x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
    Usuário Avatar de Leo Rouxinol
    Entrada
    07/04/2006
    Agradecimentos: 0

Question Motor de arranque misterioso

Estou com um problema no motor de arranque estranho.
    Tenho um Willys 74, motor BF 161, 3 marchas.
    O carro está orginal em sua maior parte.

O motor de arranque algumas vezes ao a dar pardida ele gira em falso, inicialmente ouve-se um som metálico do bendix raspando, então nas partidas subsequentes ouve-se o som do bendix girando em falso.
    O mais misterioso é que basta eu retirar o motor de arranque, não mexendo em nada no motor, somente retiro os dois parafusos que o fixam, e então recoloco o motor de arranque e, então, ao dar a partida ele funciona normalmente.

O problema ocorre de vez em quando, e nas horas mais inesperadas.

Já levei o motor a um auto elétrico, ele testou na bancada, abriu, lixou o induzido, verificou o funcionamento da solenoide, trocou a bucha da tampa posterior, verificou o bendix, que está em bom estado, e então fechou. Resumindo, não encontrou nenhum problema.

Levei a um mecânico, ele abriu o motor de arranque e não encontrou nada de anormal novamente.

Já li os tópicos sobre motor de arranque porém, não encontrei uma solução para o meu problema.

Desde já agradeço e um abraço.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Já trocou o bendix ?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de Gomes Neto
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    Ribeirão preto/SP
    Agradecimento: 1
    Se o motor de arranque gira mas nada acontece e se vez por outra o bendix arranha é porque na verdade o automático não está funcionando corretamente.
    Os dois parafusos maiores que tem na bunda do automático, tem suas cabeças voltadas para dentro e são elas que dão contato para o giro do motor de arranque e para o deslocamento do cilindro que empurra o bendix.
    Por isso é chamado de automático, mas como há o desgaste das cabeças destes parafusos, com o tempo ou o eletro-imã não funciona (não empurra o bendix) ou o motor de arranque não gira.
    É um defeito difícil de ser diagnosticado pois não é visível já que o automático é blindado e como se trata de um mal contato, as vezes o problema some por um tempo.
    No veiculo não funciona ai vai tirar de lá e desconecta os terminais, põe na bancada e liga, como mexeu nos fios, dá contato e parece que não é nada.
    Experimenta trocar o automático...
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Isso !

Que burrice a minha !

Eu perguntei bendix mas estava pensando mesmo nesse maledeto
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrada
    07/04/2006

Valeu...

Muito obrigado pela consultoria Gomes Neto e mestre Leopoldo.
    Vou realizar a troca do automático e resolver essa dor de cabeça, não é fácil ter que andar com uma chave 19 sempre no bolso e a cada partida uma emoção.

Só mais uma coisa automático é uma peça fácil de se achar? E sua instalação é simples?

Valeu, e um abraço a todos.

o automatico de partida não é tão dificil de se encontrar no mercado. só que vai depender do modelo do seu motor de arranque, existem vários tipos.

o ideal seria vc levar o motor de arranque, (ou melhor , o jeep) para um eletricista confiavel, assim ele podera dar um diagnóstico mais preciso.

é preciso salientar que varias vezes se procura defeito no motor de arranque quando o defeito esta em outro lugar, ex: cremalheira torta ou gasta, mau contato nos cabos da bateria, caixa seca torta por qualquer motivo, levando o motor de arranque a trabalhar desalinhado, etc.

espero ter ajudado, (com muitos anos de janela de oficina eletrica...)

Entrada
    07/04/2006
    Valeu Tatão!!

Adquiri o jeep em meados do mês de abril, então sou um novato tanto sobre o willys, em geral, como não conheço mecânicos ou eletricistas confiáveis aqui em Florianópolis.

Após a opinião dos amigos jipeiros, acho que vou levar o jeep a um auto elétrico e apresentar a suspeita do problema no automático, vamos ver qual será a opinião dele.

Abraço.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem