mossa (amassamento) ou na carcaça ou na tampa, justamente onde há a interface carcaça/tampa

    Tudo isso pode ser verificado com uma cuidadosa inspeção visual ... detalhada.

    Outra coisa a ser inspecionada é a linha de retorno.

    Remova a mangueira da carcaça .... para isso vc terá que remover a carcaça do filtro e para isso, tem de soltar os parafusos laterais que apertam o suporte .... ! não são os parafusos do cabeçote !

    depois, remova a mangueira da tampa frontal.

    Com ela na mão, force ar comprimido e veja se não está entupida.

    Agora, teste a carcaça.

    Remova a tampa com a mola, a junta , o filtro o pézinho e o óleo.

    Force ar comprimido no encaixe da mangueira de retorno e veja se não há entupimento.

    Lave tudo com querozene ou gasolina.

    Monte tudo de novo.

    OBS:

    1- caso vc não tenha junta nova, experimente montá-la ao contrário do que estava.
    2- cuidado ao apertar o parafuso para não romper a haste(torre) central da carcaça
    Boa sorte.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Valeu, Leopoldo,

    Vou verificar conforme suas orientações. Como sempre, você superou nossas expectativas. Obrigado mesmo.

    Um abraço.

    Alexandre

  • #4
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Acertar aquela borrachinha que vem com o filtro é um exercício de paciência.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Nas minhas trocas observei que quando vaza, a tendencia é apretar o parafuso, ai, corta de vez o anel de vedação e ai vaza mais ainda.

  • #6
    Meu BF ta sem o filtro de oleo tem algum problema??

  • #7
    Pelo que o Leopoldo falou, no BF161 a lubrificação ocorre até mesmo se o filtro estiver entupido. Portanto, a sua ausência não traz um problema imediato. Porém, como o óleo não está sendo filtrado, vai acumulando as impurezas e se deteriorando bem mais rapidamente, podendo comprometer a durabilidade do motor. Até que você solucione a falta do filtro, troque o óleo com mais frequência.
    Um abraço.

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Exatamente Alexandre.

    O manual do motor antigo, diz para trocar a cada 40H de serviço caso seja usado no fora de estrada.

    Se vc usa só na cidade, eu diria que até o triplo do tempo pode ser usado.

    Tá ficando caro manter essas trocas de óleo ???, ponha o filtro.

    É mais barato a longo prazo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9

    Adaptação

    Alguém já tentou adaptar um filtro de óleo de outro carro no Bf161? Tem um mecânico amigo meu que tá tentando, não sei se conseguiu.
    Quais seriam as vantagens dessa adaptação, sem contar que o sistema é mais moderno e por isso mais eficiente?

  • #10
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
    Entrada
    01/01/2012
    Local
    Conselheiro Lafaiete/MG
    Idade
    42
    Posts
    108
    Agradecimentos: 0
    sr Leopoldo boa noite, venho reativar esse tópico porque estou com um problema e estou eliminando hipóteses..minha luz de óleo está acendendo e segundo ja li pode ser por uma tal válvula dentro da caixa do filtro. No meu jeep o filtro que achei vem com uma borracha na parte inferior e que entra sob pressão no tubo por onde o óleo passa, mas então acho que a pressão seria suficiente para fazer o filtro subir caso haja entupimento? essa borracha que me referi exerce bastante pressão entre o filtro e o tubo a ponto de te que forçar o encaixe do filtro no mesmo. e La embaixo ha um pezinho com 4 pontas como se fosse um cavaletezinho..ele que serve de limitador para o filtro não descer mais??
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

  • #11

  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Já que. ressuscitaram o Topico.....
    Tem como na bomba de óleo original do motor BF. (bomba pequena). tirando a tampa e por ali fazer conexão de tubos, para um filtro, tal qual no motor do Bf 184 (maverick) para adaptar um filtro de passagem total??? alguém já fez??????
    Se olhar a bomba de óleo do motor BF Maverick. e comparar com a bomba pequena não deve ser dificil de fazer.

    Vamos ver se tem quem se habilita para tal ideia.

    Um abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    3. Respostas: 0
      Última resposta: 18/03/2010, 14:31
    4. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade