x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 36 de 36

Tópico: Inclinômetros

até concordo que os jeep's possam sobreviver sem eles, até concordo que experiência conta muito, até concordo que o zequinha deve descer e ajudar(exceto em um raid porque tempo conta pontos) até concordo que se o zequinha e o piloto estiverem com algumas skol na cabeça(coisa que só aceito e faço depois da trilha)vai influenciar no resultado final de uma inclinação lateral. também concordo que em um rali dos sertões o inclinometro não vale nada, porque pelas leis da física, em uma curva os resultados são outros. agora duvido que algúem em uma inclinação lateral vai pilotar um jeep a mais de 10 ou 15 km por hora, considerando esta velocidade até alta demais, porque somos animais (apesar de racionais) e o medo é um instinto animal, que neste caso nos obriga a andar mais devagar e a pensar na situação (exceto pelo alcool ou drogas). resumindo se estamos devagar, analizando a situação, se olhamos para um aparelhinho fixo no painel, este marca 30º, vamos mudar de caminho e achar outra saida mais segura! como minha avó dizia(na época tinha 96 anos) antes previnir que remediar. ninguém quer capotar um jeep, a sensação é horrivel e desconfortante e também ouvir sua mulher dizendo "você desaprendeu a pilotar?"

se tiver faça uso do inclinometro

Question Se vai usar, vamos usar corretamente !

Entaum tá ! Se vamos usar o inclinometro vamos usar certo !

Faço um desenho do meu carro em escala reduzida ! Em 3 vistas
    Determino o peso em cada roda ( tem que usar uma balança rodoviaria )
    Acho o centro de carga
    Depois acho o centro de gravidade
    Determino o curso da suspenção
    Dureza da mola
    Ação do amortecedor

No desenho dá pra simular o momento em que o ponto de apoio posterior ao centro de rolagem vai suplantar o centro de gravidade na condição de eixo erguido ou eixo abaixado !

Ai dá pra calibrar direito o inclinometro !

E ai comentarios

Usuário Avatar de mcoimbra
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0

Wink

Citação Postado originalmente por cmte_carvalho Ver Post
    Olá Hudson;

As diferenças entre o terreno à frente e o terreno abaixo da viatura não ocorrem de repente (a não ser que você esteja trafegando a uns 100 km/h ou, em outro caso, que você esteja prestes a cair num precipício). Quase sempre há uma transição que, considerando a quase sempre baixa velocidade em trilhas, fica bem possível de ser averiguada num inclinômetro.

Continuo portanto com a minha opinião. Obrigado mesmo assim, até!
    Comandande, inclinômetro vc só olha qdo está andando no asfalto, indo pra trilha, passeando etc......... Na realidade quando é novidade vc até olha na trilha, mas na trilha mesmo é muito dificil vc ficar de olho pra ver se vai tombar ou não, qto tem ainda de ângulo pra arriscar. Se você ficar olhando pro inclinômetro ao invés da trilha, é quase certeza q vai tombar. Já vi gente olhando pra ele e cair coma roda num buraco ou vala e virar de vez.

Instale mesmo pois fica bem legal no painel, eu realmente gosto e acho bonito, mas a funcionabilidade é quase 0, pelo menos depois q deixa de ser novidade.

abraços

Usuário Avatar de mcoimbra
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Entaum tá ! Se vamos usar o inclinometro vamos usar certo !

Faço um desenho do meu carro em escala reduzida ! Em 3 vistas
    Determino o peso em cada roda ( tem que usar uma balança rodoviaria )
    Acho o centro de carga
    Depois acho o centro de gravidade
    Determino o curso da suspenção
    Dureza da mola
    Ação do amortecedor

No desenho dá pra simular o momento em que o ponto de apoio posterior ao centro de rolagem vai suplantar o centro de gravidade na condição de eixo erguido ou eixo abaixado !

Ai dá pra calibrar direito o inclinometro !

E ai comentarios

E se vc engordou 1KG de uma semana pra outra???????

e se vc estiver levando um zequinha bem leve?????

hehehehe zuera, se for pra fazer direito, pra toda saída pra trilha vai ter q calcular tudo de novo

abraços

hehe boa mcoimbra, até pq entramos na trilha com um peso e durante ela "engordamos". Temos zecas temporários, o isopor vai ficando leve, o tanque de combustível também.
    Acho muito trabalho por nada Alexandre, mas a idéia é boa. quem sabe, logo estaremos dirigindo jeep por instrumentos!
    Acho que o legal de ter isso é o zequinha que está atras, aquele amigo que nunca fez trilha ficar olhando para a inclinação do jeep no inclinômetro!
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

Mais pra frente a nossa assinatura vai ser assim::

__________________________________________________ ___________
    Paulo Cervieri
    CJ -5 1965 Turbina Rolls Royce, GPS KLN90B com interface, IFR bendix, cabine pressurizada, Radar quadricolor RDR2000, trem de pouso retratil, piloto automatico King, etc...

Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Agradecimento: 1
    Pessoal:
    Dando meu depoimento em relação ao inclinometro:
    Eu olho ele de vez em quando e em ocasiões que dá para fugir o olho da estrada ou trilha. Na hora que o bicho pega mesmo, não dá tempo de olhar mesmo!!
    Este inclinometro está comigo desde o primeiro jeep, qdo vendo, retiro e ponho no seguinte, mas é superfluo..
    Sds
    Andre

Citação Postado originalmente por tavio_g Ver Post
    hehe boa mcoimbra, até pq entramos na trilha com um peso e durante ela "engordamos". Temos zecas temporários, o isopor vai ficando leve, o tanque de combustível também.
    Acho muito trabalho por nada Alexandre, mas a idéia é boa. quem sabe, logo estaremos dirigindo jeep por instrumentos!
    Acho que o legal de ter isso é o zequinha que está atras, aquele amigo que nunca fez trilha ficar olhando para a inclinação do jeep no inclinômetro!
    Pode até ser que calculamos tudo de novo em cada trilha, mas com todos os calculos, dá pra ter um valor em média das inclinações!!

ABss

Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Agradecimento: 1
    Quanta viagem.
    Eu sou do time dos "inclinômetro é só enfeite".
    Não faz diferença nenhuma, só perfumaria.
    Mas se sente bem em colocar, vai em frente, "la plata" é tua.
    O painel do CJ é pequeno, tem coisas mais interessantes e úteis para colocar lá, um bom PX/PY, GPS, marcadores extras, adesivo do Grêmio, etc.

[]'s
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Eu também acho q o inclinômetro está mais para a estética do q para a utilidade. Passei por uma situação de pré-capotamento no início deste ano, trafegando por uma estrada vicinal, em plena época das chuvas, onde, ao desviar de um imenso buraco cheio de lama e pedras, estas últimas utilizadas para desatolar caminhões, aproximei-me mto. da beira da estrada, o aterro cedeu, a camionete com uns 600 kg de carga na caçamba inclinou bastante e me vi numa situação de iminente capotamento.Esperei alguns segundos para ver o q aconteceria em seguida e como ficou tudo estável, tratei de abaixar o vidro da porta do lado direito e sair por ali aguardando ajuda de terceiros. A minha camionete tem esse tal de inclinômetro e na hora H ñ passou pela minha cabeça consultar esse aparelho para ver qual o grau de inclinação ele registrava naquele momento.[]'s Fernando.

O inclinômetro serviu para alguma coisa.....CAUSAR PÂNICO...

Na primeira semana que comprei o Caroço fui dar uma volta com ele aqui em Alphaville. Eu, a patroa e as crianças (o Caroço e o Minhoca, este último meu filho).
    Aí resolvi entrar em um estradinha que estão usando para acabar com todo o resto..no meio da estradinha abriu-se uma valeta descomunal, um facãoooooo..
    Eu, inexperiente como era, agora sou mais inexperiente ainda..., resolvi voltar. O primeiro problema é que eu estava em uma ribanceira, estrada estreitíssima e do lado da patroa o abismo....Não tinha jeito, ou rolava pra baixo ou tentava voltar. Engatei a ré, tração e reduzida, não podia correr o risco de não subir, e comecei a jornada....a coisa foi ficando feia...aí resolvi manobrar...e foi aí que ficou feio mesmo.
    Entrei de ré no único lugar que tinha, cabia uma parte da traseira do Jeep antes de voar morro abaixo, arranquei um toco, isto foi muito fácil e entrei...Entrei em pânico isto sim.
    Conforme eu atravessei o Caroço na estradinha a roda do lado do passageiro entrou na guilhotina, sim já tinha deixado de ser um mero facãozinho naquela hora, aí o Jeep torceu. Olhei para minha esposa, branca, olheir para o inclinômetro e marcava no limite e passando...Aí então apavorei... mas graças ao bom Deus, sim, foi ele que me tirou de lá, eu consegui voltar...
    Mas como consequência da minha teimosia, tinha que pagar o pecado, fiquei s/ gasolina perto do Resid. Tamboré 01....

Fica aí o meu relato.
    Um abraço,

matrakaum

Teu relato é chocante, mas o inclinômetro só serviu para te assustar.

Também acho supérfulo, mas que dá um "estilinho" dá!
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem