x
Convex Datacenter
Página 1 de 57 123456789101151 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 677
  • #1
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR




    Todos os veículos que rodam com eixos traseiros semi-flutuantes tem um grave problema:

    Rompem ou fraturam sem avisar.

    Mas você pode estar se perguntando:

    E eu com isso?

    Bom, imagine você rodando a uns 80 km/h na dutra, cansado depois de um fim de semana fora da estrada e de repente, numa curva a sua roda trazeira sai do jeep, carregado o freio junto................
    Não precisa dizer mais nada.

    Porque é que é que isso acontece?

    Uma série de fatores pode causar a fratura do eixo, ou melhor, semi-eixo traseiro:

    1- O uso de pneus maiores na largura - quanto maior o pneu, maiores as chances disso acontecer.
    Porque aumenta distância entre a borda externa do pneu e o rolamento da roda formando uma alavanca. Esta alavancagem diminui a vida do eixo no quesito vida em fadiga.

    2- O uso de Pneus desbalanceados. Tem gente que acha luxo balancear pneus mesmo de jeep. As oscilações excitam o eixo na região do rolamento e de novo, diminui a vida em fadiga.

    3- Manutenção inadequada: (este item foi modificado em 04/2005 graças a perguntas de Flavious)

    Este ítem é campeão, pois poucos sabem remover/instalar o rolamento e o anel trava sem detonar o eixo. Fatores que agravam este caso:

    - O uso do processo de aquecer o anel com maçarico (ou outros meios) para remoção OU instalação (PROIBIDO)
    - o uso de marreta para remover o anel e a capa do rolamento ao mesmo tempo (IDEM)
    - A reutilização do anel trava (PROIBIDO)
    - Soldar o rolamento ou o anel trava no eixo (PROIBIDO)


    4- rodas tortas, empenadas, também excitam o eixo, diminuindo a vida dos mesmos.

    Então, se você sabe de qualquer desses problemas potênciais no seu jeep, ou nem sabe como foi feita a manutenção, desconfie, você pode ser um candidato.

    Mas isso acontece mesmo?

    Será que você nunca viram um jeep Willys, Ford ou Toyota ou mesmo uma pick-up largada em algum canto duma avenida com a roda traseira para um lado e o eixo vazando óleo no chão ?????

    Eu me lembro de pelo menos uns 4 casos.

    Infelizmente isso não aparece em pesquisas por aí, mas acontece. Será que você conhece algum caso???

    Mas se isso pode acontecer, porque não vêm escrito no manual do fabricante ou porque ninguém comenta?????

    Boa pergunta. Talvez seja um problema de venda preta na frente dos olhos ou seja simplesmente um problema de pano preto em cima da situação.

    Mas, se isso pode acontecer, como posso me proteger?

    Bom, eu bem que queria ter uma solução simples para esse caso, mas falando em segurança, só existem três coisas a serem feitas:

    1- A cada troca dos rolamentos de roda, troque o semi eixo. É, pode xingar, não é muito prático mas as outras opções também não são muito práticas.

    2- Instale um kit FLUTUANTE. Na minha opinião, o flutuante deveria ser obrigatório nos veículos utilitários, mas por razões de custo as montadoras esquecem de oferecer. As vêzes o cliente também não quer, para barater o preço do jeep.

    3- Ou, a cada troca dos rolamentos de roda, faça uma inspeção por partículas magnéticas. Se o eixo estiver trincado, a trinca vai aparecer.

    O que??????????

    É, isso é uma técnica de inspeção de peças metálicas muito bem conhecida na indústria e na aviação. Uma grande parte das peças de motor, câmbio, direção e freio são testadas por esse método antes da montagem final.

    Como é feito isso?

    Uma peça feita de ferro ou aço quando colocada no meio de um campo magnético bem intenso tem a propriedade de "desmascarar" trincas mesmo que da ordem de centésimos de milímetro na largura.
    Mas para serem visualizadas essas trincas, ao mesmo tempo que se aplica o campo magnético, banha-se a peça com um pó de óxido de ferro pintado com uma tinta fluorescente. Quando uma peça trincada é vista numa sala iluminada apenas com uma luz negra, a trinca aparece.

    Aí, joga-se fora a peça.

    É, no caso dos semi eixos de jeep, que é o nosso tópico hoje, babau pro semi eixo. NÃO DÁ PARA ENCHER DE SOLDA.

    O material do semi-eixo é tratado durante o processo de fabricação e qualquer solda destroi ou enfraquece esse tratamenmto térmico.

    Mas, dá para fazer em toda oficina essa inspeção?

    Até daria, mas voltamos ao ponto zero:

    Ou não sabem fazer, ou nunca viram, ou acham que não precisa.

    Mas não se preocupe, quem paga o pato é você.

    Mas ....posso fazer isso em casa?

    Desde que tenha equipamento adequado, SIM.

    Bom, não adianta ter equipamento de inspeção se não sabe remover o semi-eixo, o anel trava e o rolamento.

    Estou escrevendo esse item apenas para dar uma dica a vocês e não para ensinar como remover esses componentes já que o manual é claro de como se faz isso. Pelo menos os manuais da DANA-ALBARUS.

    É mas no manual do jeep não tem essas informações.......

    Eu sei, essa é uma pisada de bola (gigantesca) da FORD, mas sabe como é, alguém já reclamou?????????

    Ou

    Se sofreu um acidente, sabe porque isso aconteceu com você ????????
    Acho que não.........você pode pensar........foi o acaso.......mas não foi.

    Eu tinha um eixo traseiro semi flutuante numa época que usava os 9.00x16 e um dia numa manutenção de rotina, durante a troca dos rolamentos achei as trincas nos dois semi-eixos.

    Alguns dias depois já estava fabricando meu kit de flutuante. Isso foi a uns 15 anos atras.

    Como guardei o eixo para mostrar a quem quisesse ver , aquí está uma foto da trinca.

    Também junto umas fotos de inspeções de uma outra peça, a manga de eixo do jeep.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-12030011_141.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-12030001_530.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-12030010_144.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-12030017_417.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo,

    Belo texto!
    Segue fotos para ajudar a ilustrar.

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-semi_float.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-semi_float_1_338.jpg  
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    FALHAS

    Essas fotos ilustram os casos típícos de falhas de C clip ou da ponta do eixo dentro do diferencial ou do anel trava dos rolamentos dos nossos CJ's.

    Esses são casos menos graves pois os eixos ainda estão inteiros.

    Nos casos que eu mencionei acima, o caso é BEM mais grave pois o eixo cizalha logo abaixo do rolamento e a roda com a panela de freio saem viajando sózinhas, enquanto o CJ literalmente CAI no chão sem controle nem freio. O resto do semi-eixo permanece dentro da tubeira.

  • #4
    Visitante

    Quebra do semi eixo

    BOM DIA LEOPOLDO

    JA TIVE A "FELICIDADE" DE PERDER A RODA TRASEIRA DA F 1000, CARREGADA, MAS O SEMI EIXO NAO QUEBROU, ELE TINHA SINAL DE AQUECIMENTO POR FRICCÃO(COMO SE O ROLAMENTO TIVESSE TRAVADO NO LOCAL E AQUECIDO)E CHEGOU A ENTORTAR NESSE LOCAL, QUEM QUEBROU FUI EU, TIVE DE COLOCAR SISTEMA DE FREIO COMPLETO DO LADO QUE A RODA CAIU(CAMPANA, ESPELHOS, PATINS, CILINDRO, ETC,ETC,ETC...), PONTA DE EIXO, REPARO DA LATARIA, TROCA DA RODA E UMAS 6 HORAS DE ATRASO NA VIAGEM, ALEM DO SUSTO.

    O PIOR DE TUDO É QUE A F 1000 HAVIA SIDO LEVADA A UMA OFICINA "ESPECIALIZADA" NO DIA ANTERIOR, COM QUEIXA DE AQUECIMENTO NA REFERIDA RODA, TENDO SIDO FEITA UMA MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO (PELO MENOS HAVIA SIDO COBRADO) FOI TROCADO A LONA DE FREIO E RETIFICADO AS CAMPANAS, E APOS RODAR CERCA DE 250KM A RODA ULTRAPASSOU A F 1000 E DEU TODO ESSE LUCRO(PRO DONO DA OFICINA DA BEIRA DA ESTRADA QUE FEZ O REPARO)

    É BOM FICAR ATENTO MESMO

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    F1000

    Esse seu caso deve ter sido falha dos roletes ou esferas do rolamento por fadiga ou falta de lubrificação, aí ele simplesmente moeu e o eixo saiu com o anel trava intacto.

    Você teve dupla sorte.

    Imagina se esse pneu cata alguém ou outro carro !

  • #6
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Re: CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    2- Instale um kit FLUTUANTE. Na minha opinião, o flutuante deveria ser obrigatório nos veículos utilitários, mas por razões de custo as montadoras esquecem de oferecer. As vêzes o cliente também não quer, para barater o preço do jeep.
    Fala um pouco mais sobre esse Kit, com foto, se possivel...
    []'s
    Gustavo

  • #7
    Usuário Avatar de Pedro
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    58
    Posts
    294
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo e all,
    Comigo aconteceu no Engesa.
    Tava voltando do encontro de jipe no Pacaembú (faz tempo), e
    quando estava em uma avenida aqui de SBC, a roda trazeira direita resolveu me ultrapassar
    A roda com o BF33" bateu na guia central, decolou passando por cima do corredor de trolebus e aterrissou em cima de um Chevette que vinha em sentido contrário
    Graças a Deus só prejuízos materiais.
    Também é bom lembrar que quando a roda cai, o jipe não tem mais tração na roda que sobra (a não ser c/ bloqueio automático) e o freio vai até a "tábua" (dependendo do sistema instalado). É Flórida!!
    Destaco este site que tem uma explicação complementar ao do colega Leopoldo:
    http://www.brasiloffroad.com.br/mate...sp?pIntSecao=6
    []'s totalmente flutuantes
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    kit flutuante

    Como é o kit flutuante ???

    Nunca viram um jeep com roda livre atráz????

    É simples:

    É só colocar a manga de eixo, o cubo de roda dianteiro e a roda livre atraz.
    Só precisa fazer um ajuste na manga de eixo para encaixar no lugar do rolamento da roda trazeira. Isso qualquer torneiro faz.

    Os problemas:

    1- é o semi eixo flutuante:

    Não tem para vender. Tem que ser fabricado. A algum tempo atraz a agromotor tinha o kit de semi-eixo.

    2-a roda a livre e o seu casamento com o cubo dianteiro:

    os parafusos da roda livre costumam soltar e a roda livre cai no meio da rua. As vêzes também não aguenta o torque constante do dia a dia ou na reduzida e quebram.

    Mas para esses problemas tem solução.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-fullfloat2_174.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Como é o kit flutuante ???

    Nunca viram um jeep com roda livre atráz????
    Eu primeiro instalei o kit flutuante e um mês depois a roda livre dianteira, era engraçado ver o pessoal coçando a cabeça e com vergonha de perguntar que diabos uma roda livre estava fazendo atras. Alguem chegou a perguntar se eu não tinha errado o local da roda livre ja que na frente não tinha.

    Os problemas:

    1- é o semi eixo flutuante:

    Não tem para vender. Tem que ser fabricado. A algum tempo atraz a agromotor tinha o kit de semi-eixo.
    A Ensimec vende os semi eixos para flutuante.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    ensimec

    Se eles tem para vender, acabaram-se 2/3 dos problemas.

    É só resolver o problema dos parafusos que soltam da roda livre

    é isso aí gente, é só adaptar.

    A manga de eixo, é so rebaixar a guia para 79,97-79,98 mm

    Boa sorte para todos.

  • #11
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10

    Latas

    É quase acabaram Leopoldo

    $$$$ São essas benditas latas $$$$ :P :P

    [s]já pensando em um novo consórcio
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #12
    PessoALL, saudações.

    Sempre busquei informações a respeito da adaptação do eixo totalmente flutuante na traseira, mas como moro "um pouco afastado" de quem tem acesso a estas "tecnologias" hehe, queria saber se existe um manual passo a passo pra adaptar...

    sei que usa-se as pontas de eixo dianteiras, mas nao sei como acoplar no eixo traseiro (onde cortar, como soldar, etc...), será que alguém tem fotos? e medidas?? Já perdi a roda uma vz em Bragança Paulista, ainda bem que nao caiu no lago q tem lá na cidade, nao sei oq é pior nesta hora, preocupar-se com o jeep levemente desgovernado, ou com a aterrissagem do pneu voador...

    []'s curiosos...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade